Bom, se vc leu o artigo anterior, sabe que estamos falando de jogar Sit´s com mais de uma mesa e chegando a mesa final onde os 3 ultimos são pagos, o que fazer em cada situação de fichas na mão.
Big Stack ( lider em fichas) , media Stack ( na media da mesa) ou short Stack ( a casa esta caindo)
Estamos trabalhando tambem a fase em que esta o torneio, se com a mesa cheia (9-7 jogadores) se a coisa andou um pouco (5-6 jogadores) ou se a coisa esta chegando ao final (3 últimos jogadores ITM) .
Esse segundo artigo vamos falar do meio do torneio, quando temos 5- 6 jogadores:
Jogos com 4-6 jogadores (shorthanded)
Stack Média
Com uma stack media contra 5 jogadores ou menos podemos começar a falar em vitória. No entanto, tomar decisões erradas aqui pode significar a eliminação. Como stack media existe um factor que é extremamente importante para nós. Precisamos de posição tendo em conta as stacks pequenas, para as mãos que jogamos. Queremos jogar contra estes jogadores e evitar conflitos com jogadores que têm mais fichas do que nós. Assim como não queremos jogar um pote contra alguém com mais fichas, não teremos nunca necessidade de ir all-in e por conseguinte não perderemos todas as nossas fichas.Agora um outro exemplo para tornar a nossa estratégia nesta fase do jogo mais clara.Estamos com quatro jogadores. As blinds são 500/1000 com uma ante de 100. Estamos na SB com 28k fichas e temos A3o. O chipleader está na BB com 74k fichas. Todos antes de nós fizeram fold.Isto seria um raise fácil para nós num normal cash game visto termos equidade. Mas isto é a mesa final não um cash game, por isso temos de pensar estrategicamente. Vejamos as nossas opções.Raise: muito arriscado, visto não sabermos em que ponto estamos a não ser que apareça um AA3. Se um A aparece no flop e nós apostamos e a BB vai all-in, não saberemos o que fazer visto tratar-se de um situação perfeita de Way-ahead/Way-behind. Então um raise num board imperfeito com uma boa jogada da BB é muito arriscado para as nossas fichas.Fold: um fold evita habilmente um confronto. Mas para ser honesto, um fold seria muito, mas muito fraco. Temos uma mão jogável e jogá-la tão timidamente muito dificilmente seria um hino á nossa perícia.Limp: isto deixa-nos somente fazer limp. É frequentemente menosprezado, mas temos uma mão que é muito fraca para fazer um raise contra um chipleader e forte demais para fazer simplesmente fold. Por isso fazes um limp in. Desta forma mantemo-nos activos e podemos ver o que sucede. Se acertarmos alguma coisa no flop, apostaremos e caso contrário tomaremos atenção ao que a BB faz e podemos reagir com um call (de acordo com as pot odds) ou podemos de uma forma barata despedirmo-nos da nossa mão.Se alterarmos o exemplo, tendo a BB só com 8k fichas, o nosso jogo muda por completo.
Aqui não há qualquer dúvida; vamos all-in. Se ele não tiver ases, temos grandes hipóteses de ele ou fazer fold ou em pior dos casos estarmos ligeiramente underdog, senão ligeiramente favoritos com o nosso ás.Em sumário, com uma stack média com 4-6 jogadores em jogo temos cuidado contra as big stacks e somos agressivos contra as short stacks.
Big Stack
O nosso comportamento como big stack só altera um pouco. Evitamos situações de alto risco visto que não nos preocupamos com as blinds. Os outros têm de actuar e tomar decisões questionáveis para deitarem a mão a algumas fichas. Nesta fase do jogo, o tempo está a trabalhar para nós. Temos de decidir realmente quando colocar a pressão.É importante que não façamos call ao all-in de qualquer um com mãos marginais. Devemos pressiona-los a irem all-in e deixar a decisão com eles. Se um jogador vai all-in concerteza não tem 72o. Além disso, é importante que evitamos jogar potes enormes.Podemos diminuir a oposição jogando muitos potes pequenos. Potes grandes trazem o perigo de a oposição pressionar e assim perdermos a nossa vantagem de fichas.
Um exemplo:O jogo tem 4 jogadores, as blinds são 500/100 com uma ante de 100. Somos o chipleader com 52k e estamos na BB. O button vai all-in com 11k fichas. A SB faz fold e nós temos T8s.
O maior erro que podemos fazer aqui seria fazer um call a este all-in. O button poderá estar a tentar roubar as blinds com uma mão marginal, mas nós só temos uma mão medíocre e estamos quase sempre underdog. Fazer raise aos outros nesta situação não é o nosso objectivo. Fazemos fold e esperamos por uma situação em que tenhamos uma boa mão e assim conseguimos colocar a pistola na cabeça da oposição.Com boas mãos como AJo ou 88 deves fazer call a estes all-ins, mesmo que não estejas na BB, para aumentares a tua liderança em fichas com estas situações de baixo +EV.Além disso, deves fazer re-steals nas situações certas. Por exemplo, quando uma stack media faz raise contra uma stack pequena podes ocasionalmente fazer um re-raise com uma mão marginal desde que exista fold equity (faz raise de 5-7 vezes no máximo).Se notares que és respeitado, deves no entanto tomar os raises seriamente. Por vezes os adversários atacam com tudo como QQ+, AK contra o chipleader.
Short Stack
Se estamos short stack, podemos usar o jogo das stacks médias e da big stack para nossa vantagem. Eles estão á espera de cartas boas para nos colocarem sob pressão e nós temos de fazer alguma coisa ou somos comidos pelas blinds. Vamos nos tornar cada vez mais agressivos; acima de tudo o que é que temos a perder?
1. De qualquer das formas nós estamos perto da extinção, e se queres vencer o torneio tens de agir. Esperar que os outros se liquidem uns aos outros até nos encontrarmos em heads up e dobrar a nossa stack 10 vezes até estarmos em pé de igualdade em fichas é muito improvável. Então roubamos as blinds enquanto a oposição espera por cartas boas.
Um exemplo:O jogo está mais uma vez com 4 jogadores com blinds de 500/1000 e uma ante de 100. Temos 13k fichas e estamos sentados na 1º posição.Temos QTs, o que fazemos?Pressionamos sem dúvida. Existem somente dois casos aqui.Ou todos fazem fold e nós ganhamos as blinds, recebendo 2k fichas directamente. Se conseguirmos fazer isto algumas vezes voltaremos á luta.Ou alguém faz call. O panorama é uma moeda ao ar se a oposição tem um pequeno par na mão. Isto é bem bom para nós e é destas situações que nós temos de procurar.Podemos ter também azar e ser alvo de um call por parte de um AA, KK ou QQ. Se isto acontecer estamos bem mortos. Em todas as outras situações estamos ligeiramente underdog ou ligeiramente favoritos, sem nenhuma sorte.Quem nós atacamos é também importante. Se existe outra short stack, ele irá lucrar por termos sido alvo de call por outro jogador. Por esta razão, vale mais a pena atacar a short stack. Se não existe nenhum short stack, então queremos atacar stacks médias pela mesma razão. Isto porque quando dobrarmos contra uma big stack nós não ganhamos tanto como contra uma stack média, que ficará então como short stack, colocando-nos assim uns furos acima.
Não deves em nenhum caso esperar por uma boa mão, Devemos agir se estamos para ganhar, por isso não temos outra escolha. Quem sabe quando é que teremos uma mão comparável. Devemos ir all-in com 73o a determinado momento em que só temos uma stack de 4BB, a nossa fold equity está-se desvanecendo. E quando existir um call podemos simplesmente levantarmo-nos da mesa e dirigirmo-nos pela porta fora.