As virtudes de um jogador de poker

Virtudes de um bom jogador de poker
Encontrando um bom equilibrio

A Paciência
No poker, a paciência tem vários significados :
Esperar pelas boas mãos (seguindo estritamente as tabelas).
Esperar para ganhar os potes. Aquele que não ganha potes há algum tempo pode ter tendência a ser menos exigente quanto às condições para entrar no jogo e vai seguir no flop até mesmo com mãos marginais.
Paciência na subida de limites. Não nos podemos precipitar, temos que ter em conta a importância da gestão da banca como nós aconselhamos.

A Disciplina
No poker, o sucesso está intimamente ligado ao respeito da gestão da banca, da gestão do tempo e do estudo consciencioso da teoria. É também necessário ser disciplinado, respeitando os princípios estratégicos no decorrer de uma aposta, mesmo se no final preferimos dar azo à liberdade, jogando de acordo com as nossas emoções e instintos.

O Sangue-frio
Aquele que aprende a lidar com bad beats, os downswings e as perdas que fazem parte do jogo, e sendo como inevitáveis, está com certeza no bom caminho para dominar o jogo. Ele desconhece a raiva excessiva, frustração e desmotivação. Ele mantém a cabeça fresca e fica mestre dele próprio.

O Zelo
Aqueles que já leram todos os livros de poker dignos de interesse, têm de reler os melhores de entres eles mais do que uma ou duas vezes.

Objectividade (auto - critica)
A auto-satisfação conduz para a estagnação. Mesmo os bons jogadores possuem algumas «leaks» (lacunas) que devemos resolver. È a luta permanente da perfeição que se transforma na marca de grandes campeões. Poker Tracker é uma boa ferramenta para ver as nossas fraquezas.
A objectividade consiste também no reconhecimento do limite em que estamos,

A coragem, um optimismo saudável
No final, o poker é como um tipo de combate, com vitórias e derrotas. Os bluffs eficazes e as value bets corajosas fazem parte do reportório do conhecedor. O medo constante de enfrentar uma nuts paralisa o seu jogo. Aquele que joga muito na defesa, nunca poderá alcançar o estilo de jogo “tight-agressivo” perfeito.

Saber perder
É preciso também aprender a ser um bom perdedor. Só assim é que conseguimos não ser influenciados pelas bad beats e dominados pelo desejo de vingança. È também uma questão de postura e de educação, aqueles que insultam os outros jogadores são patéticos.

A gestão racional
Apenas o respeito do dinheiro e da aplicação da gestão da banca vão permitir o sucesso no poker. Os “gamblers” são nossos clientes.

Capacidade de concentração
Algumas decisões são por vezes complexas de tomar, isto é, só as conseguimos fazer se estivermos verdadeiramente concentrados no jogo. Se deitarmos a nossa mão fora logo de início, devemos então observar os adversários. O ideal seria estar completamente concentrado mesmo passado 4 horas de jogo. Se não for o caso então é preferível descansarmos um pouco.

Nervos sólidos
Os nervos são postos á prova quando o pote contém já um montante elevado. O ideal seria não ver estes momentos de tensão como sendo uma ameaça mas sim como um estimulante.

A modéstia, humildade
A maior parte dos profissionais teêm em comum o seguinte: eles tornaram-se humildes pelo facto de terem sofrido inúmeras downswings. Quando eles atravessam um período benéfico, eles sabem que um período de má sorte espreita na esquina e espera por eles. Por isso, no início da vossa carreira, é muito importante não se deixarem enganar pelo sucesso nem se tornarem vaidosos.