Calculando o Leque de Mãos Adversárias em STG

Ao jogarmos um STG de forma básica, não entrando em muita confusão, chegaremos a fase final do Sit, onde praticamente as jogadas se resumem em push ou fold - claramente empurrando tudo ou saindo fora ...e normalmente com 4,5 ou 6 jogadores restantes.

Muitos escritos e artigos ja disseram como você deve empurrar, chegando em check até você ou como jogar na disputa de BB x SB ...etc ...

Eu gostaria de abordar aqui uma outra visão, a capacidade de dar call no push dos adversários.

Nesse momento a capacidade de saber calcular bem o leque de mãos possíveis do adversário será fundamental.
Ou seja, a amplitude de possíveis mãos com que o adversário vai dar all in.
Procedimento Básico
A princípio, o que devemos fazer para tentar calcular é tentar se colocar na situação do adversário, quantas fichas ele tem, quantas pessoas ainda tem no STG, posição, etc..
E depois fazer a seguinte pergunta:
Qual seria o meu leque de mãos viáveis se eu fosse este adversário.
Com que mãos faria um call? Com que mãos faria um push(all in)? Qual seria o meu leque de mãos ideal para esta situação?
É claro que a maioria dos adversários não joga exatamente como você. Uns jogam mais tight, outros demasiadamente loose. Mas através das observações que fizemos durante o STG (aquele periodo em que vc não entrou em confusão) devemos ser capazes de fazer uma estimativa do perfil de jogo do adversario e classifica-lo como loose ou Tight.
Para isso é de grande importância vermos bem o que os adversários tinham em caso de uma mão chegar até ao showdown.
Classificado o nosso amigo em Tight ou Loose podemos estimar o leque de mãos com base em tabelas de mãos, mas você tem que aperfeicoar suas classificações, escalando esse Tight e loose, em níveis de 1 a 8
Exemplo 8= extremamente tight , 7 muito tight, 6 levemente tight, 5 normal.
Exemplo 4= tendencia loose , 3 loose, 2 muito loose, 1 extremamente loose.
Feito essa classificação, devemos estimar a gama de mãos que determinado estilo pooderá dando um all in.
Abaixo uma tabela % de mãos recebidas frequentemente.
Pegue essa tabela e aplique em suas anotações para os estilos de jogos:
Por exemplo:
- Extremamente tight - ele dará push com 2,6% das mãos, portanto vai ser muito duro voce pagar esse all in, em contra partida será otimo para você roubar os Blinds dele.

Por outro lado, Extremamente loose - estará dando push com 50% das mãos, ajustando seu jogo com suas observações, você poderá dar calls nesse jogador com 18,6% das suas mãos, uma tremenda diferença, quando os blinds estão altos e você não recebe muitas mãos e você será o próximo BB...
Eu dei exemplo extremos para dar uma noção do uso, minha ideia não é deixar receita de bolo e sim estimular seu estudo e até quem sabe montar sua tabela de calls...

Faça uso desses % juntos as anotações de Loose/Tigth, chegando assim a sua fórmula de calls.
Leques de mãos recebidas frequentes
2.6% QQ+, AK
4.2% JJ+, AQ+
8.7% 99+, AT+ KQ+
18.6% 66+, A6+, KT+, QJ+
32.7% 44+, A2+, K6+, Q9+, JT+
40.9% 22+, A2+, K2+, Q8+, J9+
48.1% 22+, A2+, K2+, Q5+, J7+, T9+

Calculamos bem o leque?
Pode acontecer de colocarmos um jogador em um leque de mãos, por exemplo: qualquer ás, qualquer rei, qualquer par, etc.
Fazemos então um call do seu push porque pensamos ter uma mão melhor do que a média das dele.
No entanto ele abre um brilhoso AA. Muitos ficarão frustrados pois podem acreditar que calculou mal o leque de mãos possíveis do adversário.
Mas o nome diz tudo, nós calculamos um range/conjunto de mãos possíveis com as quais um dado adversário faz esta ou aquela jogada. Em casos específicos, a mão que ele tem pode muito bem estar no topo do conjunto, tal como pode por vezes ser a mais fraca de todas no conjunto.

Só podemos ter a certeza de ter feito um cálculo errado se ele mostrar uma mão que não tínhamos incluído no leque de mãos daquele adversário. No exemplo de cima: se calculamos o leque de um dado adversário como sendo qualquer ás, qualquer rei e qualquer par para um call, e ele apresenta um 73o, é óbvio que erramos no cálculo.
Pratique e depois me conte.
abs
Antunes