Ainda falando de Small Ball

Apostando para controlar o tamanho do pote
por Equipe da Universidade do Poker
Publicado em Artigos - dezembro 17th, 2008

Intuitivamente, pensamos que pedir mesa e pagar uma aposta é o melhor modo para manter um pote pequeno quando você não tem certeza que tem a melhor mão. E freqüentemente isso é verdadeiro. Mas, acredite ou não, sair apostando às vezes pode lhe permitir chegar ao final da mão de forma mais barata do que pedindo mesa. Se sua meta é controlar o tamanho do pote, colocar fichas voluntariamente na mesa manterá o pote menor do que só pagando uma aposta de seu oponente.

Aqui tenho um exemplo de uma mão que eu joguei durante a WSOP deste ano que ilustrará esta tática. Os blinds estavam em 12,000/24,000 e eu abri para 60,000 no botão. Normalmente quando você abre para 2 1/2 big blinds, especialmente no botão, demonstra um pouco de força. Neste caso, eu tinha só Q-J de copas. O small blind chamou e o big blind jogou fora.
O flop veio A-10-x. Ele pediu mesa, eu apostei 65,000 e ele chamou. O turn abriu uma Q, me dando o segundo par, e ele pediu mesa. Este era o momento fundamental na mão. Eu decidi apostar 100000. Eu fiz isto para controlar o pote: eu não queria chamar uma aposta de 150,000 ou 200,000 no river. Assim, eu fiz uma aposta menor esperando que isso o fizesse pedir mesa no river em vez de fazer uma aposta maior.

Digamos que meu oponente tivesse A-3.
Minha aposta pequena no turn fez com que minha mão demonstrasse ser uma mão forte que estava querendo tirar fichas dele, querendo que ele chamasse. Desta forma, não haveria motivos para ele apostar no river com um kicker fraco. Ele ficaria feliz em ver o showdown de graça nesse ponto.
Também é importante notar nossos stacks. Eu comecei a mão com aproximadamente 600,000 fichas e ele estava deep, com aproximadamente 1.5 milhão. Apostando 100,000 no turn, mostrei para ele que havia comprometido mais de um terço de minha pilha de fichas. Assim ele não pôde tentar um aumento-blefe porque era muito provável que eu estivesse comprometido com o pote (pot commited). Em cima disto, eu tinha estabelecido uma imagem tight e ele teve que respeitar a probabilidade de que eu tivesse uma mão real. Se ele tivesse vindo por cima, eu teria descoberto que estaria batido por um preço relativamente barato.

A meta principal da aposta no turn era me garantir o showdown por 100,000 em vez de uma quantia maior. Se eu tivesse pedido mesa, com aproximadamente 280,000 no pote, meu check poderia fazer com que ele pensasse que seu A-3 fosse uma mão boa. Ele poderia ter apostado então facilmente aproximadamente 150,000-200,000 no river para extrair valor de mim. Ele estaria procurando uma quantia que eu poderia ter pago com uma Rainha ou o que se pareceu com um blefe. Se ele tivesse o A-3 e optado por uma aposta de 200,000, eu teria economizado 100,000 apostando no turn.

Obviamente, ele poderia estar planejando ir all-in no river. Novamente, esta é uma situação onde você tem que incorporar imagem e eu tinha jogado bem tight até aquele ponto. Ele tinha tanto medo de mim quando eu dele.

Mas e se minha Dama fosse boa para derrotá-lo? Digamos que ele tenha J-10 ou K-10; ele teria um call bom para mim. Eu apanhei o extra de 100,000 para minha pilha. Eu estava disposto para correr o risco de ver o river porque ele só teria cinco ou seis outs.
Contra outros jogadores que são capazes de ver o river e apostar tudo, eu poderia ter tentado uma estratégia diferente, como pedir mesa no turn e estar preparado para pagar uma aposta de 175,000 no river. Mas contra este sujeito em específico, sem dúvida, ele ia pedir mesa no river a menos que ele fizesse uma trinca ou uma sequência.

No caso, eu não vi a mão dele. Ele pediu mesa no river, eu também. Ele fez uma cara quando mostrei minha dama e jogou fora suas cartas, mas deu a entender que tinha um 10. Mas ele não poderia ter somente um 10. Para ele ter chamado com um 10 no turn ele precisaria ter uma carta indireta, como um J-10 ou K-10. E essas eram exatamente as mãos que eu quis apanhar no turn.

Esta situação era muito circunstancial porque estava baseada em tamanho dos stacks e na imagem, que são muito importantes em torneios ao vivo. Por causa do tamanho de minha pilha de fichas, eu estava jogando realmente tight e não pude sair de linha. Eu não pude ver muitos flops. Eu joguei durante algum tempo com este oponente e ao montar este jogo, soube que era a situação perfeita para isto. Eu quis adquirir um confronto porque eu pensei que as rainhas pudessem ter sido a melhor mão, mas não quis pagar 200,000 para no fim descobrir.