A Arte da Defesa


Se você sabe o estilo de um oponente, como você se defende?

Contra um jogador com estilo conservador, há pouca coisa que você pode fazer de forma surpreendente. Jogadores conservadores estão jogando com cartas boas. Se eles apostarem, e você não tem muito (uma boa mão), há pouco a se fazer e é melhor sair da frente deles. Quando eles estiverem no jogo, você precisa de uma mão forte para jogar contra eles. Claro que, este conselho ilustra o poder do estilo conservador que, contanto que as blinds sejam pequena relativo à quantidade de fichas, está perto de um ótimo estilo com um senso jogo-teórico. Até mesmo o jogador mais conservador estará blefando de vez em quando, e os blefes deles tenderão a ter muito êxito por causa da imagem que eles estabeleceram.

Contra um jogador super-agressivo, há várias coisas que você pode e tem que fazer. As duas estratégias defensivas principais são o the Hammer e a Rope-a-Dope.


The Hammer
Quando você vê um jogador super-agressivo dar ação em um pot, e você tem uma mão razoável, não chame apenas (call); venha para cima com um aumento grande (raise). Isto precisa coragem, mas se você avaliou seu oponente corretamente, você ganhará o pot imediatamente na grande maioria das vezes. Lembre-se que paradoxalmente, jogadores super-agressivos não estão procurando por confrontações caras. Eles querem continuar roubando as blinds e pots, investindo o mínimo possível das fichas deles no processo. De vez em quando, claro que eles terão na verdade uma grande mão e você ficará em grande dificuldade. Mas você realmente não tem outra escolha; se você e os outros jogadores não agirem, eventualmente o jogador super-agressivo levará todas as fichas da mesa. (Quando você vê um dos famosos jogadores agressivos na televisão em uma mesa final, note com que freqüência eles têm a maior ou a segunda maior pilha à mesa. Isso é porque os jogadores mais fracos desistiram ao longo do torneio.)

Exemplo No. 1.. O jogo é o no-limit hold'em, você é o quarto a falar na mesa e está com a seguinte mão: K -Q . O primeiro a falar dá “fold”. Um jogador super agressivo na segunda posição abre o triplo do big blind. O terceiro a falar também dá “fold”. Desconsiderando a quantidade de fichas que você e seu oponente têm no momento, o que você faria?.

Resposta: Venha por cima com um grande “raise”, do tamanho do pote ou até mesmo maior. Um jogador conservador precisaria de uma mão muito boa para apostar na segunda posição, e contra esse tipo de jogador você poderia se desfazer tranquilamente do seu KQ off. Porém, contra um tipo de jogador que se propõe a apostar com qualquer lixo, KQ é uma mão razoável, então a jogue agressivamente.

Rope-a-Dope
Quando se tem uma mão forte e confiável você pode apenas dar “call” num jogador super agressivo, de preferência naquelas mãos que o que seria normal seria dar “raise” em outros tipos de jogador. Indicando uma mão indiferente ou uma queda, você o encoraja a continuar tentando te expulsar do pote. Empregando essa estratégia, dê apenas um “raise” no final da mão.

Exemplo No. 2.. O jogo é o no-limit hold’em, você recebe um A -K numa “middle position” e faz uma aposta modesta. Um jogador ultra agressivo jogando no botão entra de “raise” e você apenas dá “call”. O flop vem K -8 -3 . Desconsiderando a quantidade de fichas que você e seu oponente têm no momento, o que você faria?

Resposta: Dê apenas “check”, e quando ele apostar contra você, dê “call” novamente. Repita essa estratégia no turn. No river, dê “check” ou aposte aproximadamente metade do que tem no pote e veja se ele irá pagar. Lembre-se: Contra jogadores ultra agressivos qualquer mão sua é mais forte do que elas aparentam ser, pois eles costumam jogar com mãos mais fracas do que a maioria dos outros jogadores.

Mostrando as Mãos
Administrar as mãos que você escolhe mostrar ou não mostrar é uma habilidade crucial para jogadores de diferentes estilos. O conselho geral é não mostrar suas cartas a menos que você tenha uma boa razão. Quanto mais mãos você mostrar, mais informações sobre seu estilo estarão sendo reveladas para um astuto e observante oponente. É uma boa regra, e que eu pessoalmente nunca violo.

Mas se você estiver jogando um estilo diferente, pode haver um pouco de vantagem tática ocasionalmente e voluntariamente de se mostrar uma mão. Eu assisti uma vez um dos mais prósperos jogadores super-agressivos como ele jogou na fase inicial de um torneio de No-limit Hold’em. Embora eu não pudesse ver as cartas dele, eu notei que ele estava jogando um-terço das mãos no primeiro par de horas. Ele era o único jogador de nome à mesa dele, e os outros jogadores estavam lhe outorgando bastante respeito. Ele estava agarrando muitos pots pequenos com aumentos oportunos antes ou depois do flop. Durante o tempo que estava assistindo, ele nunca na verdade teve que mostrar uma mão. Periodicamente, porém, ele inverteria as cartas dele quando ele apostou e o oponente dele saiu fora - um ás-rei aqui, ás-rainha lá, e alguns pares. O que ele estava fazendo controlava a mesa mostrando as mãos onde ele não estava blefando, como se dizer “Ok, estou jogando muitos pots, mas vê, eu realmente estou segurando grandes cartas." Claro que, ele não estava mostrando a maioria das mãos em que ele estava segurando um absoluto lixo. Mas desde que as pessoas se lembram do que eles vêem, e não do que eles não vêem, ele estava deixando uma impressão de um jogador que não pôde ser enfrentado a menos que você estivesse segurando grandes cartas.

Considerando que o estilo super-agressivo é construído ao redor de roubar pots, é muito importante os doutores desse estilo manterna freqüência de blefes deles bem-escondida. Uma tática que trabalha para este propósito é fazer uma aposta somente no fim de uma mão e evitar de exibi-la. É um movimento incomum, mas funciona quando você ganha o pot e impede seus oponentes de ver o que você está jogando.