Diferenças entre Cash Games e Torneios.

Autor: Marcelo MGP Ferreira

Data: 10/09/2007

Desde que eu me profissionalizei no poker, sabia da importância de entrar no mundo do cash game. Minha especialidade sempre foi jogar torneios, mas com o passar do tempo, e depois de conversar muito com vários amigos que são profissionais, vi que o cash ia ter que fazer parte do meu cotidiano como profissional.

Assim, de uns 3 meses pra cá comecei a intercalar minhas sessões entre cash (sempre ao vivo) e torneios. E pra ter êxito nos dois, tive que me acostumar às diferenças que existem nos dois tipos de jogos.

Primeiramente existe uma diferença grande em termos financeiros. O torneio apresenta um custo benefício muito grande, já que você investe uma determinada quantia e não corre o risco de perder mais que aquilo.

No cash não, se você não está em uma sessão muito feliz e não tem alto controle para limitar suas perdas, pode-se chegar a perder muito.

Mas se esse é um dos fatores ruins que do cash, o lado bom da coisa é que tem que se levar em conta que você pode ganhar, até mesmo na primeira mão de uma sessão, um valor significativo que você só conquistaria se ficasse entre os 3 primeiros lugares de um torneio.

Por isso sempre falam,que no cash e que está o dinheiro.

Pelo menos no meu caso, o cash game é a fonte principal de renda, onde tiro boa parte do dinheiro para pagar minhas contas e a maioria dos torneios que eu participo. Isso da uma tranqüilidade muito grande quando eu sento pra jogar um torneio, fator que às vezes é fundamental para se ter um bom desempenho... Tranqüilidade!!!

Mas o conselho mais importante que eu posso deixar dessa experiência que estou tendo nas sessões de cash é: Limite as suas perdas !!!
Isso é de extrema importância para ser um vencedor no cash game. Você precisa colocar um limite de perda nos dias ruins e seguir a risca.
Pode parecer engraçado, mas quando fui convidado para escrever essa coluna, foi bem na semana em que eu tive péssimos resultados no cash game. Foram 12 sessões que eu estava sem perder, sempre saindo pra frente, e justo nessa semana tive dois dias bem ruins, e pior que foram dias seguidos.
Só não foram piores por que eu limitei minha perda, e mesmo assim não fiquei satisfeito, por que o fiz em um valor maior do que deveria. Só depois que eu cheguei em casa, vindo de uma sessão de 18 horas de cash, tomei um banho e me refiz, que eu consegui refletir que para ser um vencedor no cash você precisa saber lidar muito bem com os dias ruins, tentando perder o menos possível.

Sei que pode parecer redundância falar sobre isso, mas é uma verdade absoluta que você só percebe quando passa por ela. Graças a Deus que o meu fator emocional e a confiança no meu jogo me fizeram dar a voltar por cima e logo na semana seguinte consegui recuperar quase tudo que havia perdido. Mas com certeza a lição ficou e espero saber tirar proveito disso em uma próxima sessão ruim.
Não pensem que vocês conseguem recuperar tudo na mesma sessão, que é só dar o rebuy. Tem dia que não adianta, o baralho está contra e o melhor é levantar da mesa e ir pra casa.

Lembrem-se disso, é realmente importante.

Mas deixando o fator financeiro um pouco de lado, outra coisa interessante é a diferença enorme que existe no lado técnico do cash para torneio. Geralmente para jogar um torneio, você define uma estratégia e vai mudando de acordo com os adversários, com o avanço dos blinds, com o seu stack, já que um torneio nada mais é do que um exercício de sobrevivência. Ou seja, para se tornar vencedor, precisa restar somente você.

No cash game não é assim. Os blinds não avançam, os adversários dificilmente mudam durante uma sessão, você não corre o risco de mudar de mesa e você não precisa eliminar todos para se tornar um vencedor.

Sem falar que o range de mãos (número de mãos que você vai jogar) em cash game é assustadoramente maior, principalmente se a sessão de cash game for Pot Limit, ai os pot odds são enormes em quase todas as mãos, o que vai compensar em longo prazo ver o maior número de flops possíveis (mas com mãos jogáveis, é claro).

Mas ai você pergunta, no cash game com pot odds imenso, sendo a modalidade Pot Limit, não compensa ver todos os flops ? Eu tenho 7-4 off, vai que vira 4-4-7... Na minha opinião, não!

Claro que eu já presencie pots gigantes e vencidos por 7-4 off, com o jogador fazendo Full House no flop, mas são momentos bem raros, isso eu garanto.Sei que eu tenho muito que aprender em termos de cash game, mas acredito que selecionar minhas mãos é de fundamental importância para ser um vencedor em longo prazo neste jogo.
Mãos que são fortes e que dificilmente eu largo em cash game são os suited connectors, connectors off suited, os pares baixos (trincando no flop são um sonho), AX naipados (mas pensando sempre no flush nuts).
Em minha opinião são as mãos mais lucrativas no cash game, eu já tirei a idéia da minha cabeça que os pares altos são lucrativos, diferentemente dos torneios.

O risco de ganhar pouco e perder muito com eles é muito maior, a não ser que seja em uma situação de heads up, ai sim são muito fortes. Mas como no cash é normal ter mais de 6, 7 pessoas em uma mão, é mais fácil você acertar sua trinca ou sua seguida e conseguir lucrar muito mais com esse tipo de jogo.

Mas essa é a minha opinião, ninguém precisa concordar com ela. Só digo que até hoje essa estratégia tem rendido muito mais alegrias do que tristezas pra mim. Cash e torneios são modalidades diferentes, mas cada uma tem o seu valor dentro do poker com suas estratégias, artimanhas, etc...
Mas acredito que um profissional de poker precisa saber lidar com os dois e principalmente para sobreviver, ser bom nos dois.

Hoje em dia eu preciso de uma concentração muito maior quando eu entro em um torneio. Se eu não controlar a ansiedade de jogar várias mãos, com certeza não vou durar muito. É muito fácil identificar um jogador de cash em um torneio. São aqueles que jogam quase todas as mãos e não largam qualquer pedida pra flush, seguida, ou até mesmo um gut shot, e olha que não precisa ser nuts não... Dificilmente um jogador de cash consegue sobreviver até o final de um torneio, seja por falta de paciência ou por não controlarem sua ansiedade.

Outro detalhe que eu acho de extrema importância, tanto no cash quanto em torneio, mas digo mais pra cash por que o rombo pode ser maior: independente do que aconteça, não perca o foco no seu jogo. É muito comum no cash o jogador tomar um bad beat, se descontrolar e começar a jogar todas as mãos esperando recuperar o prejuízo. Evite tiltar. Faça sua recompra, jogue dentro do seu limite de perda, mas continue com o seu jogo, sua estratégia. Espere o melhor momento para saber tirar proveito e recuperar o prejuízo.

Vou passar dois exemplos que aconteceram comigo, um bom e outro ruim:
Vou passar com números ilustrativos pra ficar mais fácil de explicar.

Exemplo bom:
Estou no prejuízo em uma sessão de cash game. Estou com o segundo cacife na mesa. No momento estou com $4000 no caixa e na mesa $2100 de fichas. Dentro da minha estratégia paciente, recebo QQ. O jogo é pot limit 5/10. Com vários jogadores na mão, a jogada chega em mim e faço tudo $250, dois jogadores pagam. O flop vem 2-4-7, tudo de copas. Sou o primeiro a falar e coloco $650, o primeiro jogador foge e o segundo jogador pensa um pouco e faz tudo $ 1650, ou seja, quase todo o meu $$. Naquela situação, se eu perdesse não daria outro rebuy, portanto era tudo ou nada. Tinha a Q de copas como defesa. Conversei um pouco com o jogador, que era bem tight, e depois de pensar muito, mesmo sabendo que uma carta de copas serviria pra mim, vi que estava perdendo a mão e acabei largando e o jogador mostrou 77 ( trinca no flop).
Mas pq eu larguei? Pq sabia que estava perdendo a mão e se eu fosse dar o call seria mais por desespero de tentar ir para o tudo ou nada do que uma jogada de acordo com o meu jogo.
O dealer abriu o turn e river de graça e mesmo assim não batia nada. Sai para tomar um ar depois dessa jogada e no final da sessão sai com um stack de lucro.

Exemplo ruim: Estava a 18 horas em uma sessão de cash, pot limit 5/10, com apenas metade do segundo stack na mesa, aproximadamente $1000 e recebo AQ off no SB. O dealer, que é um jogador ultra tight, dá um raise pot para $50, eu faço tudo $250. Ele pensa e anuncia meu all in. Qual a jogada correta nesse caso mesmo ficando com $750? Fold é claro!
Mas, cansando e tomado pelo prejuízo fui pro tudo ou nada. Ele apresenta AK e vence a mão, nada mais justo! Aí que entra a dica, não deixe de jogar o que sabe por causa de um dia ruim ou um tilt. Jogue sempre o seu melhor, independente do que aconteceu durante a sessão. Com isso você vai conseguir minimizar as perdas e aumentar seu lucro, o que é o grande segredo de um ótimo jogador de poker.

Pra quem quiser falar comigo, trocar idéias, meu msn e e-mail é:
mgpferreira@hotmail.com

Abs, MGP

Artigo original em:
http://www.superpoker.com.br/index.php?fuseaction=home.coluna&idColuna=56