Sit´s de Pingo Baixo - O que vc queria saber, mas teve verganha de perguntar


Eu vou postar um artigo que retirei do clube do poker (http://www.clubedopoker.com/) no inicio do ano passado e que deve ser aplicado ao jogar sit´go.


Eu tenho jogado no Pokerstars e saindo dos Sit´s de 5,00 indo para o 16,00 e alguns tiros no 60, todos no módulo Speed ... Não venho notando tanta diferença nos niveis de jogo, notem que minhas estatisticas são bem modestas, porem só quero ratificar o que o autor do texto diz:


"Sitgos speed de $22 -

O que você queria saber, mas teve vergonha de perguntar.

Pingo baixo


A idéia principal desse artigo é informar as diferenças dos torneios sitgos caros e baratos, e as características diferentes do novo “speed”.

O CK jogou um grande tempo nos sitgos de $33 na época em que só se podiam abrir quatro mesas, e me lembro dele ter falado que quando passou pras mesas de $100 e 200 não sentiu diferença alguma.

EXAGEROS a parte, isso é essencialmente verdadeiro, a base de qualquer jogo, caro ou barato, speed ou normal, é ser agressivo e jogando pra ficar em primeiro lugar, vale dizer, começou o jogo, pode-se sair do torneio a qualquer momento, mas em longo prazo a derrota é certa pra quem joga de forma “cautelosa” e com medo.

Porém existe uma série de pequenas diferenças a serem abordadas, e aqui vou falar da fase inicial do torneio.

Em primeiríssimo lugar, não pensem que só porque o torneio custa $22 no bolso do gringo que está na sua mesa que ele não sente a pressão financeira. Claro que pra padrão americano isso é realmente muito pouco, mas tem uma gama de jogadores com bankroll virtual em torno de $100 jogando nessas mesas, e muitos inclusive com seus últimos dólares e desesperados pra figurar na zona de premiação.

Por outro lado o nível geral dos jogadores é baixíssimo, e é muito raro você se deparar com um profissional de poker nessas mesas, que vai ser obrigado a jogar muitos sitgos simultaneamente, e certamente não será de primeira linha.

Consequentemente, a maioria esmagadora vai estar lá apenas para brincar de jogar ficha ou pelo vício ou os dois juntos, e essa categoria de jogador pode até em uma porcentagem pequena estudar e se preparar, porém no inicio muitos não sabem do conceito de que você deve modificar a maneira de jogar conforme os valores dos pingos vão se alterando. No início, é necessária uma postura super tight, quase que esperando uma mão premiada pra se jogar nessas mesas baratas. È consenso entre os grandes autores de que você deve jogar de forma inversa a mesa pra se ter expectativa positiva, portanto se a mesa é ”solta” no início, você deve ser tight, se é super-solta, jogue super tight. Mais de 90% das vezes os sitgos de $22 se enquadram nesses dois casos, o que não é verdade nos sitgos de $100 repletos de profissionais.

Quando falo que a mesa é “solta” ou loose no inicio, quero dizer que três ou quatro jogadores sem qualquer noção estarão se alterando pra ver o flop com qualquer mão do mesmo naipe, por exemplo, e nada impede que eles acumulem ficha no início e tenham alegria no final do sitgo (agradeço a Deus que seja assim!).

Já vi muita gente reclamando que essas mesas de $22 não dão pra impor técnica se tem sempre jogador pagando um raise de AK com 92 suted na mão, mas afirmo que são exatamente esses jogadores que fazem o seu ROI (retorno de investimento) subir enormemente em longo prazo. Quando falo “longo prazo” quero dizer um número tal de torneios em que o fator sorte desaparece, que em minha opinião fica entre 500 e 1000 torneios jogados. Issso mesmo, ANTES de COGITAR passar pro próximo nível, não pense que 150 torneiozinhos são suficientes pra se tirar qualquer conclusão sobre seu nível de jogo, o que obviamente também não significa que existam os talentosos que queimam etapas e se sobressaiam como o Luciano Monte e tcarriço (porém toda exceção só serve pra confirmar a regra geral).

Mas no início não é exatamente a hora em que os jogadores horríveis estão doando fichas, portanto não seria correto jogar mais mãos pra tentar engordar rapidamente?


NÃOOOOOOOOOO.



  • Primeiro porque a chance de você ter uma mão premiada nos três primeiros níveis (até 50/100) existe naturalmente.

  • Segundo porque você jogar uma mão tipo J9, A8, 10 Q, sweted ou não, é pedir por encrenca na hora errada, deixe que os oponentes se matem naturalmente que ficará mais fácil de jogar quando restarem seis na mesa e o pingo estiver apetitoso.

  • Terceiro e muito importante, você ao pingar 40 pra TENTAR ver o flop (o que você vai fazer se houver um raise de 250 com seu “magnífico” A10 na mão?), na realidade não está pagando 40, e sim bem mais, pois esses 40 que saíram da sua pilha de fichas custam mais 40 que você deixa de ganhar caso você dobre, além dos 40 que o oponente engordou, e por fim mais 40 fichas que serão dobradas pelo oponente possivelmente.

  • E quarto pelo simples fato que mesmo sendo torneio speed, existe sim essa fase de pingo baixo em que o valor a se ganhar do “roubo” de pingo é pequeno, e que tem muitos jogadores na mesa, o que significa que a chance de ter alguém te esperando com par de AA ,KK ou QQ contra seu par de JJ seja de 15%, bem como seu “fantástico” AQ sweted esteja te matando quando você “flopa” o A e o oponente tenha um AK na mão ou bata dois pares ou trinca contra você que se achou absoluto.

Pra se evitar que essas “INJUSTIÇAS” aconteçam, e que objetos indefesos da casa sejam esmurrados, é MUITÍSSIMO importante que se isole o adversário quando se quer jogar uma mão de raise.


Abs.