Jogando o pós flop - analise 2 de 3


Dando continuidade no artigo que dividimos em 3, nessa segunda parte falaremos de quando o FLOP não melhorou a sua mão.
Já falamos das mãos iniciais e de como ficar longe de encrencas, já falamos sobre fazer aumentos ao invés de entrar de limp e os benefícios que podemos colher com essas jogadas, agora gostaria de debater com você o próximo passo no torneio.

Você escolheu bem a mão inicial, entrou com belo Raise e ...foi chamado por 2 jogadores...

E Agora ???

Calma, é assim mesmo, afinal você veio jogar poker, portanto tem que querer um pouco de embate, a ação que vem agora é o que chamamos de pós flop.
Se você escolheu uma mão realmente jogavel, fez um aumento sólido e foi chamado, provavelmente nos encontraremos nas seguintes situações:

1 - O Flop melhorou nossa mão.
2- O Flop não melhorou nossa mão, mas também não fez muitos estragos.
3- O Flop foi catastrófico.


De forma bem simples, podemos dizer que o flop Decide sua mão.

Na situação 2 e 3, normalmente a analise principal é a textura do flop, essa textura é quem ditará os nossos movimentos.

Quando falamos de textura do flop queremos dizer a conectividade das 3 cartas abertas na mesa contra a gama de mãos que nosso adversário poderá estar segurando, porque analisar a textura?


Bom, se já verificamos que o flop não melhorou nossa mão, devemos analisar o que o flop fez pelo nosso adversário e assim definir o nosso movimento, uma vez que somos o agressor na mão. A ação e reação dos nossos adversários poderá nos ajudar a puxar o pote ou mesmo perder o mínimo possível na mão:

- Temos FLOPS secos e
- Temos FLOPS conectados.

Em nossa analise nessa segunda parte, o FLOP que nos interessa e que se adapta a nossa analise é o primeiro, FLOPS secos, com esse tipo de flop temos maiores chances de ainda estar segurando a melhor mão e normalmente uma c-bet (aposta padrão pós flop) pode nos garantir o pote.

É considerado um Flop seco quando as cartas abertas na mesa não são:


Cartas do mesmo naipe (possíveis Flush)
Cartas conectadas (possíveis seqüência )
Cartas altas.

Veja alguns pontos abaixo:
Imagine um flop contendo As,Td,3h , podemos dizer que ele tem uma textura melhor do que 7h,5d,2s .

Isto é devido ao fator da textura do flop – o número de cartas altas. No poker, as mãos típicas que vêem o flops são mãos com cartas de 10 ou maiores.

Porque é que o número de cartas do mesmo naipe importa?
O flop tem uma textura melhor com duas ou três cartas do mesmo naipe, uma vez que torna possível os flush draws. Um flop que tenha cartas de três naipes diferentes tem normalmente uma textura ruim, e é chamado de rainbow flop.

Porque é que a conectividade (connectores) das cartas importa?
Quanto mais perto estiverem as cartas, mais straight draws existirão. Normalmente, os jogadores jogam mais as cartas que estão juntas, por isso um flop com conectividade tenderá a produzir uma mão forte, tal como um par e straight draw ou mesmo dois pares.

Portanto ao vermos um flop seco, teremos mais propensão em fazer uma C-bet (Continuation bet), pois enfrentando uma c-bet nessas condições é muito provável que o seu opositor não tenha acertado no flop e largue mão aqui mesmo.

Por isso faça uma continuation bet quando o flop tiver uma textura fraca e não o faça quando tiver uma boa textura. Se fizer uma continuation bet num flop com Qs7h,2s , existem poucas mãos com que o seu opositor poderá fazer call.

Bluffing
Outra hipótese é fazer um bluff puro. Nos flops com texturas fracas, um bluff logo no início é provável de ser suficiente para levar o pot. Por exemplo, fizemos call a um raise na BB com KQs , e o flop veio Jh,7s,2d . Se fizer logo uma aposta, o seu os ponente não deverá fazer call devido ao fato do flop ter uma textura ruim.


Se suspeitar que o seu oponente fará uma continuation bet, podemos tentar um check-raise. Imaginemos que temos ATs num flop com Qh,8s,3d e você de check, Se o seu oponente apostar, um check-raise poderá contra atacar uma vez que a textura do flop torna mais provável que o seu opositor não tenha uma boa mão. Isso ja trata-se de uma jogada um pouco mais ousada e deve ser evitada por iniciantes, no nosso texto patiremos do principio que ao fazer um aumento o nosso oponente e nós não acertamos nada no flop, daremos fold, devemos deixar a mão e encerrar as perdas aqui.

No próximo falaremos de flops conectados e seus efeitos.
Inte +
AA