Coisas Que Levei Um Tempo Para Aprender - Extra-jogo e concentração

Coisas Que Levei Um Tempo Para Aprender - Extra-jogo e concentraçãoEscrito por Bond18, traduzido por Staedert
Por muito tempo não me importei muito com fatores extra-jogo. Eu abria 8-12 mesas, entrava em piloto automático e talvez se fizesse uma mesa final começava a me concentrar. Não pensava muito sobre outros jogadores e não pensava realmente sobre como eu era percebido. Hoje em dia isso ainda acontece se eu tenho uma tonelada de mesas abertas e é início de torneio, mas tento me esforçar para fazer notes ou lembrar em que mesas eu tenho uma certa imagem que vai alterar decisões.
Primeiramente sobre o básico. Você vai querer PokerTracker e PokerAce HUD se for jogar várias mesas seriamente. Alguns dizem que se você está prestando atenção suficiente não vai precisar deles, mas eu tendo a discordar. Se você tem 6 mesas abertas, é difícil dizer se um cara está tight porque ele não está recebendo boas cartas e é tight mesmo, ou se é um completo ou mega nit. Quando o PAHUD diz que o cara é 7/5 em 150 mãos, você pode dar fold tranquilo para os raises dele em situações onde poderia ter tomado outra ação. E já que armazena dados de sessões anteriores, essa informação absolutamente não tem preço.
Agora quero falar sobre o que olhar em outros jogadores. Muitas vezes os jogadores não tem certeza sobre o que exatamente colocar em seus notes, e deixar notes como ” loose agressive” ou “tight” para si mesmo pode ser um pouco vago e não muito útil mais tarde. Aqui estão algumas coisas sobre as quais fazer notes:
1. Algumas vezes eu coloco no note toda uma mão que o vilão jogou, já mais tarde ela vai me dizer muito sobre ele.
2. Eu sempre observo o que minraises pré-flop significam e faço um note disso. Os dois a observar são minraises de posição inicial (que normalmente são mãos fortes) e minraises de button/CO (que normalmente são lixo). Antes de prova em contrário eu assumo que ambos significam isso, mas no momento em que vejo as cartas de alguém após um minraise eu faço um note do que ele tinha.
3. Junto com o número 2, eu sempre faço notes de quem dá reraises pequenos pré-flop. Como isso geralmente significa um monstro, eu preciso saber se eles são capazes de fazer isso com um range amplo, ou se, como a maioria dos jogadores, só fazem isso com suas melhores mãos.
4. Eu me asseguro de fazer notes em jogadores que dão raise/fold com 13-20 BBs. Você não acreditaria em quantos jogadores ranqueados eu tenho esse note, está em todo lugar. Mas quando você vê um bom 2p2er na sua mesa, normalmente deve esperar que não façam isso com freqüência.
5. Sempre faço notes de quem é capaz de dar resteal. Especialmente em limites baixos/médios há uma tonelada de jogadores que não tem isso em seu arsenal, então saber quais jogadores tem pode ser uma grande ajuda. Também gosto de registrar quem costuma dar resteal.
6. Gosto de fazer notes de quais jogadores ficam muito agressivos no flop sem um plano, ou em situações em que isso não faz sentido. O exemplo mais óbvio é alguém fazer um grande raise ou check/raise e então quando tomar 3-bet, congelar e pensar no que fazer, ou se atolar numa situação realmente ruim porque se sentem comprometidos com o pot. Contra esses jogadores eu começo a jogar mais objetivamente, pois espero que eles simplesmente se entreguem.
7. Sempre que possível eu tento fazer notes do range de abrir all-in das pessoas. Alguns caras com 11 BBs em MP com antes irão all-in com qualquer SC, quaisquer cartas suited, com um gap, qualquer A, qualquer par, etc. Alguns vão all-in com AJ+/66+. Ajuda saber qual é qual.
8. Gosto de fazer notes quando fui insanamente agressivo contra um jogador e ele viu minhas cartas. Colocar um note que “o vilão sabe que posso ser muito spewy/agressivo” vai ajudar em desenhar ações futuras. Novamente, às vezes coloco a mão inteira.
9. Tento fazer note dos jogadores que tentam dominar a bolha. Se esses caras conseguem algumas fichas próximo a uma bolha, você pode realmente punir sua agressão com 3-bets, já que muitos jogadores (eu mesmo incluído) começam a dar raise com uma tonelada de mãos se a mesa não os impedir.
10. Tento fazer notes do que o tamanho dos bets após o flop significam. Por exemplo, você vai ver alguns caras que usam tamanhos de bet que são CLARAMENTE por valor e ajuda saber isso. Também gosto de saber com o que eles dão all-in maior que o pot, já que isso para alguns significa draws e para outros o nuts. Outro note comum é o de minraise após o flop, que tende a ser um draw, raise por informação, ou mais comumente um monstro (especialmente se for feito no turn.) Saber o que seu oponente está tentando com essa aposta é crucial.
Certo, se há jogadores reagindo ao meu extra-jogo, isso realmente só exige mais percepção e atenção na mesa. Se num dia você quer dispersar e ficar vendo TV ou conversando no messenger tudo bem, mas saiba que isso atinge seus lucros. A consciência da sua imagem vem com experiência, mas o quanto mais longe você chegar num torneio mais importante isso fica, já que é mais provável que os oponentes estejam prestando atenção. Para realmente maximizar o seu jogo, você precisa reagir à percepção na mesa. Você pode justificar um bocado de coisas baseado na sua imagem, ou na imagem dos jogadores, ou no extra-jogo da mesa, e é difícil quantificar em palavras exatamente o quanto isso importa.
Se você quer experimentar o quanto o extra-jogo significa e sentir o quanto isso é importante, aqui está uma “sugestão de treinamento”. Abra o FullTilt às 23h ET, quando há dois torneios 6max deep stack (um é 24+2, o outro é 100+9.) Jogue apenas esses dois torneios e concentre-se em fazer jogadas e reads. Já que há apenas um total de 10 jogadores para prestar atenção e você tem fichas suficientes para ser criativo, veja o que pode fazer manipulando sua imagem, especialmente se você chegar ao período de antes. É uma grande maneira de melhorar em reads e jogo após o flop, enquanto faz notes numa escala administrável.