Sua mão: A♣Q♥


Situação: Fases finais de um torneio principal. O jogador F é um jogador muito forte, jovem com um estilo super-agressivo, capaz de jogar qualquer duas cartas.

Sua mão: A♣Q♥

Ação para você: Os jogadores de A a E saíram. Jogador F põe $6,000. Jogador G e o small blind saíram. O pot é agora de $11,850. O vale $3,000 para chamar.

Pergunta: Você sai, chama, ou aumenta?
Resposta: Você tem que elevar aqui. Eu recomendaria fazer um aumento significativo de cerca do tamanho do pot, digo $12,000 a $15,000. Há várias razões por fazer um aumento de bom tamanho aqui, algo técnico e psicológico. Você tem uma mão legítima. Não há nenhum dano elevar o pot quando suas cartas forem fortes.

1. Você está fora de posição. Se você e o jogador F permanecerem no pot, você estará agindo primeiro na rodada de apostas subseqüente. Isso é uma grande desvantagem, assim você deveria fazer algum esforço para terminar a mão pelo menos logo.

2. Você precisa estabelecer domínio psicológico. Você quer os jogadores à mesa o temam, mas se você não puder adquirir medo, pelo menos adquira respeito. Como você e o big blind, este é seu pot. Defenda. Mostre para eles você não pode ser empurrado para fora.

3. O jogador F é um jogador duro com um estilo super-agressivo. Suchplayers são extremamente perigoso. Porque eles podem estar jogando qualquer duas cartas, você não poderá saber, depois que do flop, exatamente onde você está. Agora mesmo, você sabe que você tem uma boa mão, assim faça um movimento. Contra jogadores super-agressivos você quer resolver a mão depressa, ganhe ou perca.

Ação: Você chama. A pot é $14,850.

Flop: 9♣6♥5♦

Pergunta: O que é seu movimento?
Resposta: Este é um flop ruim para você. É um flop ruim para seu oponente? Contra um jogador que joga qualquer duas cartas, quem sabe? Pode não ter ajudado, ou ele pode ter um ou dois pares agora.

O melhor modo para lidar com essa situação é fazer uma aposta e ver o que acontece. Às vezes a aposta ganhará o pot. Às vezes você levará um aumento, e você pode jogar fora sua mão. Se você é chamado, você pode finalizar a mão a menos que você tenha sorte no turn.

Você quer jogar de tal modo que você adquire informações sobre o mão de seu oponente ao custo mínimo. Se você tem que agir primeiro, então apostar é o único modo para adquirir aquelas informações. Se você pede mesa, e ele aposta então, o que você sabe? Não muito, a não ser que você o coloque em uma situação onde ele tem uma aposta quase obrigatória não importa o que ele segura, e ele aposta então.

Seu dilema ilustra por que o aumento antes do flop era tão importante. Você perdeu o flop completamente, e o argumento por apostar ainda está compelindo. Mas se você tivesse feito o movimento antes do flop, o jogador F teria jogando fora muitas mãos que estão ganhando agora.

Ação: Você pede mesa. O jogador F também. O pot ainda é $14,850.

Um jogador agressivo conferiu quando ele poderia ter apostado. Você deveria está suspeito.

Quarta rua: 8♣

Pergunta: O que você faz agora?
Resposta: Você ainda não tem nada, e é muito provável que algo bateu na mão do jogador F. Desde que você só chamou antes do flop e pediu mesa depois, seu oponente não vai acreditar que você fez sua mão de repente. Peça mesa e tente ver a mão barato.

Ação: Você pede mesa novamente. Jogador F também confere.

Quinta rua: 2♣

Pergunta: E agora?
Resposta: Mantenha verificação, e espere que a mão seja conferida abaixo.

Ação: Você pede mesa, e o jogador F aposta $5,000. O que você faz?
Resposta: O vale $5,000 ver um pot de quase $20,000. Essas são vantagens excelentes. Claro que o jogador F lhe deu de qualquer maneira essas vantagens, assim você provavelmente está batido. Mas por via das dúvidas, eu chamaria de qualquer maneira.

Ação: Você chama, e o jogador F mostra A♠8♦ e ganha com um par de Oitos.

Num retrospecto, nós podemos ver o que o jogador F estava fazendo. Quando você chamou, mas não elevou antes do flop, ele o pôs provavelmente com um par de cartas altas. Quando você não apostou depois do flop, ele provavelmente pensou que suas cartas altas não incluíram um ás, assim você estava segurando algo provavelmente como rei-rainha ou rei-valete, talvez mesmo naipe. Depois do Turn bateu o par de oitos dele que provavelmente é bom, mas também era impróprio para ganhar muito dinheiro na mão. Naquele ponto uma aposta pequena provavelmente o seria interpretado como um pot-ladrão e poderia ser chamada que era a melhor chance dele para ganhar um pouco de dinheiro.

Note que o jogo passivo do jogador em sua posição o valeu um pot que poderia ter ganhado facilmente.