Outra Vez o Zé

Com certeza você já se deparou com um desses que se acha o “bonzão”.

Geralmente tem muitas fichas, sobe com freqüência antes do flop e vai all-in com freqüência provocando os demais jogadores.
A tentação de colocá-lo em seu lugar pagando com uma mão marginal para provar que está blefando e mostrar-lhe que não se pode jogar tudo sem risco.

Resista à tentação, seja em partida livre ou em torneio. Seu objetivo é te irritar para que você baixe o seu nível de jogo somente para te agarrar, porque ele acha que pde te tirar da jogada depois do flop. Mais jogadores pagam para ele, sem êxito, mais fichas ele tem e mais agressivo se torna.

Deixe que o bonzão ganhe teus blinds ou o valor pago quando você não tiver uma mão que valha a pena defender. No entanto, você deve usar o check-raise ou armar uma armadilha quando você tiver uma boa mão.

Vejamos algumas situações comuns:
Você paga o BB em média posição com K-J. O “bonzão” que tem mais fichas que você, sobe forte nas últimas posições e todos desistem. Antes de pagar pense em que tipo de flops você quer para seguir na mão: dois Ks, dois Js ou K-J-x, isto é um sonho. Também K ou J com carta alta podem ser bons, mas também podem te custar todas as tuas fichas.A melhor opção é desistir de teu K-J se a subida é forte e guardar tuas fichas para uma melhor ocasião, por exemplo quando tiver um par médio ou alto ou um A-xc. Se tiver a sorte de flopear flush máximo pode passar, ele apostará por você.

Você paga BB com 4-4 depois de que 2 jogadores entraram e o “bonzão” sobe moderadamente no BB para fazer um pot. Todos pagam, o flop é 2-3-8 rainbow e o “bonzão” aposta ¾ do pot, os demais desistem te deixando mão a mão com ele. Apesar de que a tua mente te grita: “empurre, ele não tem nada”, analise a situação com calma, o que você fará se você sobe e ele te re-sobe all-in?, Colocará todas as tuas fichas em jogo com 4-4? Não parece razoável, é melhor esperar.

Você tem A-10 nas primeiras posições, você paga ou sobe um pouco. Todos desistem, mas o “bonzão” paga no blind. O flop é 2-5-9, ele aposta a metade do pot. Desista de tuas cartas. Pode ser que teu A-10 esteja ganhando, mas não vale a pena enfrentar ele que está te especulando.

Você tem J-J e só paga o BB, o “bonzão” sobe e você está mão a mão. O flop é A-J-6. Você passa, ele sente fraqueza e aposta forte. Depois de um tempo você paga. O turn é o 3, você passa outra vez, ele aposta o dobro do valor prévio e você empurra tudo, ele paga a diferença e faz com você mostre as suas cartas, A-9. Aproveite este momento recolhendo o monte de fichas que tirou dele.

Em resumo, a melhor defesa contra os que se acham os “bonzões” é o estilo amarrado-agressivo.

Não caia na armadilha de pensar que nunca tem a mão, ás vezes se tem e quase sempre você não terá um monstro nas mãos para enfrentar ele. Deixe que roube teus blinds quando você não tem nada para defendê-los, mas faça doer nele quando você recebe uma boa mão ou um flop premiado.

A característica e fraqueza do “bonzão” é que, pelo valor elevado de suas apostas, não tem volta se tua mão for algo meio decente. Aproveite para envolvê-lo quando você tiver um bom jogo e tire dele cem vezes os blinds que te roubou até esse momento.