St´g - Jogos com 4-6 jogadores (shorthanded) Parte 2/3


Jogando Sts´g com 10 jogadores, normalmente estaremos na seguinte situação:

1- Big Stack - dobrou algumas vezes e agora é só manter a pressão

2- Media Stack - Nada de novo no ar e estamos na parada

3- Short Stack - Putz meu par de kk encontrou um AA e a casa esta caindo

na verdade quando o torneio chega ao final com 4-6 jogadores temos que ter em mente alguns pontos alem das cartas, vamos analisar nesse 2 post a melhor situação:


Big Stack


O nosso comportamento como big stack só altera um pouco.


Evitamos situações de alto risco visto que não nos preocupamos com as blinds. Os outros têm de actuar e tomar decisões questionáveis para deitarem a mão a algumas fichas. Nesta fase do jogo, o tempo está a trabalhar para nós. Temos de decidir realmente quando colocar a pressão.




É importante que não façamos call ao all-in de qualquer um com mãos marginais. Devemos pressiona-los a irem all-in e deixar a decisão com eles. Se um jogador vai all-in concerteza não tem 72o. Além disso, é importante que evitamos jogar potes enormes.




Podemos diminuir a oposição jogando muitos potes pequenos. Potes grandes trazem o perigo de a oposição pressionar e assim perdermos a nossa vantagem de fichas.




Um exemplo:


O jogo tem 4 jogadores, as blinds são 500/100 com uma ante de 100. Somos o chipleader com 52k e estamos na BB.


O button vai all-in com 11k fichas. A SB faz fold e nós temos T8s.




O maior erro que podemos fazer aqui seria fazer um call a este all-in.


O button poderá estar a tentar roubar as blinds com uma mão marginal, mas nós só temos uma mão medíocre e estamos quase sempre underdog. Fazer raise aos outros nesta situação não é o nosso objectivo. Fazemos fold e esperamos por uma situação em que tenhamos uma boa mão e assim conseguimos colocar a pistola na cabeça da oposição.




Com boas mãos como AJo ou 88 deves fazer call a estes all-ins, mesmo que não estejas na BB, para aumentares a tua liderança em fichas com estas situações de baixo +EV.Além disso, deves fazer re-steals nas situações certas. Por exemplo, quando uma stack media faz raise contra uma stack pequena podes ocasionalmente fazer um re-raise com uma mão marginal desde que exista fold equity (faz raise de 5-7 vezes no máximo).




Se notares que és respeitado, deves no entanto tomar os raises seriamente.




Por vezes os adversários atacam com tudo como QQ+, AK contra o chipleader.