Reconstrua a jogada e pense...


Galera,
Estamos de volta, sorry mas meu micro entrou em parafuso e estava usando o Notebook para twittar ...

Agora que retornamos, trago um artigo muito interessante para você pensar...e recontistuir sua mão antes da ação:


Você já imaginou no que alguém está pensando exatamente quando ela aparentemente demora uma eternidade para tomar uma decisão durante a mão? Ainda que alguns de nós profissionais gostaríamos que você acreditasse que estamos simplesmente "vasculhando suas almas", o que nós realmente estamos fazendo é extremamente simples e básico, ainda que isso seja um pouco contra-intuitivo se comparado com o que usualmente se pensa sobre poker.

Antes de fazer uma análise de cima a baixo, quando estamos cuidando de decisões em alguma mão de poker é muito proveitoso que se pense de trás para a frente. O que eu quero dizer com isso é, que se você estiver diante de uma decisão difícil, você precisa reconstruir a mão e sua ação do início até o momento da sua decisão de modo a utilizar cada ação tomada para restringir as possíveis mãos dos seu oponente. Com um pouco de experiência e algum raciocínio, é bem assombroso o quanto você pode ficar bom na leitura de mãos se conseguir simplesmente adotar essa forma de raciocínio.

Esse processo mental não é apenas importante para se tentar descobrir o que o seu oponente pode ter mas, se estiver jogando contra um oponente pensante, pode utilizar tal processo na sua própria mão para determinar se um blefe poderá funcionar.
Tal análise se aplica a todas as formas de poker mas irei me valer de 2 exemplos de "cash-game" para ilustrar minha linha de raciocínio. Na primeira mão de um jogo $5/10 No-limit Hold´em cash-game no Pokerstars, eu tenho QJ no botão. Um jogador em "middle-position aumenta para $30, eu pago e os dois blinds largam. Acabei de me sentar na mesa e não tenho qualquer leitura desse oponente.

O flop traz KcJc7h.

O vilão nesta mão aposta $45 e eu apenas pago para tentar utilizar da minha posição no turn para obter mais informação do meu oponente e conseguir tomar melhores decisões nas próximas rodadas de aposta.

O turn traz apenas um inocente 3d. O vilão pede mesa e eu também. O river traz um 5s.
O bordo é Kc Jc 7h 3d 5s e meu adversário repentinamente aposta $200? Ao invés de confiar nos meus instintos ou tentar descobrir exatamente o que tal aposta quer dizer naquele momento, eu começo do início, rodada por rodada, para tentar descobrir a gama de mãos do vilão.

Antes do flop o vilão aumentou em "middle position". Isso não nos diz muito mas, como não foi de uma "early position", não devemos dar crédito para uma mão forte e, como não foi de "late position", não devemos colocá-lo em situação de roubo. Nesse momento pode-se colocá-lo numa mão média a forte.
No flop, nosso oponente fez uma "continuation bet" padrão, o que não quer dizer necessariamente nada. Ele pode ter acertado ou pode ter apostado para tentar levar o pot ali mesmo. Eu poderia ter aumentado aqui mas o bordo possuía tantos draws que eu acreditei ser melhor pagar e ver qual seria sua reação no turn e então reavaliar a situação.
Conseguimos uma informação importante no turn. Quando o vilão pede mesa, é muito difícil colocá-lo em qualquer mão forte. Com duas cartas para sequência máxima e duas cartas de paus, qualquer um com uma mão grande faria uma bela aposta aqui para proteger sua mão dos draws. Quando ele pede mesa acho que podemos restringir sua gama de mãos. Ele pode ter um draw, algo como Q-10, 10-9, 9-8, ou AQ, ou qualquer draw para flush de paus. Ele também pode ter uma mão fraca com A-J, A-7, T-J, um K fraco, ou até mesmo a mesma mão que eu, Q-J.

Então, quando o river traz uma carta que não preenche quaisquer dos draws do bordo e ele aposta $200, eu reconstruo a ação de todas as rodadas anteriores na minha cabeça, assim como fiz no parágrafo anterior, percebo que, das mãos que eu listei, estarei na frente contra a grande maioria delas e pago a aposta. O vilão mostra Ac Tc para uma queda para gaveta que não foi completada.
O resultado dessa mão não é o que importa mas o processo mental que levou à decisão. Se meu oponente tivesse mostrado Kc 10s, o call não teria sido menos correto.

Dessa forma, quando você estiver envolvido na mão, você deve analisar o que acontece, primeiramente dando ao seu oponente uma gama de mãos e, depois, tentar reduzir essa gama de mãos com base nas ações do adversário. Então, se você se encontrar perante uma decisão difícil- especialmente no river, quando é o último a agir - gaste seu tempo e tente reconstruir a mão desde o seu início.

Para o segundo exemplo vou mostrar como utilizei este método de raciocínio contra um jogador sólido para construir um blefe bem sucedido. Nessa mão eu tenho 8c 7d no botão num jogo $5/10 No-limit Hold´em cash-game no Pokerstars. Um jogador sólido e conservador entra de limp em middle position ao pagar $ 10, e eu aumento para $ 50 a fim de representar que tenho uma mão forte e tentar ganhar o pote antes mesmo do flop e, caso contrário, ganhá-lo após o flop.

O flop traz Ks Ts 4d. O vilão pede mesa, eu faço uma aposta(continuation bet) de $70 e ele paga. Nesse momento, eu percebo que estou provavelmente batido. Tal bordo pode ter favorecido muitas das prováveis mãos do meu oponente e eu não tenho qualquer mão e nem sequer um draw.

O turn traz um 4c e o vilão pede mesa. Eu peço mesa também, essencialmente desistindo da mão na maioria das vezes. Minha ação preflop poderia indicar muita força para esse jogador conservador e quando ele paga minha aposta no flop eu realmente acredito que ele possui uma mão razoavelmente forte.

Quando vem o river, entretanto, traz uma Qs. O vilão aposta $50. Contra um oponente criativo eu poderia pensar numa armadilha mas, contra esse adversário que joga de maneira conservadora eu realmente acredito que ele realizou uma "blocking bet" por medo de sofrer um blefe. A Qs completaria muitos draws no bordo e, ao apostar no flop e pedir mesa no turn, percebi que poderia ter representado um draw ao aceitar a carta grátis, e meu aumento preflop poderia fazer o vilão pensar que eu teria quaisquer dessas muitas mãos de draw.

Aumentei para $ 225 e, após pensar um pouco, o vilão passou e me perguntou se eu poderia bater KQ.
Ao reconstruir essas duas mãos, desde o seu início até o final, no river, eu pude ganhar dos potes que eu não poderia ter vencido se eu tivesse pensado apenas na ação do meu oponente no river.

Uma palavra de precaução aqui é que essa metodologia não se dá bem contra oponentes que não são capazes de pensar nas mãos de uma maneira lógica. Tentar essa espécie de move numa mesa 25₵-50₵ vai lhe trazer problemas com freqüência pois seu adversário não pensa bem o suficiente para alcançar o que você estará representando; eles apenas sabem que têm 2 pares, então eles pagarão.

Da próxima vez em que você estiver numa mesa e se encontrar perante uma decisão difícil, tente reconstruir a mão desde o começo até o final. Você poderá se surpreender com o quanto poderá aplicar bem tal conceito e também com quanto mais de dinheiro poderá fazer


Eric "Rizen" Lynch