Jogar Heads-Up - Parte 4

by John Vorhaus

Em um jogo, a quantidade de fichas é tudo.

O número de fichas que você tem, relativo ao tamanho da pilha de seu inimigo, influenciará quase tanto como os cartas que você segura para suas opções de apostas e decisões.

Um jogo de heads-up começa com cada jogador segurando 1000 em fichas, com os blinds em 5 e 10, e com o small blind no botão.

A quantidade de ficha sobe e desaba exatamente como uma gangorra: O que eu o ganho perco, e vice-versa. Pensando nisto, eu gostaria de apresentar as três zonas de jogo relacionadas, e discutir como a zona que você está gera impactos no seu modo de apostar.

A zona de jogo mais prevalecente está entre 500 e 1500 fichas, o que eu chamo de BFM ou Big Fat Middle (Meio Grande e Gordo). Enquanto for possível e ter sorte e ganhe a partida no BFM, mas seu real objetivo aqui é juntar bastantes fichas para se levantar acima de 1500.

Se você tiver mais de 1500 fichas, você está no DP ou Domination Position (Posição Dominante). Nesta situação, você tem duas metas: manter seu DP; e ganhar a partida.

É dito que você é IP com menos de 500 fichas, ou In Peril (em Perigo). Um jogador de IP tem que se esforçar para sobreviver, escapar da zona de IP, voltar ao BFM, e voltar para a disputa da partida.

A maioria dos jogadores não percebe isto, mas o jogo é muito menos sobre ganhar as fichas de seu inimigo e sim sobre sair de uma posição perigosa, ficando você fora de tal posição.

Eu figuro se contra qualquer inimigo abaixo 500 em fichas, eu deveria poder terminar a partida. Igualmente, eu reconheço que se eu estiver abaixo de 500 em fichas, eu vou precisar de coragem e boa sorte para sair daquele buraco.

Assim é o buraco que eu tento ficar fora a todo custo!

Isto muda como eu penso em fazer ou chamar apostas. Se uma aposta não colocar eu ou meu inimigo no IP, eu realmente não me preocupo de uma maneira ou de outra com isto. É somente outra parada ao longo da longa estrada para a vitória.

Simplesmente coloque, não importa a aposta - sempre - se não o mova ou seu inimigo de uma zona para outra.

Diga você está segurando 940 em fichas e seu inimigo aposto 60 em um pot de 60-fichas no river. Se você chama aquela aposta ou não, você ainda concluirá a mão no BFM, e começa a próxima mão no BFM, sem troca de material no equilíbrio de forças.

Mas se você está segurando 940 em fichas e seu inimigo aposto 600, é uma situação totalmente diferente. Chamando aquela aposta resultará em uma mudança de estado para ambos. Se você ganhar, você será DP e ele será IP. Se você perder, ao contrário. De qualquer modo, ambos serão mudados do BFM.

A menos que você esteja bastante confiante que você vai ganhar aquela aposta, não há nenhuma razão para simplesmente chamar. Você não quer arriscar estados inconstantes, já, se houver uma chance razoável que você terminará na zona de IP.

Lembre-se, seu ás na manga nesta partida é sua superior compreensão e habilidade. Você não tem medo de jogar fora mão depois de mão, tão longo como o mantém em contenção. Você sabe que seu inimigo lhe dará eventualmente uma abertura que você pode explorar. Você quer estar no BFM quando isso acontece, de forma que você pode mover para DP, e ganhar a partida de lá.

Esta compreensão cria uma maravilhosa oportunidade de apostar se você tiver bastante compreensão para ver isto e agarrar a oportunidade. Busque essas circunstâncias onde você pode fazer uma aposta que, se próspero, o moverá para DP, mas se não ainda o deixará no BFM.
Por exemplo, suponha que você tem algo como 1300 fichas e seu inimigo 700. Nesta circunstância, se você aposta 250 e ganha, você move seu inimigo para o IP, mas se você aposta 250 e perde, você ainda está no BFM. Este é um movimento forte que você pode dispor para fazer.

Se a situação é invertida, e você segura 700, você quer estar muito confiante do sucesso antes de fazer esta grande aposta. Se você estiver errado - se seu inimigo chama quando você achou que ele sairia, ou se ele chama com uma mão melhor que você esperou - você se muda para o estado de IP.

Nunca voluntariosamente se mude para o estado de IP.

Se você fizer apenas o que é correto, você deve ter uma possibilidade de melhor que à média de ganhar a maioria das partidas.

É isso por hora...