Controlando a sua Grana


Esse assunto é bem difícil, pois depende muito de qual a sua situação financeira atual independente do poker.
Eu li na cardplay desse mês sobre o jogador brasileiro que liderou o ranking brasileiro da revista (Caio Pimenta), sua historia como milhares por ai, não tinha dinheiro, conheceu o poker por um amigo, não tinha grana para depositar etc. Pelo relato na revista ele vendeu sua coleção de Harry Poter, colocou $50,00 e voilá... fortunas.
CALMA la, mané !
Se vc esta lendo isso vamos com calma, pois eu vejo essas coisas no poker hoje e faço um paralelo com o futebol, quantos craque como Ronaldinho, kakas estão nas escolinhas de futebol nesse momento? Com pais eufóricos gritando no alambrado e torcendo para realizarem SUA fantasia, sonho ou sei la o que, no filho de 10 anos.
Um ponto importante e que eu não gostei da entrevista, foi o fator do garoto largar os estudos... Parece de novo a história do futebol, mesmo fazendo sucesso e ganhando grana, fica dando aquelas entrevistas horríveis, do tipo o professor mandou, etc.
Ainda assim no poker como no futebol, podemos jogar muito bem, podemos estar dominando os conceitos e as jogadas, porem tem diversos fatores que irão influenciar sua carreira, portanto muita calma nessa hora... Até o fator muito dinheiro no bolso sem maturidade adequada pode resultar em Ronalduchos diversos...
Já outro perfil que temos, são os jogadores que gostam do desafio, porem levam o poker como um divertimento, relax, mas também gostam de ganhar, gostam de jogar e não estão a fim de ficar fazendo deposito todo mês... Aqui eu posso falar com mais propriedade, pois me enquadro por aqui, não tenho nenhuma pretensão de viver do poker, tenho profissão e a exerço, porem a 3 anos eu jogo quase todo dia sem efetuar depósitos, o fiz em três oportunidades e todas elas foram abaixo de $100.
Acho que o artigo abaixo é mais para esse perfil, que gosta do game, porem não quer ficar dando seu suado din din para ninguém, portanto vamos dar uma lida em como gerenciar os seus primeiros depósitos ou mesmo a grana que entrou em um torneiozinho barato que você foi longe.
Eu falo no plural, porque nem sempre o primeiro deposito de $100 dura, normalmente o pessoal nunca jogou em mesas de dinheiro real e, portanto vai estranhar muito, outra coisa como nem sempre lemos algo sobre gerenciar a grana, vamos entrando em torneios de 5 e 10 e não temos muita noção.
Depois de tomar umas currilhadas e efetuar o segundo deposito vamos às dicas.
Antes do artigo, eu já deixo a primeira dica, se é seu primeiro deposito, tente começar com os famosos sites que DÃO $50 para você começar, mesmo que esse $50 não dure muito, já te ajudará a adaptar as mesas de dinheiro vivo, já te ajudará a ter noção de como um torneio de $10 mal jogado custa caríssimo... Enfim, para começar a machucar nada melhor que começar com a grana dos outros.
Para mais detalhes como isso funciona e se funciona, leia esse outro artigo:

http://aale-pokker.blogspot.com/2007/09/patrocinio-para-o-seu-jogo-de-poker-on.html

Caso vc já tenha os $50 grátis e queira ver o melhor a investir vamos a isso, ressaltando que as dicas abaixo são referentes a torneios Sit Go:

Caso vc goste de jogar cash as dicas são outras completamente diferente...

O buy-in para um torneio deve ser sempre considerado como um investimento, tal como se estivessem a negociar ações. Só compram quando existe a possibilidade, na vossa opinião, de terem um determinado ganho se o risco for, de certa forma, moderado.
No poker, isto pode ser conseguido através da gestão de banca. A gestão de banca vai ajudar-vos a identificar qual a porção do vosso dinheiro destinado ao poker é que podem alocar como investimento em torneios de forma a manter um equilíbrio correto entre... ... fazer um progresso significativo com um lucro razoável, no caso de sucesso. ... evitar recuos demasiado violentos, perdendo quantias substanciais no caso de perdas consecutivas.
A vossa banca são os vossos ativo que têm de investir prudentemente de forma a poderem evoluir sustentavelmente. É normal que desejem ter ganhos grandes no caso de vencerem, mas também não querem perder muito no caso de perderem.

Este equilíbrio pode ser conseguido com a "regra dos 2 por cento".

Nunca invistam mais de 2% da vossa banca num simples Sit and Go (não considerando a rake).

Conseguem estes 2% dividindo a vossa banca por 50. Embora pareça exagerado, este raciocínio é realmente necessário.

E o que significa esta tal rake de que falamos há pouco? O vosso buy-in para um torneio é quase sempre composto por uma parte que é destinada ao bolo dos prêmios monetários e outra que serve para pagar o serviço à sala de poker onde jogamos, a chamada rake ou comissão de entrada. Se a entrada para o torneio é anunciada como sendo $1+$0,15, isto quer dizer que 1$ do vosso buy-in destina-se ao bolo dos prémios, enquanto que a sala de poker fica com $0,15 para si. A primeira questão fulcral aqui é a vossa gestão de banca: só joguem torneios para os quais disponham de, pelo menos, 50 vezes esta quantia ($50 no caso deste exemplo).

Guia para os primeiros limites

Fase 1: Os torneios de $1 Se têm menos de $100, devem jogar em torneios com a entrada máxima de $1 (sem rake).

Fase 2: os torneios de $2 Precisam de, pelo menos, $100 para começarem a jogar os torneios de $2.

Fase 3: os torneios de $2.50 (ou $3) Precisam de, no mínimo de, $125 para os torneios de $2.50. Algumas salas de poker permitem torneios de $3.00, para os quais necessitam de, no mínimo, $150.

Fase 4: os torneios de $5 (ou $6) Se conseguiram acumular uma banca de $250, podem subir para os torneios de $5. Novamente, algumas salas de poker têm torneios de $6, para os quais já necessitariam de, pelo menos, $300.

Podem organizar os vossos limites de forma autônoma, incluindo algumas descidas de limites, sempre que acharem necessário desde que seguindo estas linhas de pensamento: Por vezes acontece acabarem uma série de torneios sem qualquer ganho, Nesse caso, terão de ser capazes de dar um passo atrás e recuperarem forças de vez em quando. Um pensamento muito divulgado: "É apenas uma grande sessão!" Nunca tenham em conta apenas o resultado de apenas um dia, já que existirão sempre aqueles dias mais complicados, de perdas ou mesmo break-even.

Se têm dificuldades em assumir a capacidade de recuar de limites, podem assumir uma abordadem de gestão de banca mais conservadora, aplicando "a regra do 1 por cento". É perfeitamente normal, por vezes, terem de recuar de limites. Não se pode ganhar sempre! Têm de encarar a vossa carreira no poker como um jogo de longa duração. Nem sempre podem evoluir facilmente, por vezes sofrem alguns dissabores. Mas se conseguirem recuperar de uma forma inteligente, movendo-se abaixo nos limites, poderão ser sempre bem sucedidos no longo prazo.

Se caírem abaixo dos limites propostos acima, recuem e recuperem as vossas forças e motivação. Acreditem que sentirão uma frustração maior se se mantiverem num limite para o qual não estão preparados, perdendo progressivamente mais dinheiro. Não podem ganhar sempre, não importa quão bons jogadores são - têm de aceitar esta evidência como parte do jogo.

Ao longo deste artigo,uma coisa deve-se ter tornado clara para vocês: no poker, ser bom jogador não é suficiente para se ser bem sucedido. Podem ser o melhor jogador do mundo e podem falhar miseravelmente se não fizerem uma gestão de banca eficiente. O sucesso não nasce de um dia para o outro, simplesmente não é como jogar na lotaria e ganhar.

A forma como gerem o vosso dinheiro alocado ao poker vai decidir, onde estarão a jogar no futuro. Se colocarem todo o vosso dinheiro numa mão hoje, é bem possível nem conseguirem ter dinheiro suficiente para jogar amanhã. O segundo aspecto mais importante no poker, é a vossa capacidade técnica. Quão melhor preparados forem, maior será a vossa vantagem sobre os restantes adversários e portanto maiores serão os vossos ganhos e mais rápido subirão os limites.

Texto bonito, porem pouco posto em pratica, o proprio que vos escreve, ja quebrou essa regra e viu seu saldo minguar ...

Tendo que refazer um deposito, porem se observar os pontos acima, poderá jogar muito tempo e subindo sua banca consistente.