St´g - Jogos com 4-6 jogadores (shorthanded) Parte 3/3


Jogando Sts´g com 10 jogadores, normalmente estaremos na seguinte situação:

1- Big Stack - dobrou algumas vezes e agora é só manter a pressão

2- Media Stack - Nada de novo no ar e estamos na parada


3- Short Stack - Putz meu par de kk encontrou um AA e a casa esta caindo

na verdade quando o torneio chega ao final com 4-6 jogadores temos que ter em mente alguns pontos alem das cartas, eis aqui a situação tilt geral, cuidado:



Short Stack


Se estamos short stack, podemos usar o jogo das stacks médias e da big stack para nossa vantagem.




Eles estão á espera de cartas boas para nos colocarem sob pressão e nós temos de fazer alguma coisa ou somos comidos pelas blinds.




Vamos nos tornar cada vez mais agressivos; acima de tudo o que é que temos a perder?




De qualquer das formas nós estamos perto da extinção, e se queres vencer o torneio tens de agir. Esperar que os outros se liquidem uns aos outros até nos encontrarmos em heads up e dobrar a nossa stack 10 vezes até estarmos em pé de igualdade em fichas é muito improvável.




Então roubamos as blinds enquanto a oposição espera por cartas boas.




Um exemplo:


O jogo está mais uma vez com 4 jogadores com blinds de 500/1000 e uma ante de 100. Temos 13k fichas e estamos sentados na 1º posição.Temos QTs, o que fazemos?




Pressionamos sem dúvida. Existem somente dois casos aqui.


Ou todos fazem fold e nós ganhamos as blinds, recebendo 2k fichas directamente. Se conseguirmos fazer isto algumas vezes voltaremos á luta.


Ou alguém faz call. O panorama é uma moeda ao ar se a oposição tem um pequeno par na mão. Isto é bm para nós e é destas situações que nós temos de procurar.




Podemos ter também azar e ser alvo de um call por parte de um AA, KK ou QQ. Se isto acontecer estamos bem mortos.




Em todas as outras situações estamos ligeiramente underdog ou ligeiramente favoritos, sem nenhuma sorte.


Quem nós atacamos é também importante.




Se existe outra short stack, ele irá lucrar por termos sido alvo de call por outro jogador. Por esta razão, vale mais a pena atacar a short stack.




Se não existe nenhum short stack, então queremos atacar stacks médias pela mesma razão. Isto porque quando dobrarmos contra uma big stack nós não ganhamos tanto como contra uma stack média, que ficará então como short stack, colocando-nos assim uns furos acima. Não deves em nenhum caso esperar por uma boa mão, Devemos agir se estamos para ganhar, por isso não temos outra escolha.


Quem sabe quando é que teremos uma mão comparável. Devemos ir all-in com 73o em determinado momento que só temos uma stack de 4BB, a nossa fold equity está-se desvanecendo.




E quando existir um call podemos simplesmente levantarmo-nos da mesa e dirigirmo-nos pela porta fora.