Linguagem Corporal

Uma tell é sinal consciente ou não, por exemplo um gesto ou o aspecto de um determinado jogador, que revela alguma informação sobre a mão com que este está a jogar. Um arregalar de uma sobrancelha traiçoeiro pode até denunciar um bluff!
Uma mesa de poker fervilha de tells. Tudo que necessitam fazer é estar atentos e saber como as interpretar. Este artigo ajudar-vos-á neste aspecto, partilhando convosco os tells presenciais/físicos mais comuns.

A RÁPIDA ESPREITADELA ÀS FICHAS
Provavelmente a tell mais valiosa de todas. Se um jogador olha rapidamente para as suas fichas e depois afasta o olhar, provavelmente ele deseja apostar. Alternativamente, e com a mesma interpretação, ele poderá olhar para as fichas do adversário. É extremamente importante que ele não note que está a ser atentamente observado.

QUANDO ALGUÉM É AMIGÁVEL
Se um adversário age de forma amigável depois de apostar, então provavelmente trata-se de um bluff. Ele não deseja um confronto e vocês devem concentrar-se essencialmente na mão e não nas suas palavras.
Por outro lado, se um jogador amigável se tornar mais desagradavel é provável que ele deseje que vocês dêem o call às suas apostas.
Outra tell interessante é o sorriso espontâneo: se alguém que está a tentar parecer sério e involuntariamente esboça um sorriso, muito provavelmente tem uma mão muito forte. Um jogador que sorri espontaneamente tende a ter uma mão melhor do que aqueles que forçam o sorriso.
A FORMA DE APOSTAR
A forma de um jogador colocar as suas fichas na mesa também pode revelar informação relevante sobre a sua mão. Se ele tem uma mão forte e deseja encorajar acção, ele não fará grande estardalhaço. Ele não deseja assustar ou afastar ninguém da jogada e por isso não dirá anda ou talvez anuncie calmamente o valor da sua aposta.
Um jogador com uma mão fraca comporta-se de forma bem distinta. Ele tentará parecer bem optimista e anunciará a sua aposta de uma forma confiante e autoritária. Não parece um pouco estranho que um jogador que tenta um bluff acabe por atrair as atenções sobre si? Acaba por ser compreensível já que ele deseja afastar os jogadores da jogada e quer parecer que tenha a mesa totalmente sob o seu controlo. Só após a sua aposta, é que este jogador voltará a tentar ficar discreto na mesa.
Um outro indicador poderá ser a forma exagerada de juntar as fichas na mesa. Alguém que enfatiza o movimento de colocação das fichas no centro da mesa ou arremessa mesmo as fichas, provavelmente deseja intimidar a oposição. A extensão dos movimentos do antebraço e dos dedos podem ser boas referências.