Jogando Entre Os Quatro Últimos Num Sit And Go


Texto retirado do site do clube do poker

Para ter uma idéia esse texto é do incício de 2006.

Super atual...


"Com certeza um dos maiores diferenciais no resultado dos jogadores nos sit gos é a capacidade de se jogar o melhor jogo quando temos apenas quatro jogadores na disputa, uma vez que o sit go premia os três primeiros lugares. Ou seja, devemos saber como jogar bem no momento em que estamos a uma posição da grana.

O motivo dessa diferença entre os jogadores muitas vezes é extra jogo, já que alguns fatores que influenciam nesse momento vão alem da técnica do jogo.
Um exemplo é a ansiedade de figurar, que faz com que em algumas jogadas nos precipitemos , cometendo assim alguns erros. Um outro fator que aparece nesse momento é o medo de não figurar, que faz com que nos acorvadamos em determinadas jogadas. Agora o principal fator que nos faz jogar mal nessa hora é o cashier baixo, a obrigação de figurar porque o dinheiro está no fim. Este motivo atrapalha demais uma boa estratégia nessa hora e isso reforça ainda mais a importância do Bankroll folgado em relação ao valor do seu jogo.
Quanto à estratégia a ser adotada, nessa hora meu conselho é que tente sempre jogar seu melhor jogo e jogue de forma bastante agressiva. Tanto eu, como o CK, gostamos de jogar entre os quatro explorando exatamente o medo de não figurar dos adversários, ou seja, de forma extremamente agressiva. Claro que isso nos custa alguns 4º lugares em torneios que, se tivéssemos jogado de forma conservadora, teríamos figurado, já que de vez em quando nos deparamos com um joga pela frente. Mas em contra partida esse estilo de jogo nos traz um número muito maior de 1º lugares, do que 2º e 3º lugares, por exemplo, nos 40% de figuração que tenho nos torneios sit gos minha distribuição é a seguinte:
1º lugar 16,5%
2º lugar 12,5%
3º lugar 11,0%

Isso mostra que a agressividade na reta final é uma boa estratégia a ser seguida, como sabem a premiação de um sit go é:
1º lugar 50%
2º lugar 30%
3º lugar 20%

E por esses números fica fácil visualizar que um 1º lugar vale, mas que dois 3º lugares, assim como vale o mesmo que um 2º e um 3º e isso mostra a importância de se jogar buscando o primeiro lugar.

A seguir vou dar o exemplo de algumas situações onde sugiro que “solte o braço”
1. Você é o cheap leader com folga e está claro que nenhum dos adversários quer jogar contra você, já que estão exclusivamente brigando pela figuração, ex:
Você – 11k em ficha
Jogador 1 – 3,5k em ficha
Jogador 2 – 3,0k em ficha
Jogador 3 – 2,5k em ficha

2. Você é o cheap leader, o 2º e 3º colocados tem um pouco a menos que você e o 4º está praticamente morto. Nesse caso sugiro que jogue de forma extremamente agressiva contra os dois jogadores, ex:
Você – 9k em ficha
Jogador 1 – 5,5k em ficha
Jogador 2 – 4,5k em ficha
Jogador 3 – 1k em ficha

3. Você esta em 4º lugar, um pouco atrás do 3º lugar. Nesse caso a melhor opção é que jogue em cima do 3º lugar, ou seja, quando ele for o big blind, já que sua disputa no momento é com ele e caso ele ganhe o pingo você fiará muito distante dele, ex:
Jogador 1 – 8k
Jogador 2 – 6k
Jogador 3 – 2,8k
Você - 2,2k

Entendam que, para todos os casos, quando digo para jogarem de forma agressiva, estou falando para que consigam abstrair as cartas que recebam e partam pro ataque em busca de fichas. Como normalmente o blind já está caro entre os quatro nessa hora, a maioria das vezes seu ataque será um all in nos adversários, não lhes dando nenhuma opção a não ser dar call e pôr o torneio dele em jogo.
No caso de um torneio equilibrado entre os quatro em fichas, penso que é melhor jogar um pouco mais seguro, mas sempre se preocupando em não se distanciar dos demais. Caso não venham boas cartas, aproveite a mão em que está no small blind e que chegue em fold e dê um all in no big blind. Como a quantidade de fichas é grande pra toda a taxa de call dele nessa jogada é muito pequena.

Uma outra jogada muito importante entre os quatro é que quando se está no under the gun (primeiro a falar) e se está com poucas fichas, mas não muito poucas (mínimo de 2,5 x o blind) arriscar um all in nesse momento se torna uma jogada essencial, já que caso não vá nessa mão, na mão seguinte você irá pingar e perderá qualquer poder de aposta e passará a depender 100% da sorte.

O que quero passar nesse artigo é que quando se está entre os quatro últimos, vale muito mais a posição e a quantidade de fichas, do que propriamente as cartas que recebe. Aúnica hora em que as cartas têm total importância é na hora de se pagar um all in, mas em poucos casos quando se dá um all in. Concluindo meu conselho, sempre que possível jogue pra cima, em busca do primeiro lugar ao invés de se contentar com a figuração. Assim, com certeza você obterá um resultado melhor."

Abraços e até a próxima,Raul Oliveira