psicologia no poker

Eu comprei o livro do tiozinho ai , vale muito pro poker ao vivo...

Por Dr. Schoonmaker
Você pode gostar de manter as coisas simples, mas, para ganhar no poker, deve levar em conta sua frustrante complexidade. Infelizmente, ninguém tem tempo ou capacidade de pensar em tudo.Deve-se, portanto, analisar tanto a importância das informações quanto suas próprias limitações.
Qual informação é mais valiosa? Qual a quantidade de informações com que você consegue lidar com eficácia?

Equilibre a necessidade de levar em conta a complexidade com suas próprias limitações de processamento de informações.“Depende da Situação”.

Essas palavras irritantes são a resposta dos experts para muitas questões sobre poker. Eles consideram a posição, habilidade e estilo de todo mundo, o tamanho do pote, os montantes dos estoques e muitos outros fatores.Você pode não levar a sério esses fatores. Pode querer saber umas regras simples para jogar com um par de ases, um full house ou um flush draw, mas não existem regras simples.Algumas pessoas não acreditam nisso.

Elas essencialmente perguntam: “Como pode o poker ser tão complicado?”

Apenas cinco cartas; a melhor mão ganha; tudo que você pode fazer é desistir, apostar, pagar e aumentar.A aparente simplicidade do poker, combinada com essa rejeição da complexidade, aumenta a vantagem dos experts. David Sklansky afirmou, na primeira página de The Theory of Poker:“Do ponto de vista de um expert, a aparente simplicidade que faz tantos jogadores acharem que são bons é o lado lucrativo da beleza do jogo (...) Perdedores (...) voltam à mesa repetidas vezes, doando seu dinheiro e atribuindo suas perdas à má sorte, não ao jogo ruim”.

Perdedores também podem ler um pouco, na esperança de encontrar algumas regras ou fórmulas simples que os transforme em vencedores. Se houvesse uma fórmula mágica, todo mundo jogaria da mesma maneira e ninguém teria uma vantagem. Parte da vantagem dos vencedores vem de reconhecer e se adaptar ao fato de que o poker é complicado e circunstancial.Além de levar em conta mais variáveis que a maior parte das pessoas, os vencedores ajustam suas prioridades para se adaptar à situação. Às vezes a posição é o fator mais importante.

Às vezes, os estoques têm importância crítica, mas outras vezes, eles podem ser quase irrelevantes. O número de oponentes e seus estilos e habilidades são mais importantes em algumas situações que em outras. Vencedores se perguntam constantemente: “O que eu preciso saber agora?”

Ajustando-se a Seus Oponentes
A quantidade e os tipos de informação que você precisa levar em consideração dependem de seus oponentes. É possível derrotar o oponente mais fraco apenas jogando um poker simples. Eles cometem tantos erros que você pode essencialmente jogar no piloto automático.À medida que os jogos ficam mais difíceis, deve-se levar em conta um crescente número de fatores.

Nas mesas mais caras, quase todo mundo joga bem, e você deve levar em conta fatores que a maioria dos livros de poker raramente discute.“A maioria dos livros de poker lida com mãos isoladas, mas nós relacionamos constantemente essa mão com tudo que aconteceu antes e vai ocorrer depois...”
“A maioria dos livros recomenda a maneira correta de jogar com tais cartas em tal posição em tal street contra certos tipos de jogadores. Essa abordagem funciona bem, exceto contra os oponentes mais difíceis, observadores e enganosos que você encontra em jogos high stakes... Eles leriam você com precisão, depois quase não lhe dariam ação com suas boas mãos e lhe derrotariam em suas mãos fracas e marginais”.

“A maioria dos livros também discute cada street separadamente, e quase nunca levam em consideração como as mãos e sessões anteriores afetam suas decisões e as de seus oponentes. Na prática, eles lhe encorajam a se concentrar muito estreitamente e a basear suas informações em pouquíssimas informações...”“Nós discordamos enfaticamente.

Cremos que você não deve lidar com uma aposta, street, mão ou mesmo sessão isoladamente. Tudo que você faz agora é afetado pelo passado e vai afetar o futuro” (Ray Zee e David Fromm com Alan Schoonmaker, World Class High-Stakes and Shorthanded Limit Hold’em, esboço pré-publicação).

A Importância da Velocidade Mental
Quanto mais informações você tem que processar, mais importante se torna a velocidade mental. Se você joga em mesas que exigem o processamento de uma grande quantidade de informações, deve raciocinar depressa. A velocidade mental é ainda mais importante quando se joga online. Em uma cardroom, pode-se usar tempo extra, mas online, sua mão é descartada. Se você jogar em várias mesas difíceis ao mesmo tempo e pensar devagar, é impossível ganhar.Boa preparação pode reduzir os efeitos negativos da velocidade mental limitada, mas pensadores rápidos sempre terão vantagem significativa. Você deve, portanto, analisar objetivamente quão depressa pensa quando comparado a esses oponentes.

Excesso de Informações
Embora você precise de muitas informações, dados demais podem lhe prejudicar. Você pode gastar tanto tempo processando que não consegue agir decididamente. Jogadores indecisos não têm chance alguma. Para se proteger de excesso de informações, a evolução projetou seu corpo para processar apenas as informações mais pertinentes.
Por exemplo, ao contrário das moscas, você não pode ver atrás. Além disso, apenas o centro de seu olho consegue ver cores e detalhes; a maior parte dele pode ver apenas grandes objetos e movimentos. Essa estrutura impede você de ser sobrecarregado de informações, mas se você for atacado pela mudança de alguma coisa, seu foco muda imediatamente. Aprenda uma lição com a Mãe Natureza: compreenda quais informações você necessita agora e se certifique de que vai obtê-las.
Leis dos Vencedores
1. Não simplifique demais.Resista seu desejo natural de simplificar confortavelmente e baseie suas decisões em todos os fatores importantes. Em geral, há mais deles do que você espera ou deseja.

2. Compreenda e trabalhe dentro de suas limitações de aquisição e processamento de informações.Como você não pode levar em conta tudo, trabalhe dentro de suas limitações, de modo que possa agir depressa e de forma decidida. Priorize as informações e trabalhe nos temas mais relevantes, não naqueles com os quais você se sente mais confortável.

3. Selecione jogos que se adéquem às suas forças e fraquezas.Se você jogar contra oponentes com a mesma quantidade ou mais conhecimento que você, mas habilidade maior de adquirir e processar informações, você vai perder.

Por exemplo, se você não se lembrar das cartas expostas tão bem quanto seus oponentes, vai se dar mal em stud. Se não puder lidar com todos os assuntos com que os grandes jogadores lidam, não pode vencer nas mesas mais caras. Escolha jogos em que você tenha vantagem por ser capaz de adquirir e/ou processar mais informações que seus oponentes.

Advertência: A maioria das pessoas superestima suas habilidades de memorização e raciocínio. Certifique-se de que você não está se enganando.Como Você se ClassificaCircule o número que melhor descreve sua concordância com a seguinte afirmativa: Ao tomar decisões importantes no poker, eu tento levar em conta cada fator importante.
(7) Concordo muito,
(6) Concordo,
(5) Concordo em parte,
(4) Neutro,
(3) Discordo um pouco,
(2) Discordo,
(1) Discordo totalmente.

As Questões CríticasRevise esta coluna, depois responda duas questões:

• Quais são as implicações de minha autoclassificação?
• O que eu devo fazer de diferente?

Liste ações específicas que você deve tomar para levar em conta as complexidades com mais eficiência.Discuta suas respostas com alguém em quem confie e tome boas notas.
♠ O Dr. Schoonmaker