Estratégia para Torneios de Poker de Várias Mesas


Os torneios online de poker de várias mesas proporcionam uma boa oportunidade para fazer dinheiro para os jogadores adiantados. Existem diversas razões. Uma é que uma grande parte do campo do torneio está composto por jogadores muito pobres que só foram “tentar a sorte”.


Estes jogadores, virtualmente, não têm possibilidades de ganhar.Além disso, o jogo em um torneio implica algumas mudanças de estratégias que geralmente, não são muito conhecidas por aqueles acostumados a jogos em espaços físicos fechados. Os torneios online também têm entradas muito mais baratas que os torneios em lugares físicos. Um torneio típico online poderia ter um capital de início de $ 30 e uma entrada de $3, enquanto que um torneio ao vivo poderia ter uma entrada de $10). De qualquer forma, sei que você quer ganhar algum dinheiro do prêmio, então, vá em frente…

Que comece o jogo.
Em um torneio, cada competidor paga uma entrada fixa, e fica eliminado se perde todas as suas fichas (em uma situação de re-buy, na primeira hora, pode escolher comprar mais fichas cada vez que as suas fiquem por baixo da pilha promédio).

Os jogadores que se mantêm em pé no torneio receberão uma parte do prêmio total do poço. Em um torneio de várias mesas, uma estrutura comum é 25-30 % para o primeiro e 15-20 % para o segundo, depende da quantidade de jogadores que se inscreveram, e desde ai para baixo 10, 20, 30, 40, ou 50 finalistas. Geralmente, por baixo dos primeiros 10, os prêmios são organizados em grupos de 10 (ou seja do 11º ao 20º receberão o mesmo prêmio, assim como desde o 21º ao 30º). Outra vez, a quantidade de lugares que pagam, depende da quantidade de participantes.


Uma coisa importante a ser lembrada é que ainda que é preferível ganhar apenas um pouco de dinheiro antes que voltar para casa sem nada, não é o melhor. Seu objetivo em um torneio deveria ser sempre maximizar sua oportunidade de obter uma grande quantidade de dinheiro, e a soma maior começa na mesa final.

Se não quer chegar na mesa final de um torneio, é porque ou você não gosta de ganhar ou não gosta de dinheiro. Qualquer destas duas situações me dizem que Você não é uma pessoa feita para jogar pôquer.


Torneios por dinheiro.
Nas primeiras etapas do torneio, as apostas cegas têm proporções baixas em relação a sua pilha, pelo que terá que participar do torneio como se jogasse um jogo em equipe. Lembre-se que vários dos seus oponentes tontos estarão realizando muitos jogos desde cedo, então você precisa entrar rápido e se for possível, obter algumas das suas fichas. De qualquer forma, não exagere e não jogue mãos que sabe que não deve.

Nos primeiros poucos níveis de cegas, o torneio joga como se fosse um jogo cercado solto, então ainda não modifique as suas estratégias.

À medida que aumentam as cegas, as coisas mudam. Já que está em risco de ser eliminado do torneio cada vez que todas as suas fichas estão em jogo, sua estratégia deveria mudar um pouco para que fique fora de jogos arriscados.Este tipo de jogos podem lhe proporcionar mais fichas em promédio (“aumentam sua expectativa”), mas apresentam um risco adicional de interromper sua participação no torneio, e por isso, em general não são úteis.

Por exemplo, se o seu oponente sobe tudo o que tem com um As e um Rei do mesmo naipe em um jogo em equipe hold’em sem limite e Você sabia que tinha essa mão, poderia igualar com duas Rainhas, porque tem 54%-46% a favor sobre seus A-K do mesmo naipe.


Em um torneio, de qualquer modo, são requeridas muitas situações (em particular na última etapa do evento) onde não deveria realizar essa jogada, porque só aumenta um pouco sua expectativa, mas apresenta um risco importante de interromper sua participação e isso seria ficar fora do torneio. Ainda assim, deveria considerar que seus oponentes, ainda que não saiam com mãos como Q-Q, também não querem se arriscar a ter que deixar de participar do torneio, pelo que não é tão provável que igualem e subam a aposta antes do “flop" ou no “flop”com mãos medíocres, porque têm medo de perder todas as suas fichas.

Os torneios, em especial aqueles sem limite, favorecem muitíssimo à pessoa que faz a aposta, muito mais que em um jogo em equipe.Isto quer dizer que na sua estratégia deve pôr uma ênfase adicional maior em enganar para recolher os potes, mas é muito difícil que iguale. A maioria das mãos dos torneios representam situações de aumento de aposto ou retirada, a não ser que sinta que sua mão é sólida e com vantagem e queira seduzir o seu oponente para que minta e perca as suas fichas.Se a sua vantagem é muito grande, preferiria ganhar o pote a dar ao seu oponente a possibilidade de ganhar todas as suas fichas com um golpe de sorte. Isto nos leva à próxima idéia:
Ganhar Potes sem Mostrar as Cartas, Cada Vez que for Possível.

Na maioria das situações dos torneios (com exceção das primeiras etapas do jogo), pode-se escolher entre ganhar um pote com um prêmio moderado, com certeza, (seu oponente sai) ou um grande pote a maioria das vezes (seu oponente iguala uma grande aposta), em geral preferiria a primeira opção, a não ser que suas possibilidades de ganhar o pote sejam tão grandes que seu oponente faça uma péssima jogada e iguale a aposta. A situação na que sua mão é tão forte que seu oponente não tem nenhuma possibilidade razoável de alcançá-la. (Em outras palavras, dois Ases antes do flop têm uma vantagem tão grande, que você gostaria que o seu oponente jogue todas as suas fichas contra Você, mas se você tivesse duas rainhas preferiria ganhar o pote agora, ainda se soubesse que o seu oponente tem um mão com A-J, a qual é muito inferior à sua).


Em uma situação disputada em um torneio, incline-se por tirar os jogadores e ganhar o pote diretamente, em vez de se arriscar com uma pequena possibilidade de que o alcancem.
Por exemplo, tem A-K e o cego maior tem T-9 em hold’em. A jogada correta é subir apostando tudo e esperar a que se retire. É verdade que Você é considerado o favorito sobre o T-9 se ele joga tudo, mas enquanto os cegos forem uma parte importante da sua pilha, preferiria que ele saísse. (A propósito, isto não quer dizer que deveria apostar tudo com T-9 aqui, a não ser que tenha uma pilha muito pequena. Está prejudicando o oponente ao pedir que aposte tudo, mas está prejudicando mais a si mesmo. Vejamos: “Ganhar Dinheiro Olhando”embaixo. Além disso, o seu oponente pode ter um par importante quando aumenta esta aposta, nesse caso igualar é péssimo.) Tenha em conta que está fazendo o possível para que o seu oponente faça a jogada correta para ele também. esta é uma violação dos princípios básicos do pôquer. Esta é a lógica de um torneio. Por isso precisa entrar ai e fazer vários aumentos de aposta:seus oponentes sabem que se prejudicarão sozinhos se tentam igualar o seu blefe com uma mão não tão importante.
Confiar em que seja mostrada a melhor mão, geralmente o deixa suscetível a um “drawout”(ficar fora) potencialmente fatal. Tire vantagem dos desejos de não perder nunca de outros jogadores.

O Conceito do Gap
O conceito do gap é basicamente uma declaração do fato de que você está muito melhor para apostar que para igualar e ceder o lugar em um torneio. Basicamente se reduz a isto: Em um jogo de poker apertado, você precisa de cartas muito melhores para pedir que subam a aposta que as que precisaria para que você mesmo suba o pote.
A razão disto, é a mesma pela qual precisa de uma mão melhor para igualar uma aposta que para apostar você mesmo em um pote de mãos pequenas. Quando aposta, você mesmo pode ganhar ao mostrar a melhor mão ou pode ganhar o pote quando todos saírem. Quando iguala, tem só a primeira forma para ganhar o pote. Ao subir a aposta antes do flop, pode roubar o pote (a aposta e/ou os cegos) além de fazer a melhor mão. De todas formas, quando pede que aumentem a aposta, só pode esperar ter a melhor mão no final. (Pode tentar e enganar, mas nas últimas etapas de um torneio, geralmente custaria todas as suas fichas para adivinhar que escolheu o oponente correto, o que faz que isto seja uma jogada muito pobre). A diferença entre a qualidade da mão com a que você igualaria a aposta e a qualidade da mão com que subiria a aposta é conhecida como “gap”.
Quando joga em um torneio, o “gap”é, em geral, muito pequeno ou talvez inexistente nas primeiras etapas onde as pessoas jogam soltas e os cegos são pequenos. Mas quando os cegos chegam a 5-10% da pilha promédio, os jogadores assumem um jogo mais apertado que é notável, e você deve se ajustar mediante o uso do conceito do gap. Por exemplo, em um jogo onde a maioria das pessoas joga apertada, deveria considerar firmemente subir a aposta no começo com uma mão com Q-J do mesmo naipe na metade em hold’em, ou um par de cincos na mesma posição. Seu aumento se baseia no valor combinado da mão com a capacidade de roubar os cegos com a mesma. De qualquer forma, você não deveria pedir um aumento neste ponto com mãos como essas; provavelmente estará procurando algo como A-K, ou um par de dez ou maior. ( E se de todos modos jogará, não peça um reenvido de aposta.)

À medida que avança no torneio, aumenta cada vez mais a importância do conceito de gap. Eu vejo jogadores online constantemente, com pedidos indiferentes de aumentos em um torneio, com mãos que não eles mesmos não subiriam. Invariavelmente, perdem o jogo no ponto limite quando jogam pela grande quantidade de dinheiro.

Roubo do Cego na Última Posição
Como você deve ter percebido, a maioria dos bons jogadores, quando estão por último em um torneio, parece que sobem automaticamente quando alguém saia na frente deles e eles estão no botão ou ao lado botão. Apesar de que eu estou contra e não recomendo esta maneira de jogar automaticamente, à medida que tenha pelo menos uma pilha moderada, esta é a forma em que deverá jogar. Os jogadores nos cegos geralmente têm medo de ser eliminados e cederão seus cegos com a maioria das mãos, no lugar de dar a você a oportunidade de levá-los à falência em um pote cara a cara fora de posição.
Pelo contrário, quando você está nos cegos e alguém na última posição subiu no que pareceria um roubo, você está em uma situação de reenvidar ou sair.Não vai querer jogar um grande pote cara a cara fora de posição quando não se sente muito seguro com a sua mão depois do impacto do flop.Se consideramos que o cego é pelo menos dez por cento da sua pilha, eu poria todas minhas fichas ai com qualquer par ou A-J ou melhor (e possivelmente algumas mãos piores). (Não opte por um aumento em posição inicial ou média, seja mais conservador aqui). Se eu sinto que o jogador que subiu a aposta não tem bons valores, e que também não tem uma grande pilha, faria apostas com bastante freqüência com todas as fichas com blefes, já que não é provável que as peçam, exceto que tenham uma grande pilha ou uma boa mão. (Não faça estas jogadas de maneira indiscriminada se o apostador não jogou uma mão por um tempo, ainda quando faça frente a situações de roubo, provavelmente esteja procurando algo que, ainda que não seja grandioso, seja pelo menos suficiente para enfrentar você).

Faço este jogo porque não temo sair do torneio sem um prêmio em dinheiro, por outro lado isto aumenta de modo importante minhas probabilidades de obter um grande prêmio.Você deveria jogar em um torneio pela oportunidade de ganhar um grande prêmio, não para garantir um pequeno benefício ao jogar apertado demais. Se o seu objetivo é jogar um torneio durante duas horas para ganhar $3 a mais que os que pagou para entrar, então, por todos os meios, faça-o. Eu vou ir pelo ouro.

O jogo “bubble”.
Tirar proveito de um jogo muito apertado “on the bubble”, é uma das maiores vantagens que tem um bom jogador de torneios. Utilize-o.
Dizem que um torneio está “on the bubble”quando a quantidade de jogadores que permanecem jogando se aproxima do limite dos pagamentos. Por exemplo, se o torneio paga aos 40 lugares e ficam 60 jogadores ou menos, é de esperar que as condições da mesa mudem consideravelmente. A primeira coisa que perceberá é que os jogadores com pilhas pequenas se paralisarão deliberadamente quando chegue a vez deles de jogar, esperando que as outras mesas joguem mais rápido e mais jogadores fiquem fora, o que permitirá que as pilhas pequenas entrem a um grupo de pagamentos.Aqui, a ética, é algo na verdade questionável, e tantas outras coisas o são da mesma maneira, Eu preferiria jogar em um site como PokerStars que inclui um “time bank”(tempo na banca) no que o jogador poderá esperar só por um tempo determinado quando for a sua vez de jogar. Desafortunadamente, as outras coisas não são iguais, e os dois sites com mais benefícios para jogar torneios de várias mesas (PartyPoker e UltimatBet) permitem paralisar o jogo, pelo que, se quer maximizar o seu benefício potencial no torneio, terá que agüentar isto.

Se levamos em consideração que agora, as pilhas pequenas realmente não vão querer sair do jogo, jogarão super apertados. Roube seus cegos com toda liberdade. De qualquer forma, não tente roubar os cegos de uma pilha pequena demais, como por exemplo de uma pilha de 1200 que recém contabilizou um cego grande de 1000 fichas. Com certeza ele igualará. Se os cegos são 500-1000, dirija a sua tentativa de roubo às pilhas de por volta de 3000-6000.)Se entram no pote, o que geralmente é a virtude de uma aposta com todas as fichas quando não há limite, geralmente mostrarão uma grande mão como A-K ou um grande par. De todos modos, enquanto não tenham subido a aposta, não tem razões para dar-lhes crédito por essa mão. Apenas pegue seus cegos e aproveite o crescimento da sua pilha.

Se tem uma pilha muito pequena, então recomendo apertá-la consideravelmente. De qualquer forma, a razão principal não é que eu ache que deveria tentar obter uma pequena recompensa. É simplesmente porque você não tem fichas suficientes para intimidar uma pilha grande a sair. Tiraram de você uma das suas melhores armas para blefar, o medo às futuras apostas. Já vi grandes pilhas igualarem a minha aposta total com J-3 quando eu tinha uma pilha bem pequena. Tente escolher uma boa mão sem tantos jogadores que refutem o seu jogo, e seja agressivo, mas não tente intimidar alguém para que saiam. Não dará resultado. Espere uma mão bem grande; a classe de mão na que você gostaria de apostar todas as suas fichas contra alguém que igualou jogando despreocupado. Se não pode esperar mais, então arrisque-se e reze para ganhar.

Jogo de Mãos Curtas.
Quando o torneio se reduz a uns poucos jogadores, é importante que se ajuste aos princípios de poker de mãos curtas. Basicamente, só tem que lembrar que ser agressivo é a chave. É muito mais provável que ganhe o pote em um torneio ao apostar e subir a aposta porque os jogadores estão na falência, pelo que deveria fazer isso com freqüência, para ganhar mais que a sua boa parte do pote.
Aqui, existem duas chaves. Primeiro, tem que estar muito disposto a roubar um pote se ninguém subiu ainda. Em muitos casos, o aumento de um jogador (em especial se este é mais de um quarto da sua pilha) os envia ao pote e pedirão para dobrar a aposta pela sua pilha completa. Isto significa que ainda que é provável que você seja um grande favorito ante ele quando o dinheiro estiver em jogo, saia do seu caminho. De qualquer modo, se ninguém subiu a aposta ainda, obrigue-os e leve as fichas deles.
Segundo, se o dinheiro é bastante e você suspeita que pode haver um blefe, não há nada de mau em contra-atacar o blefe. Se alguém sobe a aposta em um aparente roubo de cegos que é só 10% das suas fichas, estou pronto para fazê-lo explodir com um grande reenvido da aposta tendo ou não uma mão. A maioria dos jogadores desistirão neste ponto, sem nada grande que possa garantir suas ações, portanto, obterei boas odds (probabilidades), e roubarei uma boa quantidade de fichas quando o faça. Além disso, isto deixa sem coragem a aqueles que tentariam roubar o seu cego no futuro, o que deixa muito mais a seu favor.

Quando estiver imerso em um pote, lembre-se que suas mãos não têm que ser tão grandes para apostar contra nove oponentes como para apostar contra quatro, e só jogue bom pôquer.Ganhe vários potes com apostas aumentos, e evite ter que mostrar a melhor mão. Se um oponente está disposto a pagar para ver a sua mão com todas suas fichas, é provável que supere a sua mão de menor valor, como a maioria dos jogadores de torneios que não querem se arriscar muito com mãos medíocres. Seja agressivo, sobretudo, evite igualar a aposta. Igualar apostas deteriorará suas fichas muito rápido em um torneio.

“All-ins”: Jogar todas as fichas no centro.
O poder de um aumento de aposta que tem o potencial de levar um oponente à falência é muito considerável. David Sklansky inventou um “sistema”de torneio onde o jogador ou move todas as fichas ou sai em cada mão. O jogador que o utilizou ia muito bem no torneio, obrigando seus oponentes a sair em grandes mãos como J-J e Q-Q, até que finalmente se topou com um par de ases.
Este é um exemplo, mas mostra que um aumento onde são jogadas todas as fichas é extremamente significativo nestes tipos de jogos, e você deveria tirar vantagem da falta de vontade dos seus oponentes de se arriscar a perder em uma mão. Em outras palavras, é só outro exemplo de como o fato de apostar agressivamente lhe dá o melhor de um torneio. Quando estiver cara a cara, deveria jogar todas as suas fichas várias vezes. É difícil dar pautas exatas, mas se não aposta tudo em determinados pontos sobre 15% das suas mãos, provavelmente não está jogando muito agressivamente (Suponho que os cegos são uma parte importante da sua pilha. Se não é assim, não deveria movimentar as suas fichas para o centro muito freqüentemente aqui, a não ser que suspeite que o seu oponente é melhor jogador cara a cara que você)

Leia o livro de torneios de Sklansky para encontrar conselhos muito mais úteis. Eu não posso resumir um livro dessa magnitude em uma página web, também não querotirar mérito da venda de um excelente livro.

Pode-se Obter o Prêmio em Dinheiro Olhando?
Geralmente estou a favor de um jogo agressivo para roubar potes. Ainda assim, a verdade é que deve-se fazer exatamente o oposto quando peçam uma aposta. Para ver a razão, suponhamos que ficam três jogadores em um torneio, cada um com uma pilha de fichas igual. O prêmio em dinheiro de $300 será dividido em $150/$90/$60 entre os que terminem no primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. É fácil ver que cada jogador ganhará $100 em promédio.
Agora, imaginemos que os jogadores A e B apostem todas suas fichas enquanto que o jogador C se retira. Suponhamos que A e B têm 50 % de possibilidades de ganhar este pote cada um. Se A perde esta “jogada de moeda”, ganhará $60 pelo terceiro lugar. Se ganha, terá 2/3 de possibilidade de ganhar $150 e 1/3 de possibilidade de ganhar $90. Sua expectativa é (.5)($60) + (.33)($150) + (.17)($90) = $95, menos que os $100 que tivesse obtido se se mantinha fora desta mão. A expectativa de B é a mesma, mas a de C aumenta até $110 só por ficar sentado fora da mão.

O principio geral aqui é que quando quiser ser agressivo e roubar uma boa quantidade de potes, é importante lembrar que também é uma grande vantagem relaxar e deixar que os outros jogadores se eliminem entre eles. Ao mesmo tempo, você quer evitar de se envolver em um grande pote com uma mão que não é a melhor.

Resumo
Lembre-se, nos torneios de várias mesas, a chave é a agressão seletiva. Não verá jogadores que ganhem quantidade de potes com blefes no WSOP (World Series of Poker/Mundial de Poker) e no WPT(World Poker Tournament/Torneio Mundial de Poker) que são vistos pela tv, porque preferem passar sobre estas mãos a favor daquelas com confrontos de cartas excitantes depois de ter apostado todas as fichas. Mas não tenha dúvida de que todos os jogadores ganhadores roubarão quantidade de potes, e ganharão potes com blefes antes que tentar chegar ao momento em que mostram suas cartas. Proteja suas cartas quando tenha uma pilha pequena, e ataque as pilhas pequenas quando a sua estiver maior.