Continuação do post de STG ... Fase 3 - o grande final

O jogo só começa realmente agora.

Você esperou por esse momento o tempo todo e tentou salvar suas fichas para sobreviver até agora.
A fase do push-fold começa agora.
Os blinds estão altos e os stacks estão pequenos em comparação à eles. Só existem duas jogadas que você pode fazer.
Ou você vai all-in (push) antes do flop ou você folda a sua mão.

Tudo é decidido entre essas duas alternativas.
Só jogar cartas boas no começo de um campeonato não é nenhuma ciência.
Entretanto,fazer a jogada certa na fase de push-fold não é tão fácil assim.Você não tem que se preocupar porque os especialistas em campeonatos encontraram uma maneira de ensinar a você essa “ciência” de uma maneira que você aprende fazendo, pra que você não tenha que estudar 8 semestres de “tournament play”.

...como reconhecer que você está enfrentando uma decisão de push ou fold
...no que sua decisão depende

  • Você enfrenta uma decisão de push ou fold se...
    ...você tem 13 big blinds ou menos
    ...todos os jogadores atras de você tem 13 big blinds ou menos

Você está na mesa de poker e jogou bem até agora.Talvez existam 5,4 ou até mesmo 3 jogadores sobrando, e você já entrou nos lugares que são pagos.

Você está segurando 2 cartas, e a situação é a seguinte: o que você faz?

A perguta mais velha de todas?

  • Basicamente você tem que lembrar os 5 fatores nos quais a sua decisão depende:
    Quantas fichas você tem?
    Quantas fichas os seus oponentes tem?
    O que os oponentes antes de você fizeram?
    Em qual posição você está, quantos jogadores ainda tem pra agir depois de você?
    Quais cartas você tem?
  • Quantas fichas você tem?

Quanto menos fichas você tiver,sobre mais pressão você estará, logo, tendo que ir all-in mais frequentemente

  • Quantas fichas os seus oponentes tem?

Uma questão interessante é: Como estão os stacks em comparação um ao outro?Por exemplo, presuma que existem 4 jogadores sobrando.Você tem 13 big blinds, outros 2 jogadores tem 13 big blinds e o quarto jogador tem 3 big blinds.Você está a um lugar de ser pago,Você não quer atacar os jogadores que tem 13 big blinds porque eles podem te eliminar em uma mão.O jogador com 3 big blinds está sob muita pressão e existe uma grande chance que ele seja eliminado da mesa antes de você, logo, você fica mais tight.

Outra situação na qual você ficará mais tight é, por exemplo, quando você está jogando contra um oponente que tem fichas suficientes que não o machucará perder uma vez para você,Quanto mais for machucar alguém perder para você,o mais agressivo você pode jogar contra ele. Para jogadores que pensam e jogam estrategicamente como você,o número de fichas pode criar uma claridade sobre com quais mãos eles irão all-in e com quais mãos eles darão call em um all-in.

Alguém com 13 big blinds vai all-in com um range menor e mais forte do que alguém com 4 big blinds.

  • O que os jogadores antes de você fizeram?

O autor Dan Harrington deu forma a idéia primeiramente na sua série de livros “Harrington on Holdem”. Por trás disso está o simples fato de que você pode ir all-in muito mais se você é o primeiro jogador a entrar na mão do que se alguns jogadores já entraram na mão.Você irá jogar bem menos mãos nessas situações porque a chance de alguém dar call no seu all-in é muito maior.

Outro caso é se alguém deu all-in antes de você e você está pensando em dar call,Tem uma grande diferença em ir all-in e pagar um all-in porque no segundo caso você tem que ter a melhor mão,enquanto que o lucro do primeiro caso vem de fazer mãos melhores foldarem.

  • Em qual posição você está e quantos jogadores têm para agir depois de você?

É óbvio que quanto mais jogadores pra agir depois de você,maior a chance de alguém segurando uma boa mão com a qual queira jogar.

Sua posição é muito importante até na fase de push e fold.

  • Que cartas você tem?

Apesar que, dependendo do seu stack de fichas,você poderia ir all-in com muitas mãos na fase de push e fold, suas cartas não são relevantes.

Quanto maior as cartas,melhor. Por outro lado, por exemplo,um ás nem sempre é bom porque se outro jogador pagar, ele muito provavelmente pagará com um ás melhor. Você tem que olhar pra isso de um ponto de vista relativo.

Um T9 do mesmo naipe poderia definitivamente representar uma mão melhor do que um A3 Para colocar essa ciência da fase de push ou fold numa perspective matemática o ICM(Independent Chip Model) foi criado.

Ele basicamente converte fichas em valores reais de dinheiro.É claro que você não está jogando por fichas,e sim pra alcançar um lugar pago no torneio.O princípio de se manter vivo no torneio é aplicado novamente.

O ICM mostra como dada ação afeta o lugar que você conseguirá com aquela probabilidade. Jogando de acordo com o ICM é muito complexo, e vou colocar outro artigo na sequencia explicando um pouco dessa matematica...

A melhor coisa a se fazer é tomar algum tempo, fazer as lições e praticar a sua estratégia de push e fold.Quanto mais mãos você jogar o mais preciso você vai ficar.

Olhe pra avaliação e pros conselhos pra entender a conexão entre a situação, contagem de fichas e as mãos com as quais você moveria all-in.

É óbvio que você não pode aprender a estratégia perfeita em alguns minutos. Se fosse fácil assim,seus oponentes poderiam fazer isso tão bem quanto você.Invista um pouco de tempo e logo você será recompensado com boas colocações e muitos ganhos.

  • RESUMO:

A fase de push ou fold é provavelmente a fase mais complexa em um torneio, mesmo só tendo duas jogadas possíveis: ir all-in ou foldar.

Você sabe que o numero de 13 big blind é o nível crucial. Se você ou seus oponentes que tem que agir depois de você tiverem 13 big blinds ou menos,você está enfrentando uma decisão entre push ou fold.

Um modelo matemático,o ICM determina a estratégia nessa fase especial.Você pode se preparar jogando pra essa parte do jogo com o treinamento e aprender mais sobre esse modelo nos próximos posts.