Algumas contradições do Poker

Eis aqui um texto de um jogador conceituado que começa com a frase que eu adoro!!!
"eu discordo."

Algumas verdades do poker podem e devem ser questionadas, acredito que essa mixagem são fundamentais para a nossa evolução e portanto deixo aqui um pensamento muito bom do profissional do Full Tilt Team.

Em defesa do call
por Equipe Clube do Poker Publicado em Artigos - 11 March 2009
Por Gavin Smith

"A maioria da literatura sobre o pôquer nos alerta a respeito de ser um calling station (jogador que paga muitas apostas).
É um senso comum de que quando você está jogando uma mão você deve apostar, aumentar ou desistir. Pagar normalmente é a pior coisa que você pode fazer.

Eu discordo.

Quando eu jogo torneios de No-Limit, eu encontro muitas opções de que pagar é o melhor movimento que eu possa fazer. Pagar é uma estratégia que muitas vezes pode me ajudar a não quebrar aonde eu tenho uma boa mão, porém ela é a segunda melhor. Ou, pagar uma aposta na hora certa pode me fazer ganhar um pote que eu não ganharia no showdown. Olhe os próximos exemplos e eu lhe mostrarei que pagar é uma arma muito poderosa e pouco utilizada.

Vamos dizer que você está nos estágios intermediários de um torneio e você tem um stack que é um pouco acima da média. Um jogador tight aumenta nas primeiras posições em um valor de três vezes o big blind. Você olha para as suas cartas e vê um par de dez. Você não quer desistir com essa mão. É provavelmente a melhor mão que você vê há muito tempo, e possivelmente pode ser a melhor mão no momento. Muitas pessoas vão dizer que nessa situação a melhor jogada é fazer um grande aumento.
Contudo, outro aumento pode ser muito perigoso. Dependendo do tamanho do stack, você pode se tornar comprometido com o pote e não ter outra escolha a não ser pagar se o seu adversário colocar all-in. Se isso acontecer, você provavelmente estará contra um par maior ou na melhor das hipóteses contra AK. Você não quer comprometer as suas fichas quando você é pouco favorito.

Entretanto, se você apenas pagar o aumento antes do flop você terá uma melhor oportunidade de fazer escolhas após o flop. O flop pode vir A-Q-7, o qual a certo ponto pode lhe fazer desistir para qualquer aposta visto que provavelmente aqui você estará perdendo. Porém, o flop pode vir algo como 4-4-6 e se seu oponente apostar, você pode aumentar. Muitos jogadores que tiverem AK provavelmente desistirão nesse ponto. Se o seu oponente for all-in, você pode ter certeza que o seu par de dez não é bom o suficiente. Você pode desistir, poupando assim uma boa parte do seu stack.

Do modo que a mão foi jogada, você pode ter bastante informação a ser utilizada em seu favor apenas pagando a aposta antes do flop. Você poderá ver três ou cinco cartas comunitárias antes de optar por comprometer o seu stack inteiro. Você também poderá ver a reação do seu adversário nesse flop. Reação essa que pode ser –pedir mesa ou apostar- irá ajudar a determinar a força da mão dele.

Aqui temos outra situação aonde apenas pagar antes do flop pode ser muito lucrativo. Vamos dizer que você está nas últimas posições com um par de sete e um jogador abre um aumento das posições do meio. Para o exemplo, vamos dizer que nosso adversário segura um par de valetes. O flop vem A-K-4. É bem provável que esse jogador peça mesa nesse flop, pois é bastante difícil para ele continuar apostando nessa mão. Se isso acontecer, você pode apostar representando um As o forçando a desistir. Você ganhará um pote fazendo uma jogada em cima do seu oponente (outplay). Não há sensação melhor no pôquer.

Estes são apenas dois exemplos simples, mas eu quero chegar a um ponto maior. Muitos iniciantes optam por fazer todas as jogadas deles antes do flop. Quando têm mãos boas, eles aumentam e aumentam e o melhor que eles fazem é ir all-in. Eu acredito que jogar após o flop pode lhe trazer boas oportunidades para você fazer seu oponente desistir com blefes, o que não é possível antes do flop.
Jogar pós-flop normalmente é bastante divertido. Em seu próximo torneio, tente pagar algumas apostas aonde você deveria ter re-aumentado. Eu espero que você desfrute da experiência."