Enfrentando fields grandes

Retirado do site Superpoker

Durante a World Series Of Poker os jogadores são confrontados com fields enormes. Por exemplo, em 2007, apenas no primeiro evento de No-Limit Holdem foram aproximadamente 3.000 inscritos. Em todos os eventos da série é muito comum a formação de fields com 1.500 a 2.000 jogadores e muitos competidores acostumados a torneios menores não sabem lidar com a situação de enfrentar tantos adversários.
Alguns jogadores acham que devem fazer grandes ajustes em seu jogo para ser mais competitivos nessa situação. Eles atuam em um ritmo mais intenso do que jogariam normalmente, jogando mãos marginais e procurando oportunidades para ir para o "gamble".
Eu considero isso um erro. Você nunca deve alterar sua estratégia para compensar o tamanho do field. Quando você se senta para jogar um torneio, você deve se concentrar apenas nas coisas que pode controlar. Independente de enfrentar 200 ou 2.000 jogadores, você deve estar focado e superar os oponentes de sua mesa. Não se preocupe com o resto do torneio. Se você tomar decisões corretas contra seus oponentes diretos, terá uma boa oportunidade de acumular fichas e sobreviver a medida que o field diminui.
Pense da seguinte maneira: se você está jogando um torneio no qual os blinds dobram a cada uma hora, a diferença entre bater um field com 300 pessoas e 2.400 são cerca de três horas a mais que você tem que sobreviver. Se você consegue se manter vivo no torneio, há uma boa chance de terminar com um lucro razoável. Mas se você se arrisca rexcessivamente nos estágios iniciais do torneio e for eliminado, não terá chance alguma de retorno de seu investimento.
Em qualquer torneio, o fator determinante para se jogar ou não uma mão é o valor dos blinds. Se você tem 10.000 em fichas e os blinds estão em 50/100, não há porque jogar A-J em "early position". Mas se você tiver o mesmo número de fichas e os blinds estiverem em 1.000/2.000, você deve jogar essa mão. É a estrutura de blinds que deveria determinar como você deve jogar e não o número de jogadores no torneio.
No Main Event da WSOP, eu já vi muitos jogadores se sentirem pressionados pelo tamanho do field. Mas é uma falsa pressão. O Main Event tem uma estrutura boa. Os blinds aumentam devagar e você pode jogar pacientemente e esperar boas oportunidades.
Você não pode vencer um torneio com field grande nas primeiras horas do dia, então não se preocupe com o que está acontecendo no torneio em geral. Jogue seu jogo e faça o melhor para vencer os jogadores de sua mesa. Esse é o caminho de sucesso em qualquer torneio, independente do tamanho do field.