Cooler

Cooler
O cooler é o irmão mais novo da bad beat, mas muito mais perigoso.

Problema
Um cooler se refere a uma situação onde você tem uma mão forte, mas mesmo assim encontra um oponente com uma mão mais forte, perdendo assim todo o seu dinheiro.O cooler é o irmão mais novo da bad beat,mas muito mais perigoso.
Enquanto é óbvio que você não teve culpa de tomar uma bad beat,alguns jogadores começar a duvidar de suas decisões,se ele deveria ter largado aquele AK em um board AK7,já que um set de 7 está a espreita.
Conceitos Pense em ranges Vamos supor a situação acima.
Você aposta no flop e alguém vai all-in (Os stacks são pequenos,logo,não é uma overbet).Você paga e o seu oponente mostra o set dele.Enquanto você está contemplando se tomou a decisão correta ou não,evite pensamentos que sejam direcionados ao resultado.Não diga "é claro que ele tinha um set,eu tinha que estar atrás". A situação não era certa.O momento decisivo é que qualquer jogador teria dado push com o set,mas o fato que você foi vítima de um monstro,não lhe diz se o seu call foi bom ou ruim.
Tudo é determinado pelo range que você esperava do seu oponente.
Quando jogando contra um oponente que teria dado push com qualquer A e 77,e cujo range fosse A2+ e 77 (e talvez AA e KK),só existe uma mão para a qual você está perdendo.Qual mão ele realmente tinha,seja AK,A4 ou 77 é irrelevante.Decida baseado no range do seu oponente,e não duvide a sua decisão só porque ele está mostrando uma mão que vence da sua.Se a sua decisão foi matematicamente correta,então ela continuará correta.
Em outras situações você verá A4 ou AT em vez de 77.A questão não é sobre qual mão o oponente tem,mas sobre quais mãos ele teria jogado da mesma maneira que você até o ponto que você tem que tomar uma decisão.Você deve seguir o mesmo pensamento em relação a blefes.Vamos supor que você deu raise pré-flop e alguém pagou.
O flop traz 754 e você faz uma continuation bet,que também é paga,O turn traz um T e o seu oponente dá check.
O river traz um 2, agora você decide fazer um blefe, já que você imagina que o seu oponente tenha 65 ou um par pequeno.Mas em vez de foldar o seu oponente dá raise e após você foldar ele mostra 22.
O blefe no river foi a decisão errada?
Não necessariamente!
É compreensível que o oponente não folda após conseguir uma carta milagrosa dessas no river.Mas a questão permanece,se ele teria foldado as mãos do range dele vezes suficientes para fazer o blefe ser lucrativo.Isso é difícil dizer.Se ele não estivesse disposto a largar A5o,então o blefe foi errado,já que o oponente foldaria poucas mãos do range dele.
Pense em ranges de mãos.
Não tente colocar o seu oponente em uma mão precisa,ou questionar o seu jogo porque ele mostrou a única mãos fora do range dele que vence de você. Só é um erro se você julgou mal o range dele.Isso é muito difícil e requer muita experiência.Tome cuidado para que as suas suposições estejam corretas.Se alguém pensa que a value bet no river com um par médio/top kicker será paga por todos os pares do oponente, ele é capaz de apostar "corretamente pela matemática".
Mas se o range que você supôs estiver errado,e o seu oponente não dá call com todos os pares,mas só com top pairs,e vence você com eles,então você cometeu um erro,mesmo que você fale pra si mesmo que foi vítima de um cooler.

A melhor decisão
A um tempo atrás eu joguei a seguinte mão: Eu tinha JJ e dei raise após um raise antes de mim.A pessoa pagou o meu raise e o board trouxe AJJ.Nós enrolamos um pouco e fomos all-in.Ele mostrou Aces full e eu tinha 4 J..
Aqui vai um 2º exemplo: Eu estou no BB,o CO dá raise e eu dou uma 3bet com 44.
Ele paga e o board traz J54.
Nós vamos all-in novamente e ele mostra QJ.
Qual a diferença entre as duas mãos?

No primeiro exemplo eu teria jogado da mesma maneira que o oponente.Eu teria dado flat call pré-flop na 3bet com AA e teria iddo all-in com Aces full.
Eu tive sorte de ter quadra e ficar $400 mais rico.Nessa situação as suas habilidades no poker não irão lhe ajudar já que ninguém pode escapar de um set over set ou quads over full house.
Na segunda situação eu também ganhei $400. Mas dessa vez você não pode dizer que eu dei sorte de acertar o meu set no flop.Se eu fosse o meu oponente,no entanto,eu teria foldado pré-flop e não teria ido all-in.
Se nós tivéssemos jogado a mesma mão duas vezes,eu teria pego QJ uma vez e 44 na outra e eu ainda assim teria feito $310-$360,só porque eu posso foldar o meu top pair.
Então,sempre que você enfrentar uma situação na qual você não está confiante na sua jogada ou se foi um cooler, que lhe arrastou pra baixo, pense no que você teria feito diferente se você fosse o oponente. Se você ganha mais dinheiro com monstros com as cartas dos seus oponente,e você perde menos com mãos ruins,então você é melhor que o seu oponente e você vence no longo prazo.
Acontece do seu oponente receber cartas melhores e fazer você perder a noite toda.Contanto que você reconheça os erros que o seu oponente está cometendo,no entanto que você não o fizesse, então você é um jogador vencedor.
Outra parte é reconhecer quando você está tendo sorte.Eu,por exemplo, ousei dar tiros na NL400.Eu fui capaz de levar meus $600 até $2500 em uma sessão e sair da mesa.
Eu me senti como o rei dos limites altos, mas quando eu olhei os grandes potes depois,eu tive que admitir que os meus oponentes cometeram apenas alguns erros e acabaram em situações infelizes contra mim.Eu noticiei que eu não era o profissional de NL600,mas sim um luckbox.
Esse insight é útil para evitar limites -EV.
Mas lembre-se, nem todos os erros que você acha que notou são erros na verdade.Se você é um jogador ruim,você irá notar erros que não são erros na verdade.Outro problema que aparece porque certas situações preferem certos tipos de jogadores.Se você quer evitar erros desistindo de mãos boas,mas não excelentes,rocks cometem menos erros que maníacos.Logo,se mãos boas estão jogando contra mãos boas,então,de acordo com o modelo acima,o rock comete menos erros que os seus oponentes,apesar deles provavelmente serem jogadores piores.