Estratégia em torneios com recompras (rebuys)

Todos nós ficamos com um gosto ruim na boca quando saímos cedo de um torneio sem recompras (freezout), nesse momento gostaríamos de poder comprar mais fichas para seguir na competição.

Pois é exatamente o que você pode fazer nos torneios com recompras. Na primeira hora ou hora e meia, você pode comprar fichas quando as perde ou quando você tem menos do valor que te deram no início do evento.

Há muitas variações segundo os lugares, então é importante saber do sistema de recompras.

Além disso, no final do tempo de rebuys você quase sempre tem a oportunidade de comprar o add-on (fichas adicionais para começar a etapa seguinte de eliminação).
Em muitos salões de poker se usa a modalidade de torneio com recompras para ter uma boa bolsa com uma compra inicial e recompras baratas.Você pode usar diferentes estratégias para esses torneios, deve analisar os prós e contras em relação à tua situação particular e eleger a que te serve nos torneios de recompras ilimitadas.

Muito solto
Certos jogadores jogam muitas mãos (50% ou mais) de forma muito agressiva durante o período de rebuys, tentando acumular um grande monte de fichas para chegarem carregados à segunda etapa. Sua meta mandando e subindo sem descanso, é de receber uma boa mão de saída em algum momento ou ter sorte com uma fraca ou marginal.

O benefício desta estratégia é que, usualmente, você terá um monte maior ao se acabar o tempo de recompras que jogando com um estilo mais tradicional. Terá mais chance de chegar à mesa final ou de ganhar o torneio.Os que jogam assim, estão dispostos a arriscar muito dinheiro com a esperança de ganhar a vitória final.Um parênteses, citamos o exemplo de Daniel Negreanu, famoso por usar esta estratégia. Em um torneio de U$1.000 com rebuys da WSOP 2006 comprou 48 vezes.

Em teoria, jogar muito solto em um período inicial parece bom, mas na prática não é proveitoso para a maioria dos jogadores. Algumas vezes você acumula as recompras, mas não tem nada de fichas ao final desta etapa, ou tem um bom monte, mas não consegue chegar à mesa final. Lembre-se que os jogadores que praticam esta táctica precisam agarrar o 5º ou o 4º lugar para ficar empatado.
Use a estratégia muito solto se o dinheiro para você não tem muita importância e se só procura a emoção e a glória da vitória.

Um pouco mais solto de como você joga em um torneio sem recompras
Tem sentido jogar mais mãos e tomar uns riscos calculados no período de rebuys, mas você deve se controlar.
Pode rebaixar um pouco teus requerimentos de mãos iniciais, especialmente em boa posição e quando puder ver o flop por poucas fichas. Também pode defender teus blinds com mais freqüência, sabendo que teus oponentes são mais soltos que de costume e que se você pega algum bom tirará muitas fichas dele.

Arriscar algumas antes do flop pode te dar a oportunidade de ganhar um pot grande.Enquanto que jogar muito solto requer que você tenha que comprar 20 vezes ou mais, esta estratégia controlada te levará à segunda etapa com uns 2 ou até 5 rebuys.

Compra inicial E NÃO MAIS
Muitos jogadores com poder econômico limitado só jogam com as fichas que lhes dão no início, não têm a intenção de comprar mais.
Alguns pensam que esta estratégia é uma perda de tempo e dinheiro, e que os que a usam não têm nenhuma oportunidade de ganhar. Isso não é certo, mas jogar um monte limitado contra oponentes dispostos a repor o seu ao menor preço te põe em uma grande desvantagem.
Se você for um destes jogadores “não recompras” a paciência é a tua arma determinante. Não pode jogar tuas fichas ou uma boa porcentagem delas em situações duvidosas ou com pouca vantagem.

Você tem que esperar a ser claro favorito para se envolver em um pot, qualquer baixa significante de teu monte te põe em perigo.
Além de esperar uma boa mão ou um bom flop tem um lado muito positivo, já que teus adversários estão envolvidos em uma guerra constante e jogam com qualquer 2 cartas.Você precisa ganhar as mãos que joga para chegar longe no torneio, mas na etapa de recompras há muitas fichas sem dono no mesa.
A grande vantagem desta estratégia é que os demais jogadores colocam os odds para você. Cada vez que você chega aos prêmios tua ganância é grande e te permite jogar mais torneios até que você ganhe um, o qual é todo benefício.

Inversão pequena grande prêmio.
Uma variante desta rígida “não recompras” é comprar imediatamente uma vez para ter mais munições e jogar até que se acabem ou que chegue o final da etapa de rebuys.

Neste caso fique de olho nos montes dos demais jogadores ainda no torneio e decida si vai comprar o add-on. Não te arruinará e não estará jogando o tempo todo com um monte pequen
Em resumo, se você elimina o estilo muito solto para os torneios com recompras porque nunca é bom pôr os odds em nenhuma competição, o conceito “um pouco mais solto” te dará boas oportunidades de se aproveitar dos compradores maníacos e chegar quase sempre aos prêmios sem investir muito.

Para jogar SEM VOLTAR A COMPRAR há que ter muita paciência, muita disciplina e ser um bom jogador para escolher as jogadas nas quais você irá se envolver. Se sentir que não é o teu caso não gaste mal o teu dinheiro neste tipo de torneios, espere para provar tuas habilidades e tua sorte em torneios sem recompras (freezout), onde todos dispõem do mesmo monte de fichas.