O tilt – perigos e realidade

O tilt – perigos e realidade

Já todos leram sobre isso:

Coloca-o em tilt.
Tu estás em tilt!
Se julgas que estás em tilt, pára de jogar!

Até agora a natureza exata de se estar “em tilt” não foi claramente explicada.Foi passado alguns meses a jogar poker que me apercebi verdadeiramente da diferença entre momentos onde estava particularmente com azar e aqueles onde perdia o controle do meu jogo.

Perder o controle do jogo é para mim a melhor forma possível de definir o estar“em tilt”.
Estar “em tilt” não quer dizer que vamos ao jogo com qualquer mão, feito maníaco, ou então que nos transformamos num rock duradouro.

A origem do termo “tilt” está relacionado e tem algumas semelhanças com o tilt das maquinas de flippers (pinball). Quando a trajetória da bola é previsivel que leve a mesma a passar entre os flippers, os jogadores literalmente tiltam (abanam) a máquina para conseguirem alterar a trajectória da bola. Muitas vezes este ato aciona uma mecanismo dentro da máquina que resulta no desligar dos flippers automáticamente aparecendo a palavra TILT no placard de pontuação (quem é dos anos 80 lembra bem disso!).

O sentido metafórico do termo é quando jogamos de uma forma excessivamente agressiva devido á frustração, fazendo assim com que o nosso jogo sofra com isso.
Neste artigo vou tentar abordar de forma geral as causas e efeitos do tilt, tal como eu o vivi ou como eu o entendi nas diferentes discussões sobre o assunto. Tentarei indicar um conjunto de comportamentos que são possíveis de adoptar. Eu não tenho a pretensão de tratar o assunto de maneira completa, nem de tratar o problema de maneira definitiva no seu global. Apenas quero partilhar convosco a minha experiência e reflexões sobre o assunto.

Reconhecendo os sintomas de estar em Tilt
Os sintomas do tilt são diferentes para cada pessoa, mas vou tentar elaborar uma lista de comportamentos que vão desde os mais ostensivos aos mais subtis, e em que cada individuo se poderá identificar.
- Mudanças inconscientes e contraditórias de estilo de jogo :
Qualquer coisa, ( como veremos mais abaixo) que vem abalar a confiança que temos no nosso próprio estilo.
- Tornar-se mais agressivo ou passivo:
Estou falando de uma alteraçãodos eu AF de +/-1 que é mais do que uma temporária flutuação estatistica a qual eventualmente torna-se um problema a longo termo. Não estou a falar de alguma alteração que você possa ter conscientemente decidido fazer, mas antes em algo que parece simplesmente surgir do nada.
- Clic de frustração ocasional :
Todas as dez, vinte mãos, talvez mesmo todas as cem mãos, pode acontecer que clicamos no botão raise ou fold, assim, do nada, sem reflexão anterior, apenas porque «tem de ser». .
- Calldown/apostas excessivas :
Penso que seja a variante do tilt mais frequente:
Ele não pode ter acertado outra vez!
E a minha preferida:
desta vez, eu TENHO que ter a melhor mão.
A todos aqueles que nunca tiveram este tipo de pensamentos, então nunca jogaram poker. Se já os tiveram então é porque já estiveram em tilt.
- Medo:
Não há muito a dizer sobre este. Você está simplesmente muito assustado para clicar no botão do call, para não mencionar o botão do raise.

As causas
As razões mais comuns são as bad beats e os downswings sobre vários milhares de mãos. Para muitas pessoas, um pote perdido que estávamos seguros de ganhar faz com que percam o controle do seu jogo em espaço de pouco tempo nalgumas mãos.

O remédio
Antes de conseguir solucionar de maneira constante o seu comportamento de tilt, é importante detectar as causas, é por aqui, com certeza ,que devemos começar. Não há remédio seguro a 100% contra o tilt, nem antibióticos contra os downs. É por isso que apenas posso dar algumas opiniões e pequenas ideias.
Se reparou que já não está a dar a 100% depois de um down de 50 BB, então uma hora de pausa pode ser bem vinda.

Por vezes, o facto de conhecer a causa permite resolver o problema. Uma vez que esta barreira psicológica essencial aos meus olhos foi alcançada, fico logo tão atento que já nem consigo tiltar.

O jogador pode a qualquer momento fazer uma pergunta sobre uma das suas jogadas. O lado positivo disto tudo, é que é extremamente raro que dois jogadores joguem de maneira absolutamente idêntica e tenham o mesmo nível, e isto faz com que nos encontremos sistematicamente numa ou outra situação.