Respostas para torneios


As pessoas fazem freqüentemente perguntas muito específica sobre como ser um jogador de vencedor de torneios:

Quantas fichas eu deveria ter após os primeiros dois níveis?

Eu deveria jogar muitas mãos cedo enquanto os blinds forem pequenos e então ficar mais tight quando os blinds aumentarem?

Eu pareço sempre terminar na bolha. Eu deveria tentar jogar mais tight na bolha ou acumular mais fichas antes de chegar lá?

Surpreendentemente, todas as três perguntas têm a mesma resposta:

Deixe de tentar forçar coisas a acontecer. Apenas concentre-se em jogar um pôquer sólido e deixe as fichas caírem onde elas devem.

Na realidade, isso é a melhor resposta para quase qualquer pergunta de torneio específica. Aqui temos uma pergunta mais útil:
O quão diferente é uma estratégia de ring game se comparada com uma estratégia de torneio?
A resposta: Não tanto quanto pensa você.

Antes de você se preocupar sobre ajustar seu jogo para torneios, concentre-se em ajustar seu jogo para os outros jogadores. A habilidade mais importante em pôquer é a habilidade para reagir a uma gama extensiva de oponentes que jogam uma gama extensiva de estilos. Jogadores que podem fazer isto prosperarão em jogos ring e torneios de maneira semelhante.

Muitos dos enganos de torneio que te custam muitas fichas são resultado de jogadores que passam do limite ao tentar ajustar o jogo. Olhemos novamente para estas perguntas:
Quantas fichas eu deveria ter depois dos primeiros dois níveis?
A resposta curta é: quantas você puder.

Jogue seu baralho. Jogue seus oponentes. Não tente forçar ação simplesmente porque você pensa que você “precisa” ter certo número de fichas para ter chance de ganhar. Você deveria estar pensando em acumular mais fichas, enquanto tenta conservar as que você já tem. Quanto mais fichas você acumular, melhor suas chances de ganhar e vice-versa.

Se esqueça de alcançar algum número mágico. Não existe um número de fichas específico que te livre da derrota e muito menos que te assegure uma vitória ou boa colocação. Uma ficha e uma cadeira são bastante para ganhar e bastante para bater. Se fixar em um número específico é um modo bom para assegurar o fracasso.

Próxima pergunta:
Eu deveria jogar muitas mãos cedo enquanto os blinds forem pequenos e então ficar mais tight quando os blinds aumentarem?

Seu jogo não deveria mudar muito enquanto progride o torneio. Engrene seu jogo para tirar vantagem de seus oponentes, independente da fase em que o torneio se encontrar. A maioria dos jogadores está muito solto nas fases iniciais de um torneio. Em lugar de se tornar um destes jogadores, ajuste-se para o jogo deles/delas:
Tente roubar blinds com mais frequência do que pagar raises e re-aumente mais vezes.
Igualmente, quando os oponentes ficarem mais tight, você deveria roubar mais freqüentemente e se inclinar para se envolver em mais potes. Novamente, esta deveria ser uma reação ao modo que seus oponentes estão jogando, não uma ação baseado em qualquer fase particular do torneio.

Última pergunta: Eu pareço sempre terminar na bolha. Eu deveria tentar jogar mais tight na bolha ou acumular mais fichas antes de chegar lá?

Normalmente as pessoas que fazem esta pergunta já estão apertando o cinto bem antes de alcançar o dinheiro. Não só isto é incorreto como também é o modo mais seguro para terminar na bolha ou perto dela. Apenas jogue agressivamente o seu melhor pôquer, tentando não deixar sua pilha de fichas chegar ao ponto de não poder mais proteger as suas mãos. Se você não fizer isso, seus oponentes estarão adquirindo as pot-odds certas para chamar, até mesmo com mãos fracas.


Olhe para as oportunidades para fazer um movimento antes de você deixar isto acontecer.

Autor: Chris Ferguson