BAD BEATS - Por Michel Helal


Vou escrever hoje sobre bad beats.

Quero dizer, sobre como lidar com eles pelo lado lógico do poker.


Espero dar uma luz aos jogadores iniciantes e para alguns que insistem em culpar os programas on-line. Primeiro quero falar que jogadores bons tomam mais bad beats do que jogadores ruins, então a freqüência com que você irá receber beats será maior dado ao fato que você jogará menos mãos que seus adversários.

Quando jogar, tenha certeza que será uma mão que se encontre no top 15% das mãos iniciais no hold'em.

Sei o quanto afeta o jogador tomar um bad beats. Tomo bad beats constantemente. No cash game pode significar o buy-in total daquela sessão, e num torneio pode significar a sua ruína, após horas de jogo com muita paciência. Porém temos que olhar pelo lado lógico, numérico de como tudo funciona.


Sempre que você tiver uma mão onde é o favorito para ganhar e acaba perdendo, deve-se lembrar que você jogou certo, e que ao longo prazo essa falta de sorte ira virar para você.


Lucrará com isso ao longo prazo.

É claro que o gostinho da derrota não é fácil de esquecer, sempre existe o questionamento sobre como se deveria ter jogado a mão, além do fato de se descontrolar e ficar tiltado. Não deixe acontecer isso com você.

Para explicar melhor vou usar uma moeda e vamos brincar de cara e coroa. Todos sabem que as chances são iguais de cair em cada lado, ou seja, 50%/50%. Obviamente que a cada duas jogadas a moeda deverá cair uma vez do lado cara e uma outra vez do lado coroa.


Tente isso por 10 vezes, e eu vou tentar o mesmo (1. Cara; 2. Cara; 3. Coroa; 4. Cara; 5. Coroa; 6. Cara; 7. Cara; 8. Cara; 9. Cara; 10 Coroa.). Será que a minha moeda esta viciada? Os números mostraram que saíram Cara 7 vezes contra 3 Coroas. O que achou disso?


A verdade é que 10 jogadas não são o suficiente para mostrar se a moeda é viciada e nem o suficiente para mostrar se a nossa tese está incorreta. Ao longo prazo isso deve mudar e os números se aproximarão de 50%/50%. Tente jogar novamente, mas dessa vez jogue 90 vezes.


Marque cada resultado em seqüência e no final conte quantas vezes deu cara e coroa. Fiz isso e os números equilibraram: tive 47 coroas e 53 caras. Bem mais perto de 50%/50%. Quanto mais vezes jogar mais próximo da igualdade chegará.

Agora vem a parte mais interessante desse estudo. Anotei quantas vezes o mesmo lado da moeda se repetiu. Sucedeu-se por três ou mais vezes. Nas primeiras dez jogadas, saíram cara 4 vezes seguidas. Pense bem no que isso significa e use em comparação com o poker. Vou por em perspectiva já que isso é a base de tudo no poker e o que faz do jogo não ser de sorte, e sim de probabilidade.

Vamos dizer que você esta jogando uma sessão de poker on-line, sentado numa mesa NL200, jogará por 1 hora. Vai receber cerca de 60 mãos. Uma por minuto. Talvez mais, ou talvez menos.


Você vai espera os momentos certos para jogar suas mãos, jogando 9-3 fora e 7-2 também, porque você sabe que tem que ser um jogador seguro. Depois de tanto esperar você recebe no dealer. Um cara bem solto aumenta no meio, você fica feliz e da reraise nele. Ele volta de all-in, você decide pagar.

Ele mostra . No river vem uma carta milagrosa para ele, o J e você perde $200.


Você fica muito revoltado por não ter ganhado, todos ficariam. Mas o que você não entende é que essa jogada é lucrativa ao longo prazo. Ele cometeu um erro e deu sorte, mas tinha 33% de chances de ganhar de você. Neste caso, uma a cada três vezes.

Tem muita gente jogando fora do seu bankroll permitido. Querem pular etapas e ir direto para as mesas onde o dinheiro é mais alto, mas esquecem que os altos e baixos no poker sempre irão existir.


Não é xadrez.

Um amigo me falou que jogou 10.000 mil mãos e recebeu AA 44 vezes. E ganhou com AA 97% das vezes. Falei para ele que iria receber mais AA, porque deveria ter recebido 47, também falei para ele para que nas próximas 10mil mãos era para esperar perder muitas vezes com AA, porque isso tem que nivelar. AA contra um jogador só ganha por volta de 80% das vezes (4 de 5), sendo que nem sempre AA é jogado só contra uma pessoa. Então essa percentagem muda e muito.

Sei que a dor é grande quando perdemos com KK contra 43 ou perdemos 12 mãos seguidas onde somos absolutamente favoritos. O que importa mesmo é jogar corretamente sempre.


Dialogar sobre as mãos e tentar aprender a não tiltar. Gerenciamento de bankroll é importante para não sentirmos tanto quando alguém fizer uma jogada EV- e ganhar de nós. Esteja sempre preparado financeiramente para suportar os bad beats, pois eles estarão sempre presentes na vida de um jogador.

Lembre-se que é importante sempre jogar dentro do bankroll permitido e não se deixar abalar por resultados diários, pois os ganhos devem ser visualizados e maximizados ao longo prazo. Jogar uma sessão de uma hora onde você perde $50 não é nada.


Se suas mãos não entraram hoje, talvez você nem tenha recebido um AA e se recebeu pode ter caído contra uma mão que era inferior a sua. Esses fatores não podem interferir na sua maneira de jogar. Jogue correto, sempre!


Os resultados estão ai para aqueles que acreditam nos números.