O que é o SAGE? - Artigo em duas partes - Parte 1/2

SAGE (Sit And Go Endgame System) é um sistema que foi desenvolvido para o jogo com dois jogadores em blinds muito altas, logo, é mais usado em SnG´s.
Muitos jogadores não são capazes de se ajustar à situação onde as blinds estão bastante altas em relação ao tamanho dos stacks, o que reduz a vantagem que o jogador poderia ter caso estivesse jogando sob circunstâncias normais. Usando o SAGE você pode aumentar a sua vantagem contra esses jogadores de 5% para 40%.
O sistema em si é muito simples e fácil de aprender. Este artigo mostra quando você pode usar o SAGE e como proceder se você estiver usando este sistema.
O sistema SAGE é baseado na chamada "estratégia do equilíbrio". Ela mostra um equilíbrio estratégico do qual o jogador não pode desviar as suas ações sem reduzir as suas chances de vencer.
Estudos mostram que o uso da estratégia do equilíbrio faz do heads-up com stacks pequenos quase um coinflip, primeiramente e principalmente porque evita que jogadores com mais experiência joguem melhor que você.
O SAGE foi criado por uma análise de todas as 169 mãos iniciais e suas forças quando heads-up. Só difere um pouco do que é realmente perfeito matematicamente, que diferentemente do SAGE não pode ser calculado durante um jogo.
O SAGE oferece a estratégia perfeita para quando você deve ir all in quando está na posição da small blind ou pagar um all-in quando está na big blind

Quando você pode aplicar o SAGE?
Três critérios devem ser verdadeiros para que o sistema SAGE possa ser usado:
· Estar em heads-up, significando que só tem mais um jogador além de você.
· As blinds estão muito altas em relação ao tamanho dos stacks. O shortstack (jogador com o menor stack) deve ter apenas 10 big blinds no máximo. A diferença entre os stacks não é importante nesse caso. A única coisa que conta é o shortstack, pois ele determina por quantas fichas vocês vão jogar.
· O jogador na small blind está jogando push ou fold, isso significa que ou ele vai all-in ou ele descarta a mão antes do flop. Entretanto, se ele somente igualar a big blind ou aumentar para um valor pequeno o SAGE não pode ser usado.

Como eu aplico o SAGE?
Estará sendo disponibilizado no próximo post.