A Arte da Defesa - Lições de Harrington


A Arte da Defesa
Se você sabe o estilo de um oponente, como você se defende?

Contra um jogador com estilo conservador, há pouca coisa que você pode fazer de forma surpreendente. Jogadores conservadores estão jogando com cartas boas. Se eles apostarem, e você não tem muito (uma boa mão), há pouco a se fazer e é melhor sair da frente deles. Quando eles estiverem no jogo, você precisa de uma mão forte para jogar contra eles. Claro que, este conselho ilustra o poder do estilo conservador que, contanto que as blinds sejam pequena relativo à quantidade de fichas, está perto de um ótimo estilo com um senso jogo-teórico. Até mesmo o jogador mais conservador estará blefando de vez em quando, e os blefes deles tenderão a ter muito êxito por causa da imagem que eles estabeleceram.

Contra um jogador super-agressivo, há várias coisas que você pode e tem que fazer. As duas estratégias defensivas principais são o the Hammer e a Rope-a-Dope.


The Hammer
Quando você vê um jogador super-agressivo dar ação em um pot, e você tem uma mão razoável, não chame apenas (call); venha para cima com um aumento grande (raise). Isto precisa coragem, mas se você avaliou seu oponente corretamente, você ganhará o pot imediatamente na grande maioria das vezes. Lembre-se que paradoxalmente, jogadores super-agressivos não estão procurando por confrontações caras. Eles querem continuar roubando as blinds e pots, investindo o mínimo possível das fichas deles no processo. De vez em quando, claro que eles terão na verdade uma grande mão e você ficará em grande dificuldade. Mas você realmente não tem outra escolha; se você e os outros jogadores não agirem, eventualmente o jogador super-agressivo levará todas as fichas da mesa. (Quando você vê um dos famosos jogadores agressivos na televisão em uma mesa final, note com que freqüência eles têm a maior ou a segunda maior pilha à mesa. Isso é porque os jogadores mais fracos desistiram ao longo do torneio.)

Exemplo No. 1.. O jogo é o no-limit hold'em, você é o quarto a falar na mesa e está com a seguinte mão: K -Q . O primeiro a falar dá “fold”. Um jogador super agressivo na segunda posição abre o triplo do big blind. O terceiro a falar também dá “fold”. Desconsiderando a quantidade de fichas que você e seu oponente têm no momento, o que você faria?.

Resposta: Venha por cima com um grande “raise”, do tamanho do pote ou até mesmo maior. Um jogador conservador precisaria de uma mão muito boa para apostar na segunda posição, e contra esse tipo de jogador você poderia se desfazer tranquilamente do seu KQ off. Porém, contra um tipo de jogador que se propõe a apostar com qualquer lixo, KQ é uma mão razoável, então a jogue agressivamente.

Rope-a-Dope
Quando se tem uma mão forte e confiável você pode apenas dar “call” num jogador super agressivo, de preferência naquelas mãos que o que seria normal seria dar “raise” em outros tipos de jogador. Indicando uma mão indiferente ou uma queda, você o encoraja a continuar tentando te expulsar do pote. Empregando essa estratégia, dê apenas um “raise” no final da mão.

Exemplo No. 2.. O jogo é o no-limit hold’em, você recebe um A -K numa “middle position” e faz uma aposta modesta. Um jogador ultra agressivo jogando no botão entra de “raise” e você apenas dá “call”. O flop vem K -8 -3 . Desconsiderando a quantidade de fichas que você e seu oponente têm no momento, o que você faria?

Resposta: Dê apenas “check”, e quando ele apostar contra você, dê “call” novamente. Repita essa estratégia no turn. No river, dê “check” ou aposte aproximadamente metade do que tem no pote e veja se ele irá pagar. Lembre-se: Contra jogadores ultra agressivos qualquer mão sua é mais forte do que elas aparentam ser, pois eles costumam jogar com mãos mais fracas do que a maioria dos outros jogadores.