Usando Tells Online

A leitura dos adversários através da identificação e interpretação das tells não se destina apenas às partidas live. Não é possível ver os oponentes quando se está jogando online, mas ainda assim eles estão dando informações que não aparecerão no relatório das mãos. A maioria dos jogadores ignora essa informação extra – o que é um erro, pois as tells online permitem que você faça leituras precisas que irão aumentar seu percentual de vitórias.

Toda vez que seu adversário falar, levará um determinado tempo para que isso aconteça. “Tells de tempo” são, de longe, as mais usadas no universo online. A primeira a se reconhecer é a “aposta instantânea” (insta-bet), ou seja, quando a ação chega a um jogador e ele aposta de imediato. Elas geralmente são grandes, do tamanho do pote (especialmente em sites com botões que colocam, de forma automática, tais apostas).

Para apostar tão rapidamente, o jogador já deveria estar decidido a fazer isso antes mesmo que a ação chegasse a ele. Esse fato, por sua vez, geralmente indica uma mão muito forte ou uma excelente chance de acertar o jogo. Agora, se o apostador instantâneo for o tipo de jogador que sempre faz “continuation bets”, o tempo gasto não é tão relevante. Porém, se cinco jogadores viram o flop e o terceiro faz uma insta-bet, quase sempre ele terá uma mão boa.

Essa tell é ainda mais confiável quando um jogador dá um raise do tamanho do pote, logo depois que alguém fez uma aposta. Essa situação é clara, pois o jogador que aumentou não teve tempo para considerar a ação, interpretar a aposta, ou levar em conta o tamanho dos stacks. Ele apenas apertou o botão de apostar o tamanho do pote por achar que sua mão está boa. É grande a chance de ele ter um overpair ou, algumas vezes, uma combinação de quedas de straight e flush, com as quais ele sabe que vencerá praticamente todo mundo.

Se você detectar essa tell, desista da mão – a menos que você esteja muito forte. Entretanto, lembre-se de que alguns jogadores costumam ser apenas muito rápidos. Tenha certeza de que quem fez a aposta imediata não é um desses, porque as “tells de tempo” só fornecem informação quando o executor da ação fugir a essa regra.

Perceba também quando um jogador que se deparar com uma aposta não demorar para pagá-la. Freqüentemente você verá esses “calls rápidos” vindos de jogadores que haviam pedido mesa naquela rodada. Eles quase sempre têm mãos boas, mas não as melhores. Por quê? Eles pediram mesa, viram uma aposta e nem mesmo pararam para considerar suas opções. Tanto desistir quanto aumentar estava fora de cogitação: eles apenas queriam chamar qualquer aposta. Dessa forma, preste atenção em jogadores que podem mostrar mãos como um middle pair, um top pair com um kicker fraco, ou uma chance de flush (se forem passivos).

Mesmo os jogadores com tendência a fazer slowplay com grandes mãos, como overpairs e trincas, geralmente vão refletir por alguns segundos antes de agir. Essas mãos são inconstantes, logo, quem as possui precisa de tempo para pensar. Em todo caso, com o segundo melhor par, a maioria dos novatos simplesmente paga sem pensar muito.

Combata calls rápidos fazendo pressão no turn. Aposte para valorizar seus top pairs e blefe com uma ampla gama de mãos. Isso pode lhe custar alguns trocados, mas é possível forçar jogadores que pagam rapidamente a cair fora, simplesmente porque eles estão fracos demais para agüentar muita ação.

As informações extras vão além de “tells de tempo”. Há também “tells de buy-in”. Jogadores de cash games que colocam qualquer valor diferente do máximo ou do mínimo da mesa dificilmente serão adversários fortes. Grande parte dos bons jogadores entra nas mesas com o máximo permitido, mas há alguns especialistas em jogar short stacked que começam com o mínimo. Um stack mediano geralmente indica, pelo menos, que se trata de um jogador inexperiente e é provável que ele não esteja entre os mais fortes da mesa. Portanto, faça um note sobre o sujeito e tente jogar alguns potes contra ele.

Se um jogador está sentado em quatro ou mais mesas, é possível que ele seja um vencedor. A maioria dos jogadores que disputam várias partidas ao mesmo são experientes. Eles estão investindo muito dinheiro no jogo (e não estão quebrados), portanto, é provável que estejam se dando bem. Então, se existir um adversário em comum em várias de suas mesas, tenha certeza de que ele é constante e trate-o da maneira como você trataria qualquer jogador sólido.

Você pode não ser capaz de ver seu adversário cara a cara, mas eles ainda são pessoas reais cujas decisões se baseiam em experiências e psicologias reais, fatores que você pode detectar e explorar. Se você aprender a interpretar esse tipo de informação, irá mapear seus oponentes mais rapidamente e de forma mais exata, e dará grandes folds, blefes e calls fundamentados em razões que você não poderia deduzir somente a partir dos padrões de aposta. O poker é uma batalha de informações, e tells online vão lhe ajudar a ganhar. ♠


Texto publicado na cardplayer n. 3