Sit & Go - Howard Lederer


Os Sit&Gos (S&G) é o grande presente do pôquer on-line ao aspirante jogador de torneio.


Antes do S&G, experiência de mesa final era difícil de se ver. Você poderia entrar em uma dúzia de torneios multi-mesa e nunca poderia se achar a uma mesa final. Ou você poderia fazer uma ou duas, e ser batido fora em 8º ou 9º lugar.


Adaptar-se a um número já diminuído de jogadores a uma única mesa é uma habilidade crucial em torneios de pôquer, e é uma experiência dura para investir muito tempo e dinheiro. On-line, esta experiência está ao alcance do mouse.


As vantagens do S&G são muitas. Para autores, é barato, ou até mesmo gratuito. Também é divertido, e conveniente: Você não precisa se programar - um S&NG começa toda vez que a mesa enche - e normalmente termina em menos que uma hora.


É um simulador de vôo de jogo de Mesa Final, e dominar isto deveria ser considerado lição de casa obrigatória para um sério estudante.

Agora que você sabe que por que você deveria jogar, olhemos como:

A diferença mais óbvia entre um S&G e um torneio de multi-mesa é que quando alguém sair de um S&G, não há alguém esperando preencher o lugar dele. Jogo de Multi-mesa consiste principalmente em mesa cheia, pôquer de ring game (ou cash game).


Mas quando são eliminados os jogadores de um S&G, a mesa fica mais curta - e maõs-curta. Esta redução de jogadores serve basicamente aumentar artificialmente as antes. Por exemplo, digamos que você está jogando cinco-mãos e os blinds estão em 100-200: Você está pagando 300 nas blinds por cada cinco mãos, ou 60 por mão. Assim que alguém seja batido fora, você está em quatro-mãos.

Agora você está pagando 75 por mão - um aumento de 25% - apesar do fato que os blinds permaneceram o mesmo. Adequadamente, você é forçado a jogar mais, ou corre o risco de ser batido fora.

Como o tamanho dos blinds relativo ao tamanho de pilha de fichas, um papel principal deveria tocar sempre em você da seleção de mãos, eu recomendo sair das conservadoras exigências de mão.

Isto serve em duas funções:

Primeiro, os blinds ditam que você joga bastante conservador no começo; os blinds são pequenos e você tem nove-mãos, assim elas não vêm muito freqüentemente.


Segundo, isto lhe ajuda a estabelecer uma imagem conservadora que você tem esperança que pagaram posteriormente quando os blinds forem altos e você realmente pode precisar de um oportuno roubo de pot.


Mas há outra razão não tão óbvia para jogar mais conservador cedo e mais solto depois: A estrutura de pagamento recompensa o jogo conservador. A maioria dos pagamentos de S&G é 50% ao primeiro, 30% segundo, e 20% para o terceiro.

Com estas ordens de estrutura de pagamento você joga para ficar em terceiro. Por que?


Olhando para a estrutura de pagamento outro modo poderia ajudar. Basicamente, os meios de pagamento premiam 60% uma vez estando abaixo três jogadores, são premiados 20% quando você baixa dois jogadores, e o final são premiados 20% ao vencedor. Se você há pouco puder ficar em terceiro, você adquire um-terço de 60% da premiação pelo menos, ou seja 20%. Você conseguiu um lucro, e tem uma chance para ganhar até 30% mais.


Só que agora você está no topo com três e sua estratégia deveria mudar drasticamente. Agora pague para jogar parar o ganhar.


Olhemos novamente para os números:

60% da premiação estão fora da mesa, e promovendo uma colocação acima vale outros 10%. Mas uma posição e um extra de 30% - isso é que o primeiro ganha quase três vezes mais para que o segundo.


E com a ida dos blinds para cima, jogando para ganhar é até mesmo mais claro como o jogo correto.

Eu vejo muitos jogadores empregarem uma estratégia quase oposta. Eles figuram como quem não têm nada a perder, assim eles vão para um rápido dobrar-para cima cedo. Eles se arriscam muito cedo quando, na visão deles, não há "nada na frente". Então, uma vez eles que estão no dinheiro, eles apertam para cima, pensando naquele pagamento extra por promover uma posição.


Se você começa a repensar seu S&G aproxime- se e adote uma estratégia "lento cedo, rápido depois", você verá uma melhoria quase imediata em seus resultados.