Dicas para usar grandes conquistas a seu favor


Dicas para usar grandes conquistas a seu favor e não perder o foco
Artigo publicado na revista "FLOP"


Na minha última coluna, falei muito sobre o aspecto emocional – de como a confiança no seu jogo pode
prejudicar ou melhorar o seu rendimento geral. Para complementar, acho interessante entendermos
importantes aspectos e condutas no controle do seu bankroll. Nesse caso, de acordo com as vitórias que acontecerão durante sua carreira. Exemplo: você acabou de faturar um belo multi-table online e, de repente, seu cashier, que era tão “magro”, apresenta valores que nem você esperava ver naquele dia. Então, o que fazer depois disso? Um tiro padrão na 25/50 ou na 100/200? Inscrever-se em todos os torneios de 1K ou em todos os torneios possíveis? Com mais dinheiro, surge a necessidade de mais responsabilidade e disciplina do que antes, caso você queira mantê- lo. Isso serve tanto para profissionais
como para amadores, caso eles queiram manter as glórias de uma recente vitória em algum torneio e usar esse acontecimento para construir uma base sólida que leve a um crescimento constante.
Uma conquista dessas, que melhora substancialmente o seu bankroll, envolve uma série de perspectivas emocionais que o aproximam da grande vitória. Em algumas das grandes vitórias na minha carreira, eu obtive o senso de como responder emocionalmente tanto positiva como negativamente. Na maioria das vezes, a primeira grande vitória em geral promove o maior problema para um jogador, pois se trata de um novo território, e o primeiro grande torneio vencido irá testar sua disciplina em gerenciar o bankroll da melhor maneira possível. Acho que algumas destas idéias se aplicarão a todas as pessoas que estão
tentando acumular seu bankroll online:
1- Aumentando os valores de inscrição – Esse é o primeiro passo que quase sempre acontece. Para os grandes eventos que você costumava jogar, sofrer pelos satélites para conseguir as vagas parece não ter mais sentido, já que agora você pode pagar a inscrição diretamente. É claro que essa é uma questão financeira, mas será que você está preparado emocionalmente para grandes oscilações? Que tal dar uma olhada detalhada na sua planilha e ver que milhares de dólares foram perdidos antes da vitória? Nesse cash game que você intensificou suas aparições, será que você tem experiência e técnica suficiente para encarar os jogadores desse nível? Acontece com um grande número de jogadores (e eu fui um deles muitas vezes): todas as vezes que há uma grande vitória, parecem esquecer os passos anteriores que o levaram a ela. Os dois torneios que jogavam tornaram-se quatro e esses quatro transformaram-se em dez ou quinze. Agora, as habilidades que lhe trouxeram à grande vitória, como leitura dos adversários, saber tirar vantagens de situações e boa concentração, foram neutralizadas imediatamente por sua grande vontade de jogar mais e usar sua habilidade de forma mais intensa.
2- Em repouso com seu bankroll – Antes das grandes vitórias, os grandes jogadores fazem tudo o que podem para aprender sobre o jogo. Eu, prontamente, li livros, assisti a vídeos, li artigos, discuti estratégias e, agora, por causa de um grande resultado, você vai perder a motivação de melhorar pois, já que venceu, isso quer dizer que sabe de tudo, não é? Com certeza, não! Há sempre uma maneira de melhorar e aprender mais.
3- Não apreciar a vitória – Duas horas depois da sua última grande vitória, lá está você reclamando de nunca ganhar um race. O poker gera negatividade em muitos jogadores, pois coisas ruins acontecem todo santo dia quando se joga. Para se manter sereno, curta sua vitória um pouco. Não reclame por pelo menos alguns dias. Melhor ainda é tirar um dia de folga. Há alguns surtos de euforia que afetam o meu jogo depois de uma grande vitória. Essa euforia geralmente se inicia com uma retirada total feita pelo jogador, que materializa sua vitória em um lindo carro ou uma grande TV de plasma. Eu desaprovo um pouco esse comportamento (por mais que já tenha feito isso milhares de vezes). É fácil ter o seu senso de habilidade no poker inflacionado e acreditar que a próxima grande vitória certamente virá em uma semana. Então, curta a sua vitória planejando conservadoramente o futuro e entendendo o gerenciamento do seu bankroll, para que ele esteja sempre em um nível confortável em relação ao que você precisa para jogar.
4- Tentando novidades em níveis mais altos – Se você ganha muitoem um torneio, não vá direto com O seu bankroll para cash games, se você não tiver experiência nestes, e vice-versa. Por exemplo, se você ganhar $20.000 em um torneio, e jogava geralmente com $200 de bankroll na NL200, não é uma boa idéia pular para a NL1000, entrando com cinco vezes mais de buy-in, só porque agora você pode arcar com esse valor. É muito improvável que você tenha sucesso, sem aprender mais sobre o jogo. Praticar contra os oponentes fracos e subir para os níveis mais caros gradativamente, com disciplina e gerenciamento de bankroll, com certeza é um caminho mais sólido, menos árduo e com mais qualidade de vida!
5- Confiança – Como falei na minha ultima coluna da Flop, uma das maiores questões, para qualquer jogador de poker, é a confiança. Grandes perdas geram perda de confiança em sua habilidade, e você passará a fazer piores jogadas. Grandes vitórias podem gerar uma confiança supervalorizada.
Tente achar o equilíbrio, que você sempre verá seus resultados se acumularem. Uma vitória em um torneio lhe dará confiança, mas é importante lembrar-se da quantidade de tempo gasto para chegar lá e o volume de aprendizado entre cada vitória. Muitos artigos dão conselhos de como manipular suas emoções depois de uma grande reta para baixo ou de uma série de bad beats. Alguns aconselham a dar um tempo e não jogar até que você esteja emocionalmente equilibrado de novo. Vitórias nos proporcionam as mesmas variações emocionais, e não estar apto para lidar com a emoção da vitória pode ser fatal para a manutenção do novo nível de bankroll alcançado. Todo jogador de poker deveria ficar ciente das conseqüências que mais dinheiro pode trazer. O tilt de perdedores não é a única coisa que pode, emocionalmente,prejudicar o seu bankroll nesse jogo.
CK.