Aprenda a Jogar Poker Omaha High / Low - lição 2

Omaha H/L é um jogo onde muitos pots se dividem. Significa que sempre a melhor mão para o baixo e a melhor para o alto repartem o pot (quando o mesmo jogador ganhar o baixo e o alto, se chama "scoop").
O fato de jogar separado pelo baixo e pelo alto faz com que mais jogadores participem nas mãos, há mais dinheiro em jogo e mais ação em cada jogada.
Cada jogador deve usar duas cartas das quatro que recebe.

No hold'em você pode ganhar o pot usando somente uma carta. Por exemplo, quando há quatro cartas do mesmo naype na mesa, em hold'em você tem cores (flush) máximo se tem o A deste naype, em omaha não tem nada. Este A tem que ser acompanhado por outra carta do mesmo naype.

As quatro cartas fechadas que você recebe te dão seis combinações de duas cartas.

Tuas cartas: A-B-C-D.

Combinações possíveis de duas cartas: A-B, A-C, A-D, B-C, B-D, C-D.


Por isso as mãos vencedoras são de um valor mais alto que em hold'em.

No jogo de omaha se diz que o que pinta na mesa (as cinco cartas comunitárias) quase sempre algum jogador tem na mão. Isso quer dizer que se há cores, sequência ou full possíveis, algum jogador tem.

As sequências e as cores são muito comuns. Dois pares ganham poucas vezes o jogo alto em omaha, ao contrário do hold'em.

Apesar de você ter uma grande mão para o jogo alto, se há três cartas do 8 ao A na mesa, alguém terá o jogo baixo e você dividirá o pot.

Seleção de mãos iniciais
Em todas as modalidades de poker se necessita uma variedade de habilidades. Em omaha h/l a seleção de mão é a mais importante de todas.
Pelo fator de que cada possibilidade que dão as cartas da mesa se encontra provávelemente na mão de algum jogador, você não tem que ser um experto para ler teus oponentes. Saber ler corretamente as possibilidades que oferecem as cartas comunitárias é suficiente.

Bluffear (blefar) não é tão importante como o é em hold'em. Com as seis combinações possíveis que dão as quatro de cada mão, se você tenta um bluff contra dois oponentes, estará enfrentando a doze mãos possíveis, o que o torna muito difícil, especialmente quando há possibilidade de baixo.

Então, se você nunca blefa em omaha h/l, estará melhor preparado.

Por isso se concentre na seleção de mão. Quase sempre em omaha h/l para chegar ao "showdown",a mostrar as cartas no final das apostas, você não pode começar com más mãos.

Se espera com paciência cartas boas que te dão combinações sólidas, terá vantagem sobre teus oponentes.