Finalizando o 3º artigo que coletei sobre "Small Ball"


Jogue Mais Potes

por Equipe da Universidade do Poker

Publicado em Artigos - outubro 15th, 2008



Em torneios, eu jogo muitas mãos. Eu costumo pôr dinheiro no pote com todos os tipos de cartas conectadas, especialmente quando estiver em posição. Eu posso dar limp, eu posso dar mini-raise ou elevar um pouco mais que o mínimo, dependendo das circunstâncias.
Minha meta global é ganhar muitos potes pequenos sem muita resistência. Eu poderia dar raise em posição e esperar um call de um dos blinds. Se eu subir pre-flop com algo como 6-7, eu poderia errar o flop completamente, mas o aumento pre-flop me põe no controle da mão. No flop, eu provavelmente apostarei se pedirem mesa, até mesmo se eu tiver errado o flop. Aquela aposta pequena no flop normalmente me fará ganhar um pote pequeno, mas útil.
Claro que, às vezes não funcionará. Eu apostarei e levarei check-raise em alguma ocasião. Mas isso é ok, porque na verdade eu não perco muitas fichas nessas mãos em que eu tenho que me render. Na média eu consigo gradualmente aumentar minha pilha de fichas vencendo esses pequenos potes.

A outra vantagem principal para meu estilo é que, ocasionalmente, eu acertarei em cheio um flop. Se eu acertar essa sequência, é difícil outros jogadores me porem em algo como 5-7 ou 6 -8. Se um de meus oponentes também acertar o flop ou parte dele, eu levarei um grande pote.
Aumentando cedo a minha pilha de fichas, eu tenho uma real vantagem em cima de jogadores que jogam cautelosamente no estilo tight. As fichas extras que eu acumulo me permitem sobreviver em momentos difíceis ou de eventuais derrotas. Assim, se acontecer uma corrida (coin flip) com A-K ou um par de 10, eu posso perder e continuar no jogo. Um oponente que está jogando tight certamente não terá fichas para sobreviver a uma race dessas.
Jogadores novos me perguntam freqüentemente como eles podem aprender a jogar mais potes. Eu sempre sugiro que eles desçam significativamente de nível e pratiquem. Se você estiver jogando NL $2-$4, desça para NL $.50-$1 - um nível onde algumas perdas não trarão grandes “ferimentos” para você.

Quando você estiver na mesa, tente jogar oito mãos em cada dez. Jogue tudo menos mãos tipo 2-8 ou 3-9 - mãos que estão completamente desconectadas. Quando você se ver envolvido com este tipo de situação com freqüência, terá que concentrar mais em seus oponentes do que nas suas próprias cartas. Você terá que estar à procura de oportunidades para ganhar potes com decisões corretas. Você também aprenderá a agir em situações onde você acerta o flop, mas a mão continua perigosa.

Descendo de nível e jogando muitas mãos, você vai aprender muito sobre poker. Você também vai se divertir muito. Jogar 50% das mãos é muito mais divertido do que sentar-se e esperar por grandes jogos ou áses.

Se você olhar para o sucesso que Gavin Smith, Daniel Negreanu e eu tivemos nos últimos anos, você verá que ser ativo na mesa pode ser um modo excelente para se andar bem em grandes em torneios.


Jogar nesse estilo demanda prática, mas pode conduzir a grandes resultados e trazer muita

diversão.