“odeio par de Js”

Quantas vezes você já escutou:
“odeio par de Js”,
e alguém responder: “há que ir all-in antes do flop, é a única maneira de jogar J-J”.

Tudo isto é besteira.

O erro mais comum da maioria dos jogadores é super-valorizar Js.
É certo, é o quarto par mais alto e poderia se apostar muito se fosse jogado somente com as duas cartas da mão, mas não é assim; vem o flop (3 cartas), o turn e o river, que fazem o par de Js muito vulnerável.

Você pensa que J-J é muito melhor que 10-10, 9-9 ou 8-8? De fato qualquer par médio se vê maravilhoso depois de receber 8-3, Q-4, 6-2, 9-5, etc… por um grande tempo. Mas, um par de Js merece que você jogue todas as tuas fichas?

Você tem que se fazer umas perguntas antes de decidir ir all-in pré-flop com J-J:

Com quais mãos me pagariam?Quanto mais jogadores faltarem para jogar depois de você, mais possibilidades há de que algum ou vários tenham mãos como A-A, K-K, Q-Q, A-Kc, A-K, A-Qc, A-Q ou K-Qc.
Você não quer que ninguém te pague com estas cartas porque primeiro, você vai muito mal contra As, Ks ou Qs e segundo, vai ser uma loteria contra as demais mãos citadas. Você está de favorito 54 a 46 na média contra 2 cartas mais altas que teus Js, não vale a pena joagar fora o torneio com uma vantagem tão pequena.

O que ganharei se todos desistirem?Com a explosão do poker nos últimos anos há muitos novatos que gostam de dizer “all-in” como os profissionais que ele assistem na TV nas mesas finais dos torneios maiores.

Muitos destes novos jogadores estão dispostos a arriscar todas as suas fichas ou dinheiro para ganhar os miseráveis blinds. Quando um deles faz isso e mostra um par de Js, os jogadores experientes passam e o dinheiro ou as fichas do novato já são vistas junto às deles.

Por que não subir um pouco?Poker, supostamente, é um jogo para gente que pensa (acredite, é verdade mesmo e quase sempre não parece). O que tentam fazer indo all-in?
Eliminar aos A-xc, K-xc, etc… Você não acha que uma subida de 3 ou 4 vezes o BB daria o mesmo resultado?
Além disso, te dá a oportunidade de tomar uma decisão quando alguém te re-sobe. É surpreendente que o que tem J-J está disposto, quase sempre, a pagar uma re-subida, mesmo que seja all-in, pondo sempre seu atrevido rival no A-K, A-Q ou par 10s, 9s ou 8s. Nunca lhe dão crédito ao oponente que re-sobe para ter uma mão melhor que a sua.

Claro, o jogador com J-J é o que compra mais fichas ou o que sai cedo do torneio.

Por que subir com J-J?
Nas primeiras posições expõe dinheiro ou fichas com uma mão muito vulnerável. É melhor pagar, completar quando há uma subida administrável e limpar teu(s) rival(is) que não te leram com uma mão tão forte. Se o flop não for favorável, como A-K-2, K-Q-7, etc… teus Js não te custarão mais que o BB ou uma subida pequena. Se o flop for A-J-4, K-J-8, 3-3-2, etc… você poderá tirar muitas fichas de um ou vários oponentes.

Nas duas últimas posições você tem que subir se não ninguém pagou ou um só jogador entrou no pot. Você não quer dar um flop de graça quando tem uma mão decente. Se 3 ou 4 pagaram antes de você é melhor só pagar e ver o flop. Como que nas primeiras posições, ninguém acreditará em uma mão tão forte e você pode surpreender os teus rivais. Além de que você tem a vantagem, neste caso, de jogar por último, pode aproveitar a situação.

Em resumo, você tem que jogar par de Js com cautela quando estiver fora de posição ou quando vários jogadores entrarem na mão. Tirará mais proveito escondendo teus Js do que subindo antes do flop.

Não é o tipo de mão com a qual você quer “fazer um pot”, há demasiadas variáveis para contemplar depois do flop e em muitos casos você pode perder todo o teu dinheiro.J-J é uma mão que faz os bons jogadores pensarem, para perder o mínimo, quando a têm e em algumas ocasiões ganhar um grande pot, tendo uma boa armadilha para seus oponentes.

Os que dizem que “odeiam par de Js” são os que jogam com muita força e saem feridos a maior parte das vezes.