Sucesso em Multi Table Tournament Microlimits

Coisas Que Se Deve Fazer Para o Sucesso em Multi Table Tournament Microlimits
Escrito por Pokemaobr
texto original em : teorias do poker

Se você está começando no poker, achando que poker é dinheiro fácil, ou querendo dinheiro rápido, é melhor desistir. O poker é um jogo de mudança constante, antigamente os jogadores fracos dos limites mais altos tinham o mesmo estudo dos jogadores fracos dos microlimits de hoje em dia, ou seja, ainda está mais difícil, mas obviamente não impossível, longe disso.
Caso queira o poker como algo para passar o tempo, gastar um dinheiro que tenha a mais, ok, doe o seu dinheiro, mas se quer ser alguém com capacidade de lucrar nas mesas, de enfrentar os mais diversificados tipos de oponente, de limites, você deve estar preparado para isso, e o que fazer? O que fazer para ser lucrativo no poker?
É assim tão difícil? Não.

Partindo desse pensamento, o que devemos fazer para termos sucesso em torneios de poker?

1º SE QUER GANHAR CONSTANTEMENTE: ESTUDE, ESTUDE e depois que tiver estudado ESTUDE mais um pouco
Busque o conhecimento de todas as formas: leia livros, veja vídeos, discuta com amigos que jogam. Nos primeiros momentos, uma hora de estudo é muito mais lucrativa que uma sessão de torneios de 1.10$. Antes de sentar a mesa, estude, depois que acabar a sessão, estude. Perceba que os jogadores que não estudam são os que nos oferecem suas fichas, são os que nos deixam big stack em um torneio. Ainda existem jogadores que nem sabem se straight ganha ou perde de flush.
Torneios são jogos onde o longo prazo (expectativa de tempo em que teremos o retorno financeiro adequado ao nosso jogo) que tanto falamos é o mais indefinido possível, já que existem milhares de variáveis que influenciam esse retorno.
Um jogador de microlimit bem sucedido tem que ter pelo menos noção do que é as palavras citadas a seguir, se você não sabe, VÁ ESTUDAR: steal, resteal, controle de pote, float, stop and go, check/raise, second barrel, value bet, set value, etc. Obviamente que tem muito mais coisa, mas isso ai é o mínimo que devemos saber sobre “movimentos” em um torneio.
Estude a teoria, estude odds/outs, estude posições, estude ranges, estude adversários, estude stats do Poker Tracker / Holdem Manager, estude artigos, estude vídeos, estude livros, estude, estude, estude… Nunca se consegue absorver tudo que o poker pode oferecer em termos de estratégias, movimentos, estilos, etc. é uma constante mudança.
E POR FAVOR!! ESTUDEM O JOGO PÓS-FLOP!!! Muitos jogadores de torneio só sabem dar raise pré flop e shovar ou foldar em alguma street, saiba levar vantagem contra esses jogadores, muitos não tem idéia de tamanho de raise, de posições, de quando betar, quando não!! ESTUDEM O PÓS FLOP!!!!

2º CONTROLE O SEU BANKROLL
É, mas uma vez, caso você seja estudante de poker, você se depara com essa linda e mágica palavra: BANKROLL. “Todos são chatos com isso, perturbam a nossa cabeça com isso. Mas se eu perder esse fifty-fifty eu vou e compro mais dólares dos vendedores do fórum… e tento de novo”. É, mas vou ser chato de novo, CONTROLE O SEU BANKROLL… Use no mínimoooooooooo mínimo mesmo um controle de 100 BIs do seu torneio. E se for dar “tiros” (obviamente depois de muito estudado), tente não fazer que esse tiro ultrapasse 5 BIs do seu torneio regular. E não seja regular em “tiros” !Pense nos torneios como um investimento, eu estou aqui controlando meu investimento para lucrar bem e seguro. Se eu aplico o dinheiro mal, eu estarei perdendo dinheiro, jogando dinheiro no ralo, então aplique o dinheiro de forma segura para que o longo prazo faça seu trabalho e você se torne um jogador de sucesso no seu tempo.
Não adianta trocar os pés pelas mãos, sim, existem jogadores que da noite pro dia ficaram ricos… Sim. Mas esses jogadores muitas das vezes ganham 1000, 2000$ e sobem pros torneios de 100$, 50+5$ e logo depois voltam aonde estavam. Além de ficar depois anos se lamentando o porque foi tão estúpido.
3º SEJA REGULAR EM SEUS TORNEIOS
Novamente eu sei o quanto é chato jogar o mesmo torneio todo dia, aquele 2.20 SH das 11:20 da noite, aquele 3.30 das 0:05, aquele 3.30SH DEEPSTACK das 0:30, etc, mas é jogando regular os torneios que você conseguirá bater o field (entender como jogam os jogadores daquele torneio) mais fácil, se jogou hoje o 1.10$ da tarde, e quer ser vencedor, jogue o de amanha, o de depois. Se joga o daily dollar, também, o 2.20 com rebuy, a mesma coisa. Com o passar do tempo você saberá em geral o pensamento da maioria dos jogadores e será muito mais fácil fazer dinheiro. Cada torneio tem suas peculiaridades, e sendo regular você conhece a de cada um.

4º TENHA HORÁRIO DISPONÍVEL
Muito regularmente, ainda mais em microlimits, os jogadores jogam os torneios por jogar. Muitos tem compromissos até, mas dá aquela vontade louca, e acabam por jogar demasiadamente piores, já que não ficarão até o final para jogar. Além de não sermos esse tipo de jogadores, devemos explorar qualquer jogador que tenha indícios que está nessa situação. Muitos começam a shovar(entrar de all in), outros ficam sit out. Ataquem esses caras, e por favor. Só joguem quando tiverem tempo disponível.

5º FOCOTer o horário disponível ajuda e muito em uma parte muito importante para alcançarmos o longo prazo: o foco. Nada de msn e skype (exceto aquelas sessões com jogadores discutindo), twitter, fóruns, e-mails, orkut, clickut. Jogue focado, e jogue pelo seu objetivo na mesa que é ganhar

6º NOTES e READS
Jogar focado no torneio tem ainda mais vantagens que puramente prestar atenção. Atenção = Conhecimento, conhecimento = dinheiro. Ou seja, mais atento, mais conhecimento sobre o jogo do seu adversário, mais fichas iremos extrair dele, cuide de cada movimento dos jogadores da mesa. Cada fold, cada call, assista os showdowns. E os NOTES nos fazem um trabalho tão grande, e uma economia tão grande de fichas… “Sabe aquele donkey que shovou com 97o no CO, depois deu limp com AA na mesma posição e foi para showdown? Ah, ele fez a mesma jogada… o que será que ele tem?”, os donkeys não tem capacidade de modificar o jogo, eles jogam igual, se ele da limp com pares grandes, ele continuará dando, limp, se ele acha que tem que dar 2.5x BB de raise com AJ ou AQ e 5x BB com AA ou KK, ele não vai mudar. Devemos estar focados para perceber essas ações. O tamanho das apostas e o modo como se desenrola algumas mãos nos faz adquirir ou economizar fichas. Fique atento a TODOS OS SHOWDOWNS e escreva o que achar pertinente sobre cada jogador.

7º APRENDEU A USAR OS NOTES, SABE DISTINGUIR O RANGE DO ADVERSÁRIO? USE UM HUD

O HUD facilita e muito o trabalho dos jogadores no caso de resteal, steal, float e coisas do tipo. Muitos jogadores não utilizam HUD, eu mesmo não tenho utilizado, mas sei que muita informação que não é muito captada pelas notes estão ali. Principalmente as porcentagens de steal, 3-bet, fold pra 3-bet, fold pra cbet, fold no turn após call no flop, fold em flop com 3-bet e coisas do tipo. São uma fonte inesgotável de fichas, que se perderiam muitas vezes sem uma boa leitura… O ideal é começar sem HUD, depois usar o HUD até melhorar bastante suas leituras, a ponto de não precisar mais dele… Mas muitas vezes ele faz falta… Em todo caso é bom usar o HUD. Quanto mais informação melhor.

8º REVEJA SUAS SESSÕES
Aqui, junto com o estudo da teoria é que vai nos fazer ganhar dinheiro ao longo prazo… Reveja as mãos que você jogo um, reveja suas jogadas, o tamanho de suas bets, suas ações, as ações dos vilões, faça um apanhado completo do seu jogo, identifique falhas, e pense o que pode ser mudado, o que poderia ser mais lucrativo, o range foi muito apertado? Foi muito solto? Verifique e modifique o que for necessário com base nas suas analises…

9º SAIBA USAR OS FÓRUNS DE AVALIAÇÕES DE MÂOS
Como eu falei sobre estudos, volto aqui a falar sobre outra coisa tão importante quanto. As avaliações de mãos. E em torneios, ainda mais importância tem essas avaliações, pois, muitas vezes, acabamos perdendo o ITM, ou a final table (ou seja nosso lucro e nosso longo prazo) por não saber o que fazer com certa mão.Explorem tudo que os amigos e avaliadores podem oferecer. Afinal é de graça, e muitas dúvidas são sanadas nesse tipo de tópico. Um call errado, um range para shove, um range para call, um fold melhor que um call, ou um raise melhor q um call. As jogadas se repetem com o passar do tempo, os tipos de mãos também, e ter pré definida uma ação que a maioria julga certa, e que na maioria das vezes é mesmo a melhor ação.
Usem e abusem das avaliações, postem mesmo, se aparecerem aqueles “nice players” que simplesmente falam: “sua jogada foi ridícula”, os ignore e procure ler as respostas de quem está disposto a ajudar. Afinal, é de graça e melhora e muito o seu jogo.
E por favor!! Postem mãos mesmo que você tenha ganhado as mesmas, e sem o resultado final, tem hora que parece que não jogamos tão bem e acabamos ganhando pelo destino, mesmo assim temos que saber se nosso jogo está ou não tendendo para o caminho certo.

10º Por último… JOGUE PARA GANHAR
O dinheiro nos torneios está nas 3 primeiras colocações… Então por que perder tanto tempo: estudando, separando horário, dando notes, revendo sessões, usando o fórum de mãos, se o que eu quero é o ITM? Se você quer ganhar BUY-INs por 5 horas, não jogue MTT, você estará perdendo tempo.
Portanto: Jogue para ganhar, ou caia do torneio buscando a vitória. Sendo assim tudo que você passou para estar ai jogando o seu torneio, as horas de estudo, as horas de revisões, as mãos postadas vão valer o tempo gasto e você vai forrar o torneio e ficar bem, subir de limites e quem sabe até comprar aquele monitor de 22″ que você tanto quer…
Jogar com medo de cair? Nah cara, jogar para forrar os 400BIs do primeiro lugar. É melhor você cair nos primeiros níveis de blind tentando ficar monstro e perder 20 minutos, do que perder 2h30 e cair na bolha porque você jogou na retranca…
Abraços a todos, espero que gostem desse também…
Até mais.