O GAP - Conceito de abertura


O 'Gap Concept' é um dos conceitos introduzidos pelo reconhecido autor David Sklansky. O 'Gap' descreve a diferença do valor da mão de um jogador que faz raise, comparado com um jogador que faz call a esse raise.
O Gap Concept é especialmente útil durante as fases mais avançadas de um torneio. O Gap Concept é um princípio geral bastante importante e que tem que o compreender se quer ter sucesso como jogador de torneios. Este conceito foi introduzido por David Sklansky no seu livro Tournament Poker for Advanced Players.


O conceito basicamente implica que um jogador precisa de ter uma mão melhor para fazer call a um raise do que para abrir o pote em primeiro lugar. O gap, é portanto a diferença entre a força da mão com que um jogador vai fazer call a um raise e a força da mão com que esse mesmo jogador abrirá um pote com um raise.


O tamanho do gap vai depender do estilo de jogo do nosso adversário. O conceito assume que o jogador que faz o raise inicial tem uma range de mãos que lhe permite fazer esse movimento. Quanto mais tight for a imagem desse jogador, mais restrita será a range de mãos e maior será o gap entre o valor da mão do raiser inicial e a mão do jogador que está a ponderar o call. Se por outro lado estiver perante um jogador muito loose, pode até nem ter gap nenhum. Este conceito é usado com muita frequência em torneios, especialmente quando as blinds estão muito altas em relação à sua stack.


Sklansky desenvolveu um sistema para jogadores principiantes em torneios No Limit, acredito importante você tentar adquirir o livro (ja tem em portugues) ou mesmo buscar melhores textos, a ideia desse artigo é alertar aos que NÃO CONHECEM esse conceito da sua existencia e despertar o interesse, pois garanto que suas aberturas e calls ficarão muito mais definidos depois do entendimento desse conceito.


Exemplos :

Os all-ins são muito frequentes nos torneios, mas Sklansky usa exemplos de situações muito específicas.

"Está num torneio, sentado na big blind. Tem fichas suficientes para fazer call a um pequeno raise. Todos foldam até à small blind, que faz um mini-raise sem ver as cartas. Você vê as suas cartas e tem 3-2 off. Vai fazer call?

Sim! 3-2 off tem 32% de hipóteses de vencer contra uma mão aleatória e o pote oferece-lhe odds de 3:1 para o call."


Aqui fica outro exemplo de como aplicar o gap concept com uma mão marginal do tipo K9s.


Imagine que recebe esta mão em middle ou late position. Se um jogador com uma stack consideravelmente grande fizer raise na sua frente, normalmente indica que esse jogador tem uma mão relativamente forte. Um raise em early position parece muito mais forte do que um raise em late position, porque este jogador sabe que ainda faltam muitos jogadores falarem e que se levar call vai jogar a mão sem posição. A range de mãos deste jogador estará provavelmente entre AJ+ e 99+. Estas mãos são favoritas em relação ao seu K9s, por isso deve simplesmente foldar a sua mão nesta situação. No entanto se nenhum jogador até si fez raise ou limp, pode perfeitamente fazer o push. Não tem muitos jogadores a falar depois de si e vamos usar o gap concept em nossa vantagem. Ases fracos, pares pequenos e até mesmo AJ podem foldar contra o seu all-in.


AKo é com certeza uma mão muito forte em No Limit e muitas vezes vemos push hall-in ou call a um all-in com esta mão. Ir all-in pré-flop é muitas vezes uma boa forma de a mão. No entanto é muito melhor ir all-in, do que dar call a um all-in com esta mão. Contra um par aleatório você será ligeiramente underdog e contra qualquer outra mão aleatória será favorito cerca de 2:1. Se puxar all-in, muitas destas mãos vão fazer fold e no caso de levar call, vai muitas vezes estar contra uma range de mãos entre 88+ e Broadway cards (quaisquer cartas usadas num Ace-high straight).