O Modo para Aproximar os Odds - Clonie Gowen

São muito difíceis de calcular as vantagens exatas de bater em uma mão desenhada quando você estiver sentando à uma mesa de pôquer.

A menos que você seja um gênio com um presente para matemática como Chris Ferguson, você não poderá fazer isto. Isso nós deixa duas opções restando:

A primeira opção é sentar em casa com uma calculadora, calcular as vantagens para toda possível combinação de mãos, e então as memorizar. Deste modo, não importa que situação venha para cima, você sempre sabe as vantagens. Mas para nós que não temos uma memória perfeita, há um modo mais fácil.

Aqui está um truque simples por calcular essas vantagens. A primeira coisa que você precisa fazer é entender quantos "outs" você tem.

Um "out" é qualquer carta que lhe ajuda. Fazer isto, simplesmente conte o número de cartas disponíveis que ajude à você ter a mão que está puxando.
Por exemplo: suponha você segura Ah 8h e o flop vem Qd 9h 4h . Você tem uma puxada para um flush.

Há treze paus na coberta e você está olhando para quatro deles - os dois em sua mão, e os dois na mesa. Isso deixa nove paus sobrando na coberta, e duas chances para bater um deles.

O truque para entender a chance de porcentagem aproximada de bater o flush é multiplicar seus outs vezes o número de chances para bater sua mão. Neste caso que seria nove outs multiplicado por duas chances, ou dezoito.

Então pegue este número, multiplique por dois, e soma um sinal de porcentagem. A porcentagem aproximada das vezes que você fará o rubor é 36%. (A porcentagem exata é 34.97%.)

Agora digamos que naquele mesmo flop você segura o Jh Th . Neste caso você teria uma puxada para uma seqüência aberta-fechada com oito outs para bater (quatro reis e quatro eights). Oito outs com duas cartas para vir lhe dão dezesseis outs. Multiplique por dois e você baterá a seqüência aproximadamente 32% (31.46% exatamente).

Uma coisa importante para se lembrar é que a porcentagem declarada somente é a porcentagem do tempo que você baterá a mão você está puxando, NÃO a porcentagem do tempo que você ganhará o pot.

Você pode bater sua mão e ainda pode perder. No primeiro exemplo, o Q emparelhará na mesa e pode dar um full house.
No segundo exemplo o K e os 8 porão um possível flush na mesa, enquanto lhe dando a seqüência, mas não necessariamente a mão premiada.

Mas, sabendo a probabilidade aproximada de fazer sua mão é um bom passo inicial na estrada para um pôquer melhor.