LEGALIDADE


O poker é sem dúvida um esporte, pode ser considerado esporte da "mente" assim como o Xadrez, mas ainda assim um esporte e com remuneração, como o tenis, Volei e até o Futebol.

O poker quando considerado como esporte é uma prática onde seus competidores são respeitados, reconhecidos e idolatrados (assim como em qualquer outro esporte).

Existem vários estudos, laudos, pareceres, decisões judiciais ao redor de todo o mundo que mostram legalmente o porquê desse reconhecimento. Veja algumas abaixo:

Laudo da policia Tecnico - Cientifico n. 02/020/0058872/2006
Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação do Estado de SãoPaulo
Autor: Walter Feldman
Acesse o arquivo : http://www.cbth.org.br/Laudo_SSP-SP.pdf

Estudo "Poker, probabilidades e Habilidade"
Autor: Noga Alon
Estudo sobre o poker, suas probabilidades e a influência do fator sorte. O estudo conclui que o poker é definitivamente um jogo onde a habilidade prevalece sobre a sorte nos resultados de longo prazo.
Acesse o arquivo : http://www.cbth.org.br/Noga_Alon.pdf

Estudo do Poker : Sorte x Habilidade
Autor: Ricardo Molina
Um dos maiores e mais conceituados peritos do Brasil fez um aprofundado estudo acerca do jogo de poker, comparando a habilidade de um jogador x a influência do fator sorte. A conclusão é que o fator habilidade prevalece sobre o fator sorte, não podendo o poker ser classificado como jogo de azar, de acordo com a definição da lei brasileira
Acesse o arquivo : http://www.cbth.org.br/DrRicardoMolina.pdf

Comunicado Oficial International Federation of poker - IFP
Autor: Federação Internacional de Poker
Os grandes objetivos da IFP são promover o poker como um esporte mental, integrar ao quadro de eventos da IMSA, ajudar a padronizar as regras, códigos de conduta, rankings etc. Organizar eventos regulares regionais, nacionais e internacionais, começando com um Campeonato Mundial anual em 2011
Acesse o arquivo : http://www.cbth.org.br/INTERNATIONAL_FEDERATION_OF_POKER.pdf

Os documentos  estão no site da CBTH - Confederação Brasileira de TExas Holden.
Fundada oficialmente em 29/01/09, abrangendo todas as modalidades que envolvam a prática do poker esportivo, a Federação tem por objetivo batalhar pelo reconhecimento da sociedade brasileira do poker esportivo como uma prática lícita, decente, digna e capaz de desenvolver nos seus praticantes vários tipos de habilidade.

Visite o site da Confederação Brasileira de Texas Hold'em: http://www.cbth.org.br/