Dinâmicas Sit and Go - (PUSH/FOLD)

Como prometido no artigo anterior, vou postar um artigo que tenho arquivado, porem não lembro de que site/blog eu retirei,
Fica aqui registrado a minha insatisfação de não poder dar o credito de direito ao Autor do artigo.

Se alguem lembrar ou conhecer pode comentar que farei a correção.

Abs.

...
Bubble de um sit and go de 11$. Você e mais três jogadores têm exatamente o mesmo número de fichas (5000) cada um antes de postar os blinds que estão em 400/800.

Você é o big blind.
O cut-off e o button foldam enquanto o small blind vai allin.
Você tem AJo e está pensando se dá call ou folda quando acontece um bug no software e ele começa a mostrar as cartas de seu adversário.
Você vê a mão dele KQs e rapidamente faz as contas de pot odds.
Então, call ou fold?
"Tenho que investir 4200 fichas pra ganhar 5800, tendo 56% de chance de ganhar contra 44% de chance de perder aproximadamente. Que call fácil!"
Instantaneamente você clica no call. Vê o flop de A35 pra sua alegria, turn T e river J. Seu adversário faz um straight runner-runner.

Claro, você começa a xingar de tudo a mãe do infeliz que te ganhou, taca o mouse pela janela e joga o computador na piscina. "Porra! Faço tudo certo, boto todas as fichas allin como favorito e perco presses imbecis! Não há nada que eu pudesse fazer de diferente... Pelo menos posso me consolar com o fato de que no longo prazo eu ganho dinheiro fazendo esse call.
Vou lá na piscina ver se o computador ainda tá funcionando pra eu entrar em outro sit and go..."


Espere.
Antes de entrar em outro sng deixe eu te contar uma coisa e não fique chateado.

Você mereceu o runner-runner. Você mereceu perder.
"Tá maluco, Roberto?" Deixe-me explicar.
Você não ganha dinheiro no longo prazo fazendo esse call, você ganha fichas. "E não dá no mesmo?" Infelizmente não. Pense...
O que realmente valem essas fichas para você? Antes de postar os blinds cada jogador tinha 5000 fichas. Tendo todos o mesmo número de fichas e ignorando o componente skill, é fácil de responder. O prize pool é de 100 dólares. Tendo cada jogador um quarto das fichas e a mesma chance de ficar em 1º, 2º, 3º e 4º, cada um deles possui virtualmente um quarto do prize pool, ou seja, suas 5000 fichas valem 25$. E se você e outro jogador tivessem 7000 fichas e os outros dois 3000 fichas, quanto valeriam as 7000 fichas? Para calcular a equidade (o valor real em dinheiro das suas fichas) você deveria calcular a sua probabilidade de ficar em 1º, 2º, 3º e 4º em função da probabilidade dos outros jogadores de ficar em cada uma das colocações também.

Felizmente não precisamos fazer contas como essa, pois existem várias calculadoras de Independent Chip Model na internet, aqui vai uma delas: http://sharnett.bol.ucla.edu/ICM/ICM.html.

Basta colocar a quantidade de fichas de cada jogador que o software calcula a equidade de cada stack em valor percentual do prize pool.

Sabendo isso vamos rever o seu call de AJo. Existem três cenários possíveis para essa mão: FOLD, CALL\WIN, CALL\LOSE. Vamos examinar o primeiro cenário.

FOLD
Se você foldar, vai ficar com 4200 fichas contra as 5800 do jogador à sua direita e 5000 dos outros dois jogadores. Só colocar esses valores na calculadora e pronto. Sua equidade nesse caso seria 22.3% do prize pool, 0.223 * 100$, ou seja, 22.30$. Agora temos que descobrir se sua equidade com o CALL é maior ou menor que com o FOLD.

CALL
Se você der call existem basicamente dois cenários (o tie é insignificante, então pode ser ignorado). Dando call ou você ganha e fica com 10000 fichas, ou perde e fica com 0 fichas, sendo eliminado.
Ponha esses valores na calculadora de ICM. Com 10000 fichas sua equidade seria 38.33$, enquanto com 0 fichas, seria obviamente 0$.
Então a equidade do call é:

(EQUIDADE DO CALL\WIN * PROBABILIDADE WIN) + (EQUIDADE DO CALL\LOSE * PROBABILIDADE LOSE) (38.33 * 56%) + (0 * 44%) = 38.33 * 0.56 = 21.46$

Pronto.
Você prefere ter a equidade de 22.30$ do FOLD do que a de 21.46$ do call, o que significa que um call ali é claramente uma jogada errada e a cada vez que é dado esse call, você perde 0.84$.

Isso pode parecer pouco, mas é a partir de cada decisão como essa se perde ou se ganha muito dinheiro. Essa é a diferença feita em UMA mão.

Vamos supor que você seja um bom jogador de sit and go's de 11$ com um ROI (Return of Investment) de 20%. Nesse caso seu lucro por torneio jogado é de 2.20$. Fazendo esse call você estaria perdendo mais de 1/3 dos seus lucros, e essas coisas acumulam. Agora imagine que você joga sit and go's de 215$ ao invés de 11$, nesse caso o seu prejuízo por call é de 16.80$. Fica fácil de perceber a diferença feita pela jogada certa no longo prazo.

Vamos rever agora essa jogada ao invés de um sit and go, em um cash game. Ao invés de 5000 fichas, cada jogador possui 25 dólares e os blinds são 0.10$/0.25$. De novo o small blind vai allin e você pode ver o KQs dele. Dessa vez a expectativa de um call é (ignorando-se o rake):

CALL: (50$ * 56%) - (0$ * 44%) = 50 * 0.56 = 28$
FOLD: 24.75$

A expectativa é de 3.25$ por call. Porque a diferença entre os torneios e cash games? É fácil. Em um sit and go, se você for eliminado, você recebe 0$, assim como no cash game. Porém, se você ganhar, enquanto recebe 50$ no cash game (menos o rake), no sng você recebe 38.33$ de equidade em fichas.
Dá pra perceber o tamanho a diferença?!

"OK, MAS COMO APLICAR ESSES CONCEITOS EM PRÁTICA?"

Bom, se infelizmente o seu software não é que nem o meu e não mostra as cartas dos seus adversários, serão necessários alguns ajustes.

Como usar esses conceitos sem saber exatamente o que o seu adversário tem na mão? Aí entra a parte não-matemática do poker. Você tem que escolher um leque de mãos do qual você acredita seu adversário estaria indo allin e ver o quanto essas mãos ganham e perdem contra a sua mão.

Vou mostrar um exemplo:
Você está num sit and go ao vivo. De novo 5000 fichas cada jogador, blinds 400/800, você é o big blind e o small blind vai allin depois dos outros dois jogadores foldarem. Mas você percebe algo de estranho. O small blind nem olhou pras suas cartas antes de ir allin! Sabendo isso e ainda não tendo visto a sua mão fica fácil de dizer com que mãos você pode dar call. Vamos analisar. Dando call e ganhando você fica com 10000 fichas e perdendo com 0.
Então, calculando a equidade:
(EQUIDADE DO CALL/WIN * PROBABILIDADE WIN) + (EQUIDADE DO CALL/LOSE * PROBABILIDADE LOSE) > EQUIDADE DO FOLD

Para o call ser certo, a sua equidade do call precisa ser maior que o do fold.
(38.33$ * X) + (0$ * Y) > 22.30$ , sendo X = percentual de vezes que sua mão ganha e Y = percentual de vezes que sua mão perde, ou seja, X + Y = 1.
38.33X > 22.30
X > 0.582 é o necessário para que o call seja certo.

Então a sua mão precisa ganhar 58.2% das vezes contra as mãos que o SB tiver. O allin range do SB (leque de mãos possíveis) é 100%. Ele pode ter de AA a 32o, ou seja, a mão dele é random. Quais mãos ganham no MÍNIMO 58.2% das vezes contra uma mão random? Vamos precisar de um software pra isso. Baixe o Poker Stove (www.pokerstove.com), um programa simples e útil para descobrir probabilidades como essa.

Usando o programa, descobrimos que as seguintes mãos ganham 58.2% das vezes o allin contra uma mão random: 55+, A4s+, A7o+, K8s+, KTo+, QTs+ (leia-se: qualquer par maior ou igual a 55; qualquer ás suited maior ou igual a A4s, etc.)

Você finalmente resolve olhar a sua mão. É um A6o. "Não, obrigado." Bom fold.

Mesmo que ele tivesse um 62o ali, você não tem como saber. A única coisa que se pode fazer é ter uma estimativa de quais mãos ele pode ter.
Você não é um advinha, você é um jogador de poker. Nesse caso seu adversário estava empurrando allin 100% das suas mãos.
Em outros casos ele estará indo allin com menos mãos. Você tem que levar essas coisas em consideração, pois se ele está indo allin só com suas mãos mais fortes, significa que você só pode dar call com suas mãos ainda mais fortes.

Em outros artigos eu vou ensinar como ajustar suas contas para casos diferentes e contra jogadores diferentes.

Mesmo sendo um artigo com muita matemática, eu tentei mostrar os exemplos mais simples que encontrei de jogo no bubble do sit and go. É claro que contas complicadas como essa não são feitas durante o jogo e sim fora da mesa, mas é importante que você entenda bem estes conceitos para aumentar seus lucros (ou inclusive fazer a transição de losing player para winning player).

Agora esqueça um pouco as contas e perceba o que estou tentando mostrar basicamente com tudo isso: você nunca quer ser um caller num sit and go (a menos que tenha uma mão muito boa), você sempre quer ser o raiser. Basicamente é o que esse artigo explica. No próximo espero mostrar exatamente esse outro lado, o do raiser, e porque é tão lucrativo botar pressão nos outros jogadores no bubble de um sit and go.