Perfis de Jogadores de Poker

Um dos aspectos fundamentais do poker que devemos entender é o dos perfis dos jogadores.

O perfil de um jogador é sua forma característica de jogar, quais mãos joga, quanto aposta, desde que posição na mesa estão jogando. Os perfis dos jogadores são importantes de entender tanto para avaliar seu nível de competição como para saber que classe de jogador os seus oponentes esperam que você seja.
Quando começo a pensar em fazer um perfil de um jogo ou dos oponentes, automaticamente lembro do que alguém me disse quando comecei a jogar…Me disseram “O poker é como tudo, sempre há alguém melhor”. Ao princípio pensei, como ganho dinheiro de forma consistente se sempre há alguém melhor? Então entendi…Porque sempre existe alguém pior. Os grandes jogadores de poker não vivem de outros jogadores bons, alimentam-se de jogadores ruins ou inexperientes.

Essa é a chave para tirar lucros do pôquer, identificar rapidamente o estilo de cada jogador na mesa e saber a quem atacar e a quem deixar tranqüilo. Para ser bom, deve deixar seu ego na porta…Respeite os jogadores que merecem e eles farão o mesmo com você. Além disso, uma vez que identifique os jogadores fracos estará tão ocupado fazendo uma festa que os grandes jogadores nem sequer o atacarão.

As seguintes denominações são características generais de certas classes de jogadores. Pode utilizar estas descrições para avaliar os seus oponentes e determinar se um jogo é lucrativo ou não.
Fraco – O jogador fraco típico joga muitas mãos. Geralmente são inexperientes e não entendem a importância de escolher uma mão inicial. Os jogadores fracos tendem a cair no velho ditado de que “duas cartas quaisquer podem ganhar”. Com freqüência verão o flop e muitas vezes igualarão até o river e inclusive mostrarão suas cartas ao terminar com mãos pobres. Esta classe de jogador confia muito na sorte do projeto, mas duvide dos jogadores fracos porque quando têm sorte podem conseguir que o jogador profissional mais hábil fique desnorteado.
Umas poucas pautas para jogar com um jogador fraco é realmente dar uma surra neles quando ache que tem a melhor mão. Quase com segurança igualarão no river assim que não tente blefar demais, mas seja muito agressivo quando estiver no controle.

Seletivo – Os jogadores seletivos jogam muito poucas mãos. Geralmente esperam uma mão excelente em boa posição antes de igualar ou apostar. Um jogador seletivo deve ser respeitado, se estima que um jogador é seletivo e ele acaba de envidar, na maioria dos casos terá a melhor mão.
A chave para ter sucesso em um jogo seletivo é utilizar prudentemente seus blefes e envidos em posição. Se sabe que um jogador é seletivo, pode blefar para que saia de uma mão ou roubar várias cegas. Simplesmente esteja preparado para eludir se o ataca novamente porque existe a possibilidade de que tenha uma mão monstruosa.

Fraco passivo – Um jogador fraco passivo é aquele que está ali simplesmente passeando. Com freqüência igualarão com projetos esperando receber a carta que precisam. Enquanto que um jogador fraco passivo igualará qualquer jogada, não é provável que aposte, portanto se tem posição sobre ele com freqüência poderá ver cartas gratuitamente que permitam reforçar sua mão. Do mesmo modo, tenha cuidado porque com freqüência não envidam com uma boa mão, o que pode deixá-lo apostando com uma mão perdedora.
Para derrotar a um jogador fraco-passivo deve manter os olhos abertos por projetos na mesa tais como dos flops do mesmo naipe. Se suspeita que um jogador fraco-passivo tem um projeto aposte muito e faça-o pagar, mas desista se a mesa tem uma boa mão porque pode terminar jogando como ele quer.
Os jogadores fracos agressivos podem obviamente derrotar você, tenha em conta que quando jogue com um precisará as melhores cartas para ganhar. Não se envolva tentando provar que jogam mãos ruins igualando quando não deveriam. Seja paciente, espere seu momento e pode persuadir a um jogador fraco agressivo que tente ganhar um pote enorme com cartas pobres.

Seletivo passivo –Com freqüência os jogadores seletivos passivos são chamados de “rochas”. Jogam muito poucas mãos e inclusive quando jogam raramente apostam ou envidam. Ficam contentes com se sentarem e esperar a não ter possibilidade de perder e levar o que o pote dê a eles. Um jogador seletivo passivo raramente tenta agregar dinheiro a um pote, por essa razão estão entre os jogadores mais difíceis de derrotar.
Como com qualquer jogador seletivo, o medo é a chave. Seja agressivo quando puder e roube cegas porque na maioria das vezes esse é o único modo em que verá algum dinheiro de todas as fichas dos jogadores. Tenha em conta que só porque é difícil derrotá-los não significa que seja um modo seguro de ganhar dinheiro. Os jogadores seletivos passivos dificilmente ganham por ter que pagar cegas e por ganhar tão poucos potes, sem mencionar que os potes que ganham com freqüência são pequenos.
Seletivo agressivo – Um jogador seletivo agressivo joga muito poucas mãos mas também sabe quando tem a melhor mão, e fará você pagar. Por esta razão é o perfil mais difícil de todos de derrotar. É difícil persuadi-los a jogar mãos que não deveriam jogar e com freqüência podem conseguir o melhor dos potes que ganham. Na maioria dos casos é melhor outorgar-lhes o benefício da dúvida e sair da mão a não ser que tenha a melhor mão possível.
Derrotar um jogador seletivo agressivo não é fácil. Deve usar uma combinação de roubar suas cegas, blefar para que mostre suas mãos medíocres e fazer melhores mãos com ajuda da sorte. Para obter o melhor de um jogador seletivo agressivo, não permita que ele obtenha o melhor de você.