All-in antes do flop


Por Harrington...


All-in antes do flop

Nas fases finais de um torneio, movimentos all-in antes do flop não é incomum. Jogadores com pilhas curtas acham que fazendo uma aposta menor os cometeria de qualquer maneira à pot, assim eles colocam todas suas fichas, ou outra pessoa à mesa faz isto para eles.

Nas fases iniciais de um torneio, quando os jogadores têm bastante fichas relativo aos blinds, all-ins antes do flop é muito mais incomum. Claro que, você verá ocasionalmente duas mãos muito grandes cabeças, com um jogador que adquire como resultado o all-in. Mas a maioria dos all-ins pre-flop resulta quando os jogadores mais fracos adquirirem excesso de entusiasmo.

É fácil ver por que apostas all-in deveria ser raro. Se você tem bastantes fichas e sua mão é muito forte, diga ases ou reis, então você quer usar a mão para ganhar muito dinheiro. Uma aposta all-in colocarão principalmente os outros jogadores fora do pot, e você ganhará só os blinds e antes.


Não é um ótimo resultado.


Por outro lado, suponha que você tem uma mão que é satisfatória, mas você gostaria que os outros jogadores fossem embora, digo pares de dez ou nove. Você poderia apostar todas suas fichas que perseguirão o refugo fora mas se uma mão realmente grande estiver esperando depois de você, você está em sério perigo de perder tudo.


Uma aposta de quatro ou cinco vezes o big blind ainda é grande o bastante para perseguir as mãos fracas fora, sem aventurar sua pilha inteira quando alguém depois de você tem um monstro.


Façamos algumas suposições rápidas, mas razoáveis.

1. Se alguém estiver esperando depois de você com ases ou reis, ele chamará.
2. Ninguém mais à mesa tem as rainhas.
3. Pares menores sairão em lugar de colocar em risco todas suas fichas.
4. Alguém segurar o ás-rei é um prejudicado a qualquer par e sairá.

Assim com que freqüência você colidirá com um par de ases ou reis? Você puxará um par de ases, em média, uma vez em cada 220 mãos.


O mesmo é verdade para um par de reis. Assim digamos um jogador individual adquirirá ases ou reis uma vez sobre 110 mãos, e nós só arredondaremos fora 100 mãos para fazer os números mais fáceis.


Há nove jogadores depois de você, e cada um tem 1 por cento de chance de segurar ases ou reis. Uma aproximação rápida diz que você acabará estando em frente de ases ou reis aproximadamente 10 por cento das vezes; os outros 90 por cento, você ganhará o pot incontestado.

Nos 10 por cento das vezes quando você enfrentar um par grande, você perde 8 por cento aproximadamente e ganha 2 por cento. Aqui é um resumo de seus resultados:

1. 90 por cento das vezes você ganha os blinds. Sua expectativa é 90 por cento das vezes + $15 igual + $13.50.

2. 2 por cento das vezes você está em frente de ases ou reis mas ganha de qualquer maneira. Sua expectativa é 2 por cento + $1,015 aproximadamente igual + $20.

3. 8 por cento das vezes você está em frente de ases ou reis e perde. Sua expectativa é 8 por cento - $1,000 igual - $80.

Seu resultado comum é há pouco a soma destas três expectativas que são - $46.50.

-$46.50 = $13.50 + $20.00 - $80.00

Em média seu jogo é um perdedor, o valendo aproximadamente três vezes o tamanho do pot atual!


Não muito bom, mas também mais que um pouco surpreendente.

A maioria dos jogadores avaliaria um movimento all-in com um par de rainhas como não-ótimo, mas não realmente um jogo de um grande negativo-patrimônio líquido.

A lição aqui está bem clara. A chance de perder sua pilha inteira para ases ou reis é grande o bastante para subjugar o valor de apanhar os blinds triviais existentes.

Quão grande os blinds teriam que ser para fazer o movimento all-in um jogo de razoável?


Se mantivermos todas nossas expectativas as mesmas, os blinds então a $70 (de $15) o jogo se torna um movimento quebrado. Isso não quer dizer que está correto, só que não faz atualmente, em média, valerem dinheiro. (Ordens de lógica que deve haver algum modo de jogar as rainhas de primeira posição que de fato mostra um lucro.)


Como uma suposição áspera, eu diria que encobre em algum lugar na gama de $120-$150 faria o movimento all-in tão bom quanto qualquer outro jogo.