Como você joga mãos especulativas?


Mãos como suited connectors (87s, por exemplo) ou pares baixos são conhecidas como mãos especulativas. Sua vantagem é a possibilidade de ganhar um pote grande se você acertar no flop. Portanto você só joga estas mãos nas rodadas iniciais de um SNG, quando as quantidades de fichas e seu provável lucro em relação à sua aposta for bastante alto. Você também pode jogar estas mãos em algumas situações um pouco mais à frente no torneio.
São mãos especulativas:

· Suited connectors
Cartas de mesmo naipe e seguidas.

· Conectores de naipes diferentes
Cartas de naipes diferentes e seguidas.

· Conectores 'one gap'
Cartas que não são seguidas, pois falta uma entre elas.

· Suited aces
Suited aces' são mãos em que o jogador possui duas cartas mesmo naipe, uma delas sendo um ás.

· Pocket pair baixo
Pares baixos que você recebe como mão inicial.

Quando jogar as mãos especulativas?
Jogar com mãos especulativas requer a análise de várias condições que devem ser levadas em consideração:

Custo baixo
Se você pagar antes do flop, o custo não pode representar uma boa parte de sua quantidade de fichas.
Imagem da mesa
A mesa não pode ser considerada como muito agressiva antes do flop, já que você quer evitar possíveis aumentos depois que você fizer sua jogada.
Número de oponentes
Quanto mais jogadores estiverem na mão, maior a possibilidade de pagaram sua aposta se você acertar no flop.
Momento certo
Você deve preferencialmente jogar as mãos especulativas nas rodadas iniciais do torneio. Por um lado os blinds estão baixos, e por outro os oponentes preferem pagar a aumentar antes do flop.
Ação na mão
Não pode ter havido um aumento antes de você jogar.
Habilidades depois do flop

Você deve ter um bom conhecimento sobre como jogar depois do flop, de forma que seja possível ganhar o máximo de fichas possíveis quando você acertar sua mão no flop.

Como jogar com suited connectors?
Suited connectors possibilitam dois tipos de jogo no flop: seqüência e flush. Para jogar estão mãos, você precisa saber diferenciar as opções de seqüência: QJ, JT, T9, 98, 87, 76, 65, 54, 43 oferecem todo o espectro de seqüência possíveis, levando em conta que AK, KQ, A2, 32 possuem menos outs para seqüências.


Você pode muito bem jogar com suited connectors nas ultimas posições (CO, Botão, SB, BB) se as condições mencionadas acima forem observadas. É possível ainda jogar estas mãos em posição inicial se os jogadores da mesa forem muito conservadores.

Dependendo do flop e de suas habilidades depois dele, você deve jogar da seguinte maneira: Se você acertar um flush ou uma seqüência, você deve tentar maximizar o valor desta mão sem forçar o oponente a sair dela. Se houver mais de 2 jogadores na mão, é possível que você tenha que proteger sua mão contra um draw ou um flush melhor.

Se você tiver um flush ou straight draw depois do flop, leia o artigo Odds e Outs - Como jogar com Draws?. Nunca arrisque todas as suas fichas se você acertar um par, mesmo se for top pair. Seu kicker geralmente não será muito bom. AKs e KQs são exceções. Estas mãos podem ser jogadas devido ao seu potencial no caso de top pair, além das opções de flush e de seqüência.

A probabilidade de se ter suited connectors com o maior espectro de outs possíveis é de 2,1%.
Probabilidades com suited connectors no flop:
flush: 0,84%
flush draw: 10,9%
straight: 1,3% (suited connectors com maior espectro)
OESD: 9,6% (suited connectors com o maior espectro)
dois pares: 2%

Como jogar com conectores de naipes diferentes?
Diferentemente dos suited connectors, os conectores de naipes diferentes têm apenas uma oportunidade de jogo no flop: a seqüência. É por este motivo que você deve jogar este tipo de mão mais raramente em comparação aos suited connectors. A melhor condição é quando você está nas últimas posições sem aumentos na mão.

Os conectores de naipes diferentes podem ainda ser divididos em mãos com as maiores possibilidades de outs para seqüência (QJ, JT, T9, 98, 87, 76, 65, 54, 43), e as outras mãos (AK, KQ, A2, 32). Como dito na seção 3, você deve evitar um all-in nas rodadas iniciais com um top pair e kicker fraco.

A probabilidade de se ter conectores de naipes diferentes com a maior possibilidade de outs é de 6,3%. A possibilidade de se conseguir uma seqüência ou um OESD no flop é a mesma daquela dos suited connectors.

Como jogar com conectores 'one gap'?
Os conectores 'one gap' são mãos iniciais em que falta uma carta para que as duas da mão sejam consecutivas, por exemplo J9. Se você estiver pensando em jogar com estas mãos, o faça nas rodadas iniciais do SNG quando for o small blind. Mais uma vez os suited connectors são melhores de se jogar do que os conectores de naipe diferente devido à sua possibilidade de flush. A jogada depois do flop é a mesma para suited connectors ou de naipes diferentes.

Como você joga 'suited aces'?
Geralmente você joga com 'suited aces' pela possibilidade de poder acertar o melhor flush. Você pode jogar normalmente com 'suited aces' se ninguém apostar antes de você. Dependendo da imagem da mesa, você pode jogar esta mão nas posições iniciais, mas é preferível que seja jogada nas últimas posições.

Saia da mão se o flop não tiver nada para você. Dois pares já é uma situação diferente. Na maioria das vezes você terá a melhor mão, então o melhor é jogar agressivamente mas sem forçar o oponente a sair da mão (não aposte mais do que o pote). Seja cauteloso se tiver top pair. Tenha sempre em mente: Quanto mais fraco o kicker, mais rapidamente você deve sair da mão. Em geral qualquer kicker abaixo de valete/duque é considerado como um kicker fraco.

A probabilidade de se acertar no flop com suited ace é de 3,5%. A probabilidade de se acertar um flush, flush draw ou dois pares é igual à probabilidade de suited connectors. A probabilidades de se conseguir top pair no flop é de ~17%.

Como você joga 'pocket pairs' baixos?
O potencial dos pocket pairs baixos consiste principalmente no seu valor de fazer uma trinca. São pocket pairs baixos 22, 33, 44, 55 e 66.
Nas rodadas iniciais do torneio, você deve tentar ver o flop pagando sempre o mínimo possível. Não pode ter havido um aumento antes de você. Quanto mais aumentos houver na mesa antes de você, menor será sua tendência em jogar com estas cartas nas posições iniciais. Você pode pagar um aumento sem problemas se a sua quantidade de fichas e a quantidade de seu oponente for 20 vezes maior do que o aumento.

Nas rodadas mais adiantadas do torneio você deve jogar os pocket pairs baixos mais cautelosamente, já que os jogadores com poucas fichas tendem a apostar todas as suas fichas e os jogadores com muitas fichas tendem a jogar mais agressivamente. Portanto neste estágio do torneio, você deve jogar pocket pairs baixos em posição média ou final, somente se não houver um amento antes de você e se você não tiver que investir mais de 5% de suas fichas para ver o flop.

A jogada depois do flop é bem simples: Saia da mão se você não fizer seu trio. A probabilidade de ter um pocket pair baixo como mão inicial é de 2,2%. A probabilidade de acertar o trio no flop é de 10,8%.


Pontos importantes para se jogar com mãos especulativas:
Somente jogue com estas mãos nas rodadas iniciais do torneio.
Tente ver o flop pagando sempre o mínimo possível.
Não pode haver raises antes de você.
Não jogue estas mãos esperando fazer um par.
Jogue estas mãos para acertar um flush, uma seqüência, um draw ou um trio.
Salvo no caso dos pocket pairs baixos, estas mãos devem ser jogadas nas últimas posições. Se você acertar uma mão feita forte no flop, o que é raro, você deve jogar agressivamente. É mais provável acertar um draw.