Jogando Sit´s de mais de uma mesa - parte 1

Primeiro as minhas desculpas pela redução de post, porem fim de ano, voltando de férias no trabalho, alguns contra-tempos com a internet... mas vamos La!!
O último artigo foi longo...
Vamos melhorar isso,
Eu encontrei esse artigo na Pokerstrategy para mesa final e fiz algumas adaptações para jogarem sit ´go de varias mesas (18 ou 27 ou até de 45 jogadores – Pokerstars)
Esse post eu vou quebrar em 3 partes:
- A mesa com cheia, com 9 pessoas. E como vc chegou a mesa final, a sua quantidade de fichas
- A mesa mais limpa, já caíram alguns, vc entre os 5 ou 6 ultimos. E a sua quantidade de fichas.
- Entrando no dinheiro e a sua quantidade de fichas.

Mesa cheia 7-9 Jogadores (Ring Game)

Você com Stack Média (quantidade de fichas)
Quando tens uma stack media, quando comparada com os outros jogadores, é importante que só jogues as tuas cartas. Muitos jogadores querem ser muito habilidosos, tentando colocar os outros fora do pote com bluff-raise. Este é um dos erros comuns mais cometidos na mesa final numa situação destas. É importante que demonstremos alguma paciência e que esperemos pelo tempo certo e pelas cartas certas para agir.É também importante que não tentemos atacar o chipleader ou outras big stacks na mesa. Lutar com as big stacks coloca-nos sempre em perigo de sermos eliminados. Em vez disso o nosso objectivo deve ser colocar as short stacks sob pressão.Um exemplo onde todos tomam a decisão errada.Somos o button com 16BB e temos 73s. A SB e a BB estão com uma short stack (abaixo de 8BB).O que fazemos?Muitos jogadores diriam que temos de pressionar para ficar com as blinds mas isso é errado.Pensa simplesmente sobre quais as mãos que nos fariam call e que contra quase todas as mãos estamos underdog. É claro que colocar pressão sob as shortstacks é importante mas a frase-chave deve ser “agressividade selectiva”. Quando tivermos as cartas para jogar iremos colocá-las sob pressão. É também importante que tomemos as decisões e decidamos quando nos devemos envolver. Também os nossos futuros raises não terão muito respeito se mostrarmos este tipo de mãos de lixo. É a pior coisa que pode acontecer: perder metade das nossas fichas e ficar com uma imagem de maniac.Então é claro que a decisão correcta no nosso exemplo deveria ser: FOLD!Só devemos correr riscos maiores assim que as poucas short stacks estejam falidas e não estamos entre os TOP 4-5. Uma imagem tight com uma stack média é tão importante, caso contrário os nossos adversários não levarão os nossos raises a sério e frequentemente irão all-in contra nós. Então a regra é atacar as stacks médias e pequenas com as mãos certas. Quando existe uma big stack atrás de nós frequentemente faz sentido fazer um raise de all-in de 10-14BB com Ax ou um Pocket Pair porque senão terás um momento difícil quando colocado numa decisão se a BigStack está a tentar re-roubar o pote com um raise.

Você com Big Stack ( lider em fichas ou próximo disso)
Ser a Big Stack numa Mesa Final não é tão fácil como possa parecer. Muitos jogadores pensam que têm o controle sobre a mesa e que devem despachar para fora da mesa as short stacks uma atrás da outra. Mas controlar a mesa também significa colocar pressão com mãos médias e esse é o tipo de plano de jogo errado para a big stack. Como big stack a nossa arma mais forte é…a nossa big stack, como é óbvio. Por isso não devemos desperdiçar as nossas fichas deitando-as fora com mãos médias. Nós não queremos…não, nós não temos de correr esses riscos. Nós iremos decidir quando é que queremos jogar. A pior coisa que pode suceder é que a shortstack irá dobrar e nós perdemos a liderança de fichas.Exemplo:UTG 15BB...BU 30BB (Hero)SB 12BBBB 25BBPreflop: UTG faz raise para 4BB, Hero é o Button com AQoO que fazemos?UTG está aqui a fazer raise enquanto a Big Stack está sentado na BB, isto demonstra muita força. Não temos aqui muita Fold Equity se o pressionarmos com um all-in. Com AQ estamos ligeiramente favoritos, mas muitas vezes isto será uma autêntica moeda ao ar.Temos então que fazer fold! É uma decisão difícil mas nós é que decidimos quando jogar e quando não jogar. Decidiremos quando é vamos colocar a short stack sob pressão.Mas vamos agora alterar o exemplo um bocadinho:MP3 15 BB...BU 30BB (hero)SB 12 BBBB 9 BBPreflop: MP3 faz raise para 3BB, Hero é o Button com AQA situação é idêntica mas dois factores importantes alteraram-se. MP3 faz um raise de somente 3BB enquanto a ShortStack está sentada na Big Blind. Frequentemente isto é um indicador de um roubo de blinds. A maior parte das vezes estaremos bem á frente contra o que ele possivelmente terá. Temos também alguma fold equity e por causa do raise pequeno dele, ele não terá boas odds para um call. Relembra como uma regra básica: Quando fazes um reraise ao teu adversário de 5 vezes do montante do raise que ele fez antes então tens uma fold equity muito boa porque estás a dar-lhe odds miseráveis para ele fazer call.
Re-steals (re-raise/a maior parte das vezes um movimento de all-in) com uma mão media como A5s após um raise do adversário deve ser feito quando o seguinte for verdade:
o raise do vilão pode ser uma tentativa de roubo
a stack original do vilão é 5 a 7 vezes o tamanho do seu raise
tu és a big stack
a nossa mão tem boas hipóteses de ser a favorita contra o leque dele de raising/stealing. (exemplo: AQ+,A2s+, 45s-KQs, 22+)
É claro que não devemos jogar demais com estas mãos mas estes re-steals são um arma importante para a big-stack vencer o torneio.

Você com Short Stack (pouca ficha)
Estamos em situação de short stack quando temos menos de 10 big blinds. Temos então que iniciar alguma acção. Mas como é óbvio não podemos simplesmente puxar de quaisquer duas cartas na esperança de conseguirmos dobrar as nossas fichas. Certamente devemos roubas as blinds. Mas tal como foi mencionado atrás nós estamos na mesa com pelo menos 7 outros jogadores, por isso temos algum tempo para esperar pela posição certa para atacar as blinds.Devemos então esperar por mãos fortes como Ases médios ou Reis fortes tipo KQ ou KJ. Assim que tenhamos uma mão jogável devemos ir all-in directamente e não fazer qualquer tipo de movimento como apostas de 3BB. Quando investimos um terço da nossa stack em preflop estamos comprometidos com o pote de qualquer das formas, por isso a melhor opção é ir all-in em pré-flop e assim conseguimos que pocket pairs pequenos e médios façam fold. Quando somos alvo de call a maior parte das vezes é uma decisão de moeda ao ar e por vezes estamos ligeiramente underdog.
IMPORTANTE: Antes de ir all-in verifica se todos os outros fizeram fold. Torna-se complicado contra limpers e é claro que precisamos de uma mão forte contra um raiseFactos importantes a ter em conta quando queres ir all-in:
As tuas cartas (toma cuidado com os leques de call: 78s é frequentemente uma melhor mão para ir all-in do que A3o porque contra um call uma mão de Ás está quase sempre dominada contra ases mais fortes)
A tua posição (quantos jogadores PODEM ter na sua posse um potencial monster)
A tua imagem (Se fizeste raise 2 vezes seguidas deves então fazer fold com A8o só para manteres uma imagem de jogador tight)
As stacks das blinds (ataca os jogadores que podes ferir, ataca as stacks pequenas e médias)

Como disse essa 1º parte é para uma mesa cheia com 9 jogadores e as situações em que vc se encontra com relação a quantidade de fichas... como jogar.
Veremos no próximo artigo a mesma variação de como jogar dependendo da sua situação de fichas, porem com a mesa sofrendo algumas baixas...
até la.