5 bobagens a evitar em Torneios de No limit

Para ganhar um torneio necessitamos acumular muitas fichas, mas ainda mais importante, devemos tentar perder o mínimo de fichas possível.

As cinco dicas que se seguem têm como objetivo alertá-lo para algumas das situações onde se perdem fichas com bastante frequência.


1. Demasiadas Continuation Bets
Um torneio consiste em jogar centenas de mãos e durante esse percurso você vai 'disparar' várias continuation bets. No entanto, na maior parte das vezes, vai falhar o flop e ser forçado a desistir da sua mão. Por isso, é sensato que:

a) Não faça sempre C-bet
b) Não faça C-bets demasiado elevadas

Faça a continuation bet quando existir uma grande possibilidade de o seu adversário fazer fold ou quando acertar num bom draw. As fichas que perde com as continuation bets no desenrolar do torneio, acabam por se tornar numa quantidade substancial da sua stack. Outro aspecto é o tamanho da C-bet. Vemos muitas vezes os jogadores fazerem C-bets de 2/3 do pote ou mesmo do tamanho do pote. Isto é um grande erro pois a longo prazo vai perder muito dinheiro/fichas. Mantenha as suas apostas baixas para que tenha de ganhar um pote mais pequeno para mesmo assim continuar a ter lucro. Por exemplo, se apenas apostar metade do pote só precisará de ganhar 1 em cada 3 continuation bets para continuar 'even'.

Alguns exemplos:
A sua mão: AKs
Flop: 7s,2s,Jd
Adversário(s): 1

Este é um flop relativamente bom para a sua mão. No entanto falhou o mesmo, mas tem um draw suficientemente forte justificando nesta situação uma C-bet. Mesmo que receba o call do seu adversário, tem grandes hipóteses de vir a ganhar o pote.

A sua mão: Ks,Qd
Flop: Ah , 8h , 8s
Adversário(s): 3
Uma C-bet nesta situação, na minha opinião, seria um erro. Primeiro porque estamos perante três adversários, o que aumenta a hipótese de algum deles ter um Ás ou mesmo um pocket pair. Segundo porque a probabilidade de os três foldarem é muito reduzida, portanto o ideal será o check e no caso de alguém apostar facilmente largamos a nossa mão.

2. Sobrevalorizar premium hands
Você está em late position com AKs. Um jogador com uma grande stack faz raise, em middle position, para 4x a big blind. Você pensa durante alguns segundo e decide colocar todas as suas fichas no meio da mesa. O seu adversário dá call com QQ e mesmo antes que tenha tempo de escrever "nh", já está fora do torneio. Este cenário ocorre imensas vezes, principalmente na fase inicial dos torneios. Os bons jogadores vão querer ver o flop antes de comprometerem todas as suas fichas com A-high. Em vez de simplesmente fazer push com esta mão, faz muito mais sentido o call ou até mesmo o re-raise. Se o seu adversário fez raise para $100, você faz re-raise para $400. Muitas das vezes o seu adversário fará fold e você ganha logo o pote ou no caso de ter que ver o flop tem sempre a possibilidade de foldar no caso de não acertar. Pelo menos ainda continua no torneio… O mesmo se aplica a mãos do tipo . Muitos jogadores optam por ir all-in com esta mão para que não tenham de ver o flop. No final acabará por levar call com pares maiores ou com mãos em que terá 50/50 de hipóteses. Veja o flop e se não vierem overcards aposte para ver onde está a sua mão. Isto é poker! O simples push é mais tipo roleta russa.


3. Não ajustar as mãos com que dá call quando as blinds estão relativamente altas No início do torneio pode dar call a uma aposta de $80 com mãos do tipo , para ver se consegue acertar num grande flop e ao mesmo tempo esconder a sua mão. No entanto se as blinds aumentaram para 400/800 esta já será uma jogada um pouco dispendiosa. O mesmo pode ser dito em relação a small pocket pairs do tipo . Você quer flopar um set, mas isso só vai acontecer 1 em cada 8 vezes. Portanto, se fizer call 8 vezes a um raise de $2,400 e não acertar 7 delas, vai perder 16,800 fichas nessas 7 mãos. Então da única vez que acertar o set vai precisar de ganhar um pote de pelo menos 16,900 fichas para que tenha lucro. Eu prefiro guardar os 16,800.


4. Não 'roubar' as blinds

Quanto mais avançada for a fase do torneio mais agressivo terá de jogar. Jogar tight é uma boa estratégia para os primeiros níveis, mas assim que o seu 'M' começa a descer, vai precisar de começar a movimentar-se mais principalmente em late position.

A sua mão:KsTh
Posição: cutoff
Blinds: $300/$600
Stack: $10,000

Toda a gente folda até si. A sua mão não é das melhores mas também não é assim tão fraca quanto isso perante esta situação. É uma mão suficientemente forte para tentar 'roubar' as blinds. Faça raise para 1,500 e veja o que acontece. Se o botão foldar e receber call das blinds, pelo menos tem posição sobre o seu adversário, que muito provavelmente fará check no caso de falhar o flop. Aqui uma C-bet vai funcionar na perfeição e na maior parte das vezes ganhará o pote acrescentando 1,800 fichas à sua stack. Se continuar à espera de premium hands e não tentar 'roubar' algumas das blinds, vai perder 900 fichas por órbita, o que não terá um efeito muito positivo na sua stack.


5. Perseguir draws sem ter as odds correctas

Este parece ser um problema muito frequente; alguém flopou o nut flush draw e está pronto para dar call a uma grande aposta para perseguir o flush. Em alguns dos sites o nut flush draw é visto como nuts absoluto e os jogadores não hesitam em simplesmente fazer push all-in.

A sua mão: AJs

Flop: 5s,9s,Qh
Stack: $11,000
Pote: $2,500

O seu adversário (stack=5,000) aposta 1,900 no flop. Deve fazer o call aqui? Não, porque não tem as odds correctas para fazer o call. Você tem 35% de hipóteses de acertar o flush, mas tem que fazer o call de 43% do pote. Para além disso o seu adversário está pot committed e já deverá estar à espera que ele coloque as restantes fichas no meio da mesa assim que sair o turn. As 5,000 fichas do seu adversário são suficientes para causar grandes estragos na sua stack, mas não são suficientes para que faça o call em termos de implied odds. Desista da mão e espere por um melhor (mais barato) spot. Se insistir neste tipo de calls pode ter a certeza que rapidamente se juntará ao grupo dos shortstacks.

Conclusão

O objectivo deste artigo foi apresentar-lhe algumas dicas que o ajudarão a manter-se durante mais tempo no torneio. Claro que muitas vezes vamos ter de correr riscos, mas devemos sempre minimizar estas situações e evitar colocar toda a stack em risco quando deveríamos apenas fazer o call. Não vamos ganhar todas as coinflips portanto quantas menos melhor.