A Importância da Posição na mesa

Então você está sentado em uma mesa de Hold’em de $3/6, e foram dadas as cartas. Decide que com sua mão, valem a pena pagar os $3 para ver a flop.
Você iguala.
Os dois jogadores seguintes saem, o seguinte aumenta. Agora você decide que realmente não valem a pena $6 para ver o flop, e desejaria não ter apostado desde o princípio da jogada
Isso é o que faz a diferença em relação a posição da mesa.
De ter sabido que alguém ia apostar, teria economizado três $$ nessa mão simplesmente saindo. Saber o que os seus oponentes farão faz uma diferença.

Uma mesa de Hold’em completa se divide em três partes. Dizem que os primeiros três jogadores estão em Primeiras Posições (SB, BB,UTG,UTG+1, UTG+2). Devem jogar antes que a maioria dos seus oponentes. Dado que estão jogando primeiro, os jogadores em primeiras posições deveriam evitar jogar mãos marginais. Depois de tudo, existem até nove mãos adversárias a mais na mesa. Em vez disso, os jogadores em primeiras posições deveriam se limitar a jogar somente mãos de qualidade superior.

O seguinte grupo de jogadores forma as Posições Intermediárias ( meio da mesa – 6 ou 7 depois do BB) . Viram as jogadas de alguns dos seus oponentes, portanto têm uma idéia de com que se enfrentam. Se ninguém envidou, os jogadores em posições intermediárias não precisam se limitar somente às mãos iniciais de qualidade superior. Outra vantagem das posições intermediárias é que existem menos jogadores que não jogaram, e então as possibilidades de que alguém envide a própria jogada são menores.

O último grupo de jogadores está em Últimas Posições (Final da mesa – Dealer – Cut-off ou seja o 8, 9 jogador). Têm a vantagem de ter visto a maioria dos seus oponentes jogar. O último jogador é o que mais vantagem possui pelo seu lugar na mesa. Viu todos jogarem, e se decide igualar uma aposta, não existe possibilidade de que alguém envide. Os jogadores em últimas posições podem jogar uma gama mais ampla de mãos iniciais porque já sabem a quantos oponentes estão enfrentando.

A forma geral é jogar de forma muito seletiva em Primeiras Posições se limitando somente às melhores mãos iniciais. Em Posições Intermediárias, limite-se a jogar boas mãos iniciais, mas precisam ser as melhores. Em Últimas Posições, os jogadores podem se dar o luxo de jogar de modo muito mais fraco.
É claro que existem diferentes estratégias de apostas que podem ser utilizadas dependendo da sua posição na mesa e do jogo dos seus oponentes, mas a primeira coisa que há que compreender é que onde estiver sentado em relação ao crupiê marca a diferença. Pode melhorar seu jogo de forma imediata simplesmente prestando atenção na sua posição na mesa.