ESTRATEGIA PARA ST´GO - Um movimento especial: Blindsteals


A vida de um jogador nas blinds não é fácil.
Eles têm de investir fichas, antes mesmo de terem oportunidade de ver as próprias cartas.
Eles gastam dinheiro em cartas, que podem ser qualquer combinação de cartas, e são sempre os primeiros a actuar no flop, o que torna a situação ainda pior.

Eles raramente têm uma boa mão, só se conseguem defender dos ataques muito mal, e ainda por cima têm de investir fichas para fazer isto. Como os jogadores nas blinds estão numa situação assim tão má, um jogador suiço disse uma vez: “Alto aí, já existem no pot fichas para ganhar.

Os Caras nas blinds raramente têm uma boa mão, e mesmo que elas me enfrentem, eu continuo a ter posição sobre elas depois do flop, por isso posso continuar a jogar confortavelmente. Porque é que eu não jogo mais mãos e não faço mais raises nesta posição, para assim colocar as blinds sobre pressão?” Assim meu dito, assim meu feito – o Blindstealing era inventado.


IMPORTANTE

Blindstealing quer dizer fazer raise antes do flop, mesmo com mãos fracas para assim colocar pressão nos jogadores que estão nas blinds, e fazer com que eles possivelmente façam fold. Deve-se chamar a atenção para que o Blindstealing só é lucrativo se as blinds são relativamente altas em comparação com as stacks de fichas. Iniciar o roubo das blinds na fase inicial de um torneio não tem qualquer lógica, muito arricado e inutil. Você só irá iniciar a fazer isso quando a sua stack de fichas atingir as 24 Big Blinds ou menos.Este artigo explica como este movimento funciona, ao que você deve dar atenção e quais as mãos com que você pode atacar as blinds. Se você souber como roubar as blinds, terá prendido um movimento fundamental de que precisará no poker, e não só em torneios.


Quando é que devem atacar as blinds?

Blindstealing quer dizer que vocês estão sistematicamente a atacar ambos os jogadores que estão nas blinds, ao fazerem raise antes do flop.
Eles são os vossos adversários.

Vocês não vão querer implicar com outros jogadores.Não querem necessariamente ver o flop, porque vão roubar normalmente as blinds com mãos mais fracas. Tudo o que querem fazer é fazer raise antes do flop, e com isso fazer com que as blinds façam fold e assim receber as fichas deles. Este é o objetivo principal.

Quando é que devo atacar as Blinds?

Estão nas últimas posições (Cutoff ou Botão) ou na Small Blind.
E toda a gente à vossa frente fez fold.

Se começarem a atacar as blinds a partir das primeiras posições, a hipótese de haver alguém que tenha uma boa mão e que vos queira defrontar é muito grande. Vocês só querem as blinds, não problemas. Por isso, só atacam as blinds a partir das últimas posições, o Cutoff, o Botão e a Small Blind, porque assim o vosso único adversário é a Big Blind. Isto também quer dizer que ninguém à vossa frente entrou na mão, porque senão teriam de defrontar esse jogador.

Com que mãos vocês atacam as blinds?
Blindstealing não quer dizer atacar as blinds com quaisquer mãos. Existe sempre a possibilidade de que alguém tenha uma mão jogável, ou de que alguém faça call só para jogar contra vocês. Por isso, a vossa mão não deve ser muito fraca.
As mãos mais apropriadas para atacar as blinds dependem da vossa posição, ora se estão no Cutoff, no Botão ou na Small Blind.

Vocês estão no Cutoff:
Ases: AJ>

Reis: KQ

Pares: Todos os pares desde 99 até 66

Vocês estão no Botão:
Ases: AJ, AT

Reis: KQ, KJ, KT

Damas: QJ

Pares: Todos os pares desde 99 até 22.

Vocês estão na Small Blind:
Ases: AJ, AT, A9, A8

Reis: KQ, KJ, KT, K9

Damas: QJ, QT

Pares: Todos os pares desde 99 até 22