Apostando fora de posição - Revendo as regras

Apostando fora de posição
Gus Hansen

Todo estratégia em Hold fala sobre a importância da vantagem posicional.

O padrão é pensar que o jogador que atua por último tem mais informações do que seus adversários, por isso ele vai ter uma idéia melhor de onde ele está em uma mão e pode, portanto, tomar melhores decisões. Não há dúvida de que isso é verdade, mas é importante compreender que o poder que vem dessa situação é muitas vezes concedidos ao jogador de posição tardia pelo jogador em início de posição.
Para ver o que eu quero dizer, consideram-no uma situação típica:

Vamos dizer que estou no big blind com 7s-8s - uma mão agradável, digna mão de ver o flop.
O jogador com o botão levanta a três vezes o big blind, e eu decido chamar.

Muitos jogadores iriam pedir mesa em quase quaisquer circunstâncias depois do flop.
Mas, ao pedir mesa, damo-lhe o controle pela posição tardia. Ele pode agora apostar ou não, ele tem um lado de controle, e colocará você em situação dura quando você não receber uma ajuda do flop.
Em uma mão como essa, penso que é melhor olhar para o flop e perguntar:
"É provável que estes cartas ajudaram o meu adversário?"
Uma vez que tenho uma resposta a esta questão, posso decidir como proceder.

Se o flop é KD-9c-Ah, eu provavelmente apenas peço mesa a tentar roubar o pote, como o meu adversário é provável jogar com uma grande gama de mãos e eu peguei um pedaço do flop, vamos ver o quanto ele aposta

No entanto, se o flop é 9c-5h-2d, eu provavelmente sou mais céticos. Sei que em Hold 'em, é jogado com duas cartas fechadas e ele vai deixar de fazer um par no flop a cerca de 66 por cento do tempo, e este parece ser um momento em que o flop poderia não ter ajudado meu adversario

Se Suspeito que o meu adversário não fez nada com o flop, vou tomar a iniciativa e apostar-se sobre metade do tamanho do pote. Apostando aqui com o meu gutshot vejo várias vantagens.

Em primeiro lugar, eu poderia tomar o pote e finalizar aqui a mão, e eu estou sempre feliz quando um semi-blefe fecha o pote. Mas mesmo se eu recebo uma chamada do meu adversário, eu lhe forço a reagir. Isso me dá uma chance de ler. Se o meu adversário parece desconfortável, eu poderia continuar com o meu semi-blefe na próxima carta e tentar de novo pegar o pote. Ou, se eu sinto o meu adversário esta forte, posso verificar e largar a qualquer aposta na sua vez se eu não conseguir fazer a minha mão.

Jogar quando se esta fora de posição pode ser muito lucrativa. Em torneios, eu vou abrir-raise fora de posição frequentemente, porque eu penso que há uma grande quantidade de energia em ser o primeiro a colocar a panela no fogo antes do flop. Eu posso pegar uma grande quantidade de pequenos potes dessa forma.

À medida que você trabalha em seu jogo lembre-se de que você não tem que dar a vantagem na mão para o jogador na posição tardia

Procure oportunidades de apostar-se e tomar a iniciativa.