Small Ball - Mantendo o Pote Baixo

Eu havia lido esse texto na Cardplay, tenho até um rascunho ja desse assunto, porem consegui no site da UNIVERSIDADE DO POKER o texto original e vou posta-lo agora, depois farei os comentarios desse assunto.

por Raul Oliveira
Publicado em Artigos - abril 28th, 2009

Uma das últimas tendências do poker, introduzidas basicamente pela maneira de jogar que o Daniel Negreanu apresentou na TV é o small ball. Uma forma de manter quase sempre o pote pequeno e sob controle.
Normalmente um jogador iniciante tende a empurrar todas suas fichas com muita facilidade e esse conceito trata de como jogar exatamente da forma contraria, ou seja, evitar ao máximo por todas suas fichas na mesa, salve claro, situações em que você estiver nuts ou ainda um KK ou AA no pré-flop.
O interessante de se jogar dessa forma é que por manter sempre o pote baixo e possível participar de muito mais mãos do que se você gerasse potes maiores, logo a mãos iniciais normalmente seletas, ganham um leque bem maior para ser jogado. Mas a partir desse raciocínio também fica claro imaginar que para se jogar dessa forma é preciso dominar bem o pós-flop, por isso não é muito indicado para quem esta começando no hold’em.

Não é preciso ir muito longe pra imaginar que a posição para se efetuar o small ball é importantíssima, como vamos jogar muitas mãos precisamos ter vantagem, logo jogar a maioria das mãos em posição torna-se imprescindível.
O small ball tem como marca já de cara diminuir o tradicional raise de 3x o big blind no pré-flop pra 2,5 vezes, sendo que alguns jogadores estão descendo para 2,2 e até 2,1 vezes o big. Esse é outro motivo que faz com que mais pos-flops sejam gerados já que com raises bem baixos a chance de algum jogador vir a pagar é bem maior. Uma estratégia usada é mudar o raise em função do adversário, quando for dar raise em cima dos blinds de jogadores que costumam pagar aumente um pouco a proporção. O que não é indicado é mudar o valor do raise em função das próprias cartas, normalmente quando fazemos isso acabamos sem perceber dando alguns tells.

A idéia principal dessa estratégia é muito interessante, já que na filosofia se trata de ganhar mais arriscando menos, ao contrário do que sempre costumamos ouvir. O que acontece é que jogando dessa forma suas mãos boas costumam ter action, já que você participa de muitas mãos, fora isso suas ações tentam fazer com que seu oponente siga na mão quando estiver por baixo.
Outro atributo dessa estratégia é em certas situações deixar que seu oponente aposte por você, isso quer dizer que mesmo sabendo que você tem a melhor mão sua jogada vai ser dar check e apenas pagar pela aposta do seu adversário.

Por ser uma forma de jogar eu vou falar sobre o small ball em alguns artigos sendo que nesse primeiro vou tratar das mãos iniciais:
AA e KK você pode jogar de forma mais agressiva sem grandes ressalvas, já um QQ ou um JJ já se deve tomar mais cuidado já que por você jogar de forma mais loose essas mãos vão ter mais action do que o normal e obviamente com alguns jogadores no pote elas perdem e muito sua força. Só pagar raise da early position com essas mãos vai deixar a mesa em duvida futuramente quando você der call com mãos mais fracas na mesma situação.

Os pares de 10 ate 7 devem ser jogados de forma bem cautelosa, tendo se em mente que para se gerar um pote grande é preciso ter flopado a trinca, assim como os pares biaxos também, evite dar re-raise com essas mãos, mas abra raise com as mesmas no gap.

Tome cuidado com AK e AQ são mãos que costumam ganhar pequenos potes e quando participam de mãos grandes demais costumam estar atrás, mãos como AJ, AT, KQ, KJ, KT, QJ, QT devem ser valorizadas quando as mesmas são suited, seqüências e flushes podem gerar grandes potes para você mas pares e ate dois pares quando se deparam com um pote enorme é porque normalmente estão atrás.

Mãos valorizadas nesse estilo de jogo são os suited connectors, já que com eles você poderá derrotar pares altos com seqüências e flushes, outra vantagem dessas mãos é que são mãos fáceis de se largar quando se acerta apenas um par.

Fora essas mãos no estilo small ball você poderá jogar mãos bem fracas, mas para isso é necessário posição e uma situação favorável.
O conselho que deixo aqui inclusive pra quem esta começando é que pratique essa estratégia mesmo que não venha a ser a sua predileta, aprender e entender o small ball pode te ajudar e muito em alguns tipos de mesa e principalmente vai te deixar apto a enfrentar jogadores que utilizam essa estratégia, então se você costuma, por exemplo, jogar multi-tables de 100$ de forma bem segura, desça para um de 20$ e tente aplicar o small ball, já que estar a vontade com o valor do buy in é uma das chaves do sucesso para utilizá-lo.

Agora é importante saber que essa estratégia só pode ser utilizada em torneios que tenham na relação pingo stack uma certa folga (deeps) , fica fácil entender que num torneio onde a média num determinado momento é de 20bb não será possível manter o pote baixo.

Um grande abraço,
Raul Oliveira